2.12.16

Resenha: Não Pare! - FML Pepper

Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte?

Título: Não Pare!
Autor(a): FML Pepper | Coleção: Não Pare!
Gênero: Literatura Nacional - Fantasia, Mistério, Romance, YA
Páginas: 280 | Editora: Valentina 
Comprar: Compare e Compre 
Avaliação:

Sinopse
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.[SKOOB]
Resenha
No curto intervalo de dezessete anos, Nina Scott e sua mãe já haviam vivido em 20 cidades e países diferentes. Já poderiam até se dar o “luxo” de se considerarem nômades.

Stela, sua mãe, havia se especializado em um ramo específico da indústria de lentes de contato. Principalmente por conta das estranhas pupilas da filha, que eram verticais como a de um felino. Sendo uma das melhores no ramo, essa era a desculpa para tantas mudanças de lugar e de vida.

Como se não bastasse, o azar estava sempre coladinho em Nina. O que deixava Stela paranoica com a segurança dela, a ponto de considerar essa falta de sorte mais um motivo para mais e mais mudanças... Sempre que algo estranho acontecia com a filha, ela já acreditava que a mudança de cidade seria a melhor opção. Inclusive, Nina havia aprendido que não era necessário contar a ela sobre todos esses acontecimentos bizarros que insistiam em acontecer com ela.


Resenha Não Pare! - FML Pepper

As duas estavam na Holanda há pouco tempo, até que... mais um incidente. Enquanto elas passeavam por uma praça, viram que estava havendo uma apresentação e foram até o local. Mal sabia Nina que viria a seguir o “motivo” da próxima viagem. Um artista de rua estava fazendo uma exibição com facas voadoras, até que uma delas, por pouco, acerta Nina. Stela logo se desespera e decide se mudar. No entanto, cansada das desculpas da mãe, de nunca concluir ano letivo em apenas uma escola, de não ter tempo nem para fazer amigos, ela decide enfrentá-la, exigindo explicações do porquê daquilo tudo. Entretanto, como sempre, a mãe arrumou um jeito de mudar de assunto. O mesmo acontecia quando perguntava sobre seu pai.

Tudo já estava resolvido, e as duas acabam decidindo se mudar. Porém, pouco antes disso, a jovem descobre que o artista de rua , o das facas, havia sido assassinado. Ela até desconfia que a mãe saiba de algo, mas logo tira isso de cogitação.


Próximo local: New York

Em NY, Nina acredita que tudo vai melhorar, já que, segundo sua mãe, irá poder concluir o ano letivo no mesmo colégio, ou seja: uma vida normal, a qual poderá fazer amigos, quem sabe viver um amor, e não precisará abandoná-los. Porém, o normal está se afastando mais ainda de sua vida!

Começam a ocorrer mortes inexplicáveis, as quais sempre eram seguidas por calafrios, perda de visão e paralisia.


Esses acontecimentos teriam explicação? Essas sensações estranhas que Nina sentia estavam, de alguma forma, interligadas com as mortes?


***

Hoje fico lembrando da época em que eu não gostava da literatura nacional e fico penso se por acaso eu tinha algum tipo de déficit. Bom, acho que não – ou sim –, acho que o problema mesmo era que eu nunca havia me aventurado de verdade. Tenho descoberto tantos nacionais maravilhosos, que só me repreendo por não ter os lido antes.  Adeus Catrine burrinha. Bem-vindo nacionais!

Assim que li a sinopse de Não Pare! pela primeira vez me encantei pela obra da FML Pepper. Foi amor a primeira vista! Mal conheci e já estava morrendo de vontade de lê-lo. Até que tive uma oportunidade – vulgo  promoção maravilhosa. 
“Como a morte poderia ser tão bela?”
Não Pare! é um livro de ficção fantástica + YA (Yong Adult) com muita aventura e mistérios, e aquele toque de sedução e romance. Tudo escrito muito bem, em primeira pessoa – pelo ponto de vista de Nina –, de forma que o leitor se sinta a própria protagonista a ponto de não piscar os olhos para não perder o ritmo. Durante boa parte do livro há a dúvida sobre em quem confiar ou não, deixando o leitor louco para descobrir o mais rápido possível a resposta; o que deixava a história ainda mais envolvente.

A escrita da FML Pepper passa ao leitor todas as emoções das páginas, eu me emocionei, me surpreendi, me apaixonei, fiquei confusa em alguns momentos – do jeito bom... Não foi a toa que devorei o livro!
“A lâmina da foice, entretanto, não era fria e cortante, mas ardente e arrebatadora.” 
No início, Nina é uma protagonista, digamos, antissocial. Mas, convenhamos, depois de várias mudanças bruscas isso era de se esperar. Porém, logo que sua mãe diz que elas permanecerão na cidade, a garota se anima e deixa que sua bolha exploda. Só achei bem desnecessário de sua parte certas grosserias com Melly, sua primeira amiga, que em minha opinião é uma graça, super divertida e gentil. Assim que Nina entra no colégio ela já a recebe de braços abertos. Contudo, como dizem, errar é humano...

Tem romance, então cadê os queridinhos?

Vou falar pouco sobre eles, apenas para atiçar vocês. Pois sou dessas! Haha

Iremos conhecer Kevin, que assim que conhece Nina já se mostra um cara bem forrrrmoso, lindo como um anjo – segundo a própria –, educado etc. Assim como a protagonista, me encantei de cara.

Richard, é o oposto, nada de anjo – pelo contrário. Assim que a garota o conhece ele já deixa na cara que não se importa com ela e nem com mais ninguém. Mas bem que ele adorou tirar o dia para encher o saco da garota... Contudo, fisicamente ele não perde em nada. Também é de tirar o fôlego. Todo sexy e com olhos turquesa matadores.

Também iremos conhecer outros personagens, muito apegáveis por sinal, que terão muita importância.
“A avidez com que meus olhos procuravam por Richard me surpreendia. Não conseguia evitar as estranhas sensações que aquele garoto gerava em mim.”
Clichê? Se acha que sim, está enganado. 
Ao contrário do que Nina pensa, não irá ter calmaria em NY. A jovem irá descobrir que toda a sua vida não passou de uma mentira – mesmo que para sua própria segurança. Sua vida irá dar uma volta de 180° graus quando perceber que ela conhece pouco sobre o mundo em que vive; sobre sua vida; sobre sua morte... Ah, mas se todas as mortes fosse assim tão vivas.


Não Pare! Possui uma trama muitoooo envolvente, o que faz com que a leitura seja rápida. No início, a história ainda anda em passos curtos, apenas para que possamos entender, conhecer os personagens etc..  Mas após o decorrer da leitura, testemunhamos a ação, suspense e mistério constantes. Quando finalizei o livros só sabia pensar no próximo volume. Com aquele final então... O final foi incrível, com uma chave perfeita para o próximo livro, Não Olhe!. 

Leitura indicada! Aventure-se também no mundo de FML Pepper, Nina, Kevin, Richard etc. Se você tem certo receio em ler livros nacionais, assim como eu tinha e ainda vejo muitos tendo, essa é uma das dicas que dou para acabar com esse “preconceito” de que a literatura nacional não está ao nível dos internacionais. E, claro, para quem é fã de um bom YA, ou aquela mistura de romance, mistério e fantasia.
“Meu coração, no entanto, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, adorável. Richard me queimava.”
PS: Se não gosta de triângulos, não desista por conta disso. Eu mesma nem identifico o que acontece na obra como um triangulo amoroso.
“Um sentimento maior pouco se importa com a aparência e pode aflorar das situações mais improváveis. Ele não tem necessidade de explicações. Simplesmente é, e ponto final.”

32 comentários

  1. Super concordo que o livro tem muita aventura, mistério, a Nina passa por cada coisa...
    Mas eu não curti o livro, li quando foi lançado e não gostei muito, fantasia não é lá meu melhor gênero.

    ResponderExcluir
  2. Oi Catrine, este livro é ótimo mesmo, não consegui parar de ler! Aliás, li a série de uma paulada só. Também não considerei um triângulo amoroso entre eles, e não me surpreendi quando minha desconfianças se tornaram reais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, se eu já tivesse comprado os três juntos também teria. kkkkkk ❤❤❤

      Excluir
  3. Olá! Concordo que esse livro é bem envolvente. Eu demorei para terminar de lê-lo porque estava bem enrolada com as coisas da faculdade, mas sempre que pegava ficava vidrada na história. O mundo foi muito bem criado, mas a Nina me irritou um pouco com seu jeito incrédulo o tempo todo. rs Mas é um bom livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi assim comigo também! kkkkk Se tivesse com tempo provavelmente teria lido em 1 ou 2 dias.

      Excluir
  4. Olá, Catrine.
    Que bom que agora você lê livros nacionais. A tendência e se encantar cada vez mais porque a nossa literatura é tão boa quanto a que vem de fora.
    Eu quero muito ler esse livro e toda a trilogia da FML Pepper. Sua resenha só contribuiu para aumentar ainda mais a minha vontade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vejo o quanto isso é verdade. A cada livro me apaixono mais pela literatura nacional! <3

      Excluir
  5. Olá, Catrine! É sempre bom quando encontramos autoras e autores que nos cativam com suas histórias. Já ouvi falar da FML Pepper, mas ainda não tive a chance de ler porque fantasia não costuma ser a minha escolha prioritária. Espero que isso aconteça algum dia. Por favor, comente sobre os outros livros da série! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pepper é um amor! Não vejo a hora de ler os próximos. Em breve, as resenhas das sequencias. haha

      Excluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Eu fui toda animada para ler esse livro, por causa da sinospe e do sucesso todo que fez e super admiro a escritora. Mas eu não gostei nem um pouco do livro.. e geralmente sou apaixonada por fantasias! Não sei o que houve.. Mas gosto de ver a opinião de quem gosta, porque sempre me faz pensar..

    Seguindo aqui!
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Pepper se tornou minha autora favorita! O enredo é bem escrito e me deixou muuuuito viciada. Li em 3 dias os 3 hahaha.
    Adoreeeei sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! <3 <3
      Não vejo a horaaa de ler os próximos. kkkk

      Excluir
  8. Oi Catrine.

    Eu não tenho receio pelos livros nacionais e já até li algumas Histórias muito boas, mas este livro ainda não tinha despertado interesse entre as minhas leituras. Lendo sua resenha, eu fiquei animada em conferir a história e vou adicionar para a lista de desejados para 2017, ainda mais sabendo que contém um desenvolvimento muito bom.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha, mas era porque ainda não tinha experimentado para valer. kkk Tinha lido poucos da nossa literatura. Agora, estou apaixonada!
      Que bom que minha resenha pode despertar seu interesse, espero que tenha a oportunidade de lê-lo. E claro, espero que goste! :)

      Excluir
  9. eu li a trilogia algum tempo e posso dizer que amei, algumas vezes me deu vontade de bater no richard mais o livro realmente e bom :P

    Bjss
    estantedasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele me irritou um pouquinho também! kkkk Mas no final... não tem como não se encantar. <3

      Excluir
  10. Oi Catrine!
    Não Pare! é um livro e tanto, não? A autora inovou e criou uma mitologia que eu nunca vi igual com diversos momentos inesquecíveis e ocasiões em que eu queria esganar a mocinha e o seu par haha. Estou com o terceiro volume da trilogia esperando na minha estante pra ser lido e louca pra saber qual o desfecho.
    Ah, o que mais tem na literatura nacional são boas histórias. Acho normal o seu receio, ainda mais pela forma como a literatura nacional ainda é tratada, mas você não vai se arrepender de dar chance aos livros nacionais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem dúvidas! Me apaixonei ela obra. ❤❤ No começo acho que é normal mesmo, né? Hoje vejo que ela não recebe o valor que merece.

      Excluir
  11. Eu achei mais do que interessante a ideia da Pepper. sempre tive curiosidade quando via os comentários sobre o ebook, então fiquei mais do que feliz e empolgada quando a autora assinou contrato com a Valentina...
    Eu não gostei do Kevin... Não gosto de personagens que são bonzinhos e com cara de anjo e blablabla pois sempre lembro que Lucifer também já foi um anjo kkkkkkk E, claro que o jeito do Richard de 'não quero nem saber de você' só poderia ser fachada kkkkkk
    adorei esse livro, adorei muito o segundo também e não vejo a hora de finalmente ler o terceiro :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa, não sei como isso aconteceu, mas mesmo isso sendo normal na literatura, eles ainda conseguiram me surpreende. KKKKKK
      também ameei o livro! ❤❤

      Excluir
  12. Oiee Catrine ^^
    Eu fiquei apaixonada por esse livro quando o li, mas já faz um tempão, então não sei o que eu sentiria se o lesse agora. Planejo fazê-lo em 2017, porque daí quero ler os outros dois livros também. Espero gostar mais uma vez...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, espero que goste. Não vejo a hora de ler os próximos.kkk ❤

      Excluir
  13. Oi Catrine!!
    Sou doida para ler esse livro desde que conheci a Pepper na bienal deste ano. Ela é uma foooooofa e mega simpáática! Não sou muito de fantasia, mas só pela autora eu leria SIMMM. Tô doida para entrar nessa trama envolvente!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me faleee, queria tanto ter conhecido ela. ❤❤❤ A Pepper parece mesmo ser muito amorzinha!

      Excluir
  14. Olá, Catrine.
    Esses livros nacionais são puro amor, venho descobrindo um melhor que o outro e cada vez mais me apaixonando por esse universo.
    Quando a Não Pare, sou louca para ler essa trilogia da FML, ainda mais depois de ver a simpatia que a autora é pessoalmente. Pretendo fazer isso em breve e espero que minhas expectativas sejam supridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! A ada nacional que leio vejo o quanto eu estava perdendo.
      Espero que tenha a oportunidade de ler. Pelo primeiro livo pelo menos, a série parece ser tão maravilhosa quanto a própria Pepper. haha

      Excluir
  15. Olaaaa
    Menina vc arrasou nessa resenha!!
    Estou doida para ler esse livro, vc não tem ideia!! Tenho que te contar... eu tinha o mesmo preconceito idiota que você e o quanto eu me arrependo disso hoje você não faz ideia!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Que bom que gostou.
      Olha, ainda bem que "tiiiinhamos". Ainda bem que isso passou. kkkkk

      Excluir
  16. Sempre curto as resenhas desse livro, pois cada vez que leio uma resenha sei que quando consegui ler esse livro não vou me decepcionar.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não se decepcione mesmo! Eu amei e espero que goste também. :D

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design