13.10.16

Resenha: Nada Mais a Perder - Jojo Moyes

"QUANDO SE ACHA QUE ESTÁ PERDENDO UMA COISA, NEM SEMPRE SE AGE DO JEITO MAIS INTELIGENTE."

Título: Nada Mais a Perder
Título Original: The Horse Dancer
Autor(a): Jojo Moyes
Gênero: Literatura Estrangeira - Ficção, Drama, Romance
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
ISBN: 978-85-8057-970-3
Comprar: Compare e Compre
Avaliação:
Sinopse
Na juventude, Henri Lachapelle foi um cavaleiro de raro talento, entre os poucos admitidos na academia de elite do hipismo francês, o Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos.

Natasha é uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos com crimes ou em situação de risco. Abalada emocionalmente e em dúvidas quanto a seu futuro profissional depois de um caso terrível, Natasha ainda tem de lidar com as feridas do fim de seu casamento. Um fim, diga-se de passagem, bem inusitado, já que ela se vê forçada a morar com o charmoso futuro ex-marido enquanto esperam a venda da casa da família.

Quando Sarah cruza o caminho de Natasha, a advogada vê na menina a oportunidade de colocar a vida de volta nos trilhos e decide abrigar a adolescente sob o próprio teto. O que ela não sabe é que Sarah guarda um grande segredo que lhes trará sérias consequências.
Resenha

A história gira em torno de várias pessoas, mas principalmente de Sarah. Seu avô, Henri, foi um cavaleiro renomado, um dos poucos aceitos na Le Cadre Noir – uma academia de hipismo francesa que admitia apenas os melhores dos melhores –, mas um amor maior acabou levando ele da França à Londres. 

Desde bem nova Sarah nutre o amor pelos cavalos, amor passado por seu avô, que lhe ensinou a montar e se dedica bastante para que ela a cada dia aperfeiçoasse seus passos. E quem sabe, um dia, pudesse até melhorar de vida com o hipismo. Todavia, seu avô, a única pessoa que ela tinha, acaba ficando doente e é internado. Enquanto isso, Sarah tem que se virar sozinha para viver. Até que sua vida se cruza com a de Natasha.
"As crianças não nos contam nada porque, na maioria das vezes, ninguém escuta mesmo."
Natasha é uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes em situação de risco. Certo dia, tarde da noite, ela acaba oferecendo uma carona à garota, mas, ao chegarem, encontram o apartamento dela e do avô arrombado, então, após algumas tentativas falhas de encontrar um lugar para Sarah passar alguns dias, ela e Mac, seu futuro ex-marido, decidem que é melhor ela ficar na casa dos dois até que resolvam a situação. 

O problema é que Natasha já está já flor da pele com tantos problemas. Primeiro, há pouco tempo descobrira que um dos seus antigos clientes havia a enganado, por isso não sabe se pode confiar na menina. Segundo, ela está trabalhando em um processo árduo, que pode ser considerado o mais importante de sua carreira. Terceiro, está vivendo sob o mesmo teto com o seu quase ex-marido, Mac, enquanto aguardam a venda da casa para dividirem o patrimônio. E como se não bastasse, o fato de ter uma criança em casa a abalava, pois nenhum de suas tentativas de ter um bebê deram certo. 
“Acabei abrigando o meu ex-marido, uma adolescente que não gosta de mim e ainda gastando dinheiro com uma porcaria de um cavalo. Quanto mais de compreensão você quer de mim?”
E o drama para por aí? Não, não.
Sarah, sem o avô por perto, acaba criando uma barreira ao redor de si, mesmo passando por problemas ela prefere manter para si mesma, só que esses problemas irão acabar tendo graves consequências para todos.
"Era uma garota tão contida, tão prática, tão obcecada por seu cavalo, que às vezes Mac se esquecia de como devia se sentir perdida."
Como ficará Sarah no final? Henri sairá bem dessa? Como será a convivência de Natasha e Mac?

***
Apesar de ter amado Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, nunca li nada da autora após eles, mas quando vi nas redes sociais da editora falando sobre esse livro ele chamou minha atenção, principalmente por ver que teriam cavalos na história, que vejo como animais incrivelmente maravilhosos.

Já vou pedindo desculpa logo pois sei que há uma enorme chance dessa resenha ficar um pouco confusa. É bem difícil falar sobre Nada Mais a Perder!

No início me senti um pouco confusa, até demorei um pouco para conseguir me envolver, mas aos poucos fui me adaptando e quando percebi não conseguia mais parar. 
“Montar Boo a afastava de tudo que era irritante, imundo e deprimente.[...]Sarah se esquecia de que eram apenas ela e Vô.”
Fiquei apaixonada com a criação dos personagens e suas histórias, a vontade é de falar sobre cada uma delas. As personalidades, caracterizações, nomes etc. me encantei com tudo, desde aos protagonistas aos personagens secundários. Cada um tem seus pontos fracos e difíceis, mas também seus pontos cativantes, assim como pessoas reais, ninguém é perfeito. Não tenho nenhuma crítica negativa em relação a isso. É incrível como a Jojo sabe fazer com que o leitor sinta pelo personagem realmente o que ela quer. Algo que percebi foi que, quando não gostava de alguém, achava que não era uma boa pessoa, logo algo me provava que eu estava certa. Mas também dava a entender que aquilo estava acontecendo por que a autora queria, por conta disso, o ‘previsível’, nesse ponto, não ficou como algo negativo.
“Impressionante como os advogados podem ficar relaxados quando alguém está pagando trezentas e cinquenta libras por hora, pensou Natasha.”
Em Nada Mais a Perder vamos conhecer essas vidas que acabaram por algum motivo se cruzando, passando agora a fazerem parte uma da outra ou pelo menos deixando alguma marca. É um livro muito emocionante, diferente de tudo que já li, de tirar o fôlego! Há um aspecto real incrível nele! Algo que gostei bastante foi o fato dele mostrar a vida como ela é, difícil, e ainda assim, também passar para o leitor mensagens tão maravilhosas. 
“Às vezes só eram necessárias algumas palavras de incentivo para reacender uma fagulha de confiança de que o futuro poderia ser maravilhoso, em vez de uma série infindável de obstáculos e decepções.”
Apesar de amar cavalos, no início pensei Ah, será que vai ser tipo aqueles filmes meio faroeste com uma mocinha e um cavalo? Estava completamente errada. Algo que amo é quando um livro não se prende a apenas um assunto, e, felizmente, esse passa longe disso. Jojo trata sobre assuntos como sonhos, maternidade, excesso de trabalho, divórcio, entre outros, tudo em um livro. Além disso, dá para perceber o quanto a autora se dedicou para a criação dele. Enquanto ainda estava lendo até fiz uma anotação sobre o quanto ela devia ter pesquisado sobre equitação e o meio jurídico, e ela me provou nos agradecimentos, onde também agradecia ao pessoal da área que a ajudou com isso. 

Além disso, cada capítulo do livro conta com uma frase sobre equitação do soldado e mercenário Xenofonte.
“Um cavalo é uma beleza. [...] Ninguém se cansa de olhar para ele enquanto se exibe em seu esplendor.” Xenofonte, sobre equitação”
Enfim, eu amei o livro! O final então, foi perfeito!
Nada mais a Perder possui um drama emocionante, com personagens cativantes, com problemas reais, fatos que acontecem na vida real etc. O livro nos faz refletir bastante sobre as pessoas, nos mostra de uma forma singela como ninguém é perfeito, todo mundo tem suas características boas e ruins. Nos mostra como, ás vezes, dividir algo que sentimos pode tornar tudo mais fácil. E claro, nos mostra como devemos sonhar, acreditar nos nossos sonhos e lutar por eles.  
Recomendo! 
“Nada é tão ruim que não possa contar para alguém. Sabia disso? Nada!”


28 comentários

  1. É incrivel ler um livro que nos surpreende no final! Eu não tenho mta curiosidade para ler nada da Jojo, mas fico feliz que ela tenha encantado tantos leitores e ganhado seu espaço.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca li nada da autora, apenas vi o filme Como Eu Era Antes de Você. Gostei até, mas como foi ela que fez o roteiro, não sei se o livro me agradaria também. Não conhecia esse título e a sinopse e bacana. Vou anotar para ler um dia, vai que eu me surpreendo também não é?
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?

    Acredita que nunca li nenhum livro da Jojo? Pois é!
    Até me culpo por isso! Amei sua resenha e a temática do livro, já anotei a dica na minha lista.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa autora é mto boa, li outros livros dela e amei! Não posso dizer que li esse,mas a sinopse e a premissa me interessaram! Sua resenha ficou mto boa e não ficou confusa não! Hahah

    ResponderExcluir
  5. Eu ando meio desanimada para ler livros da Jojo... Acho que li muitos de uma vez só e meio que enjoei...
    Vou esperar mais um pouco e ler esse. Parece ser muito bom. Sua resenha faz transparecer isso... Parabéns!!

    #Ana Souza

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ❤ Eu só li 3 até agora, mas pretendo ler mais haha

      Excluir
  6. Oi,
    Sou mega fã da Jojo e confesso que a cada livro que é lançado fico com medo de me decepcionar. Mas, sua resenha foi tão positiva que fiquei mt curiosa para conhecer esses personagens tão incríveis!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Oie
    mais um livro dessa autora, que amor, parece ser muito legal, fiquei bem curiosa e como sempre a capa esta linda demais, espero amar quando ler

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vou colar de novo o comentário, pq seu plug-in do Facebook que pode estar com problema e deixando meu comentário sem aparecer :)

    Oi
    Sou muito fã de Jojo Moyes. Acho que ela tem uma escrita que toca o coração.
    Cada livro dela me surpreende.
    Boa resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!! ❤❤
      Até agora todos dela me surpreenderam e emocionaram!

      Excluir
  9. Olá,

    Gosto muito, muito, muito da escrita da Jojo. É encantadora, emocionante e envolvente. Sou muito fã dos enredos também, são histórias que já vimos em outros livros, mas escritas de um jeito único, inovador. Ainda não li esse livro, mas já está na minha wishlist.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Nossa, pensei a mesma coisa, a escrita dela torna a história inovadora. ❤

      Excluir
  10. Tenho interesse em conferir Como Eu Era Antes de Você, mas admito que os lançamentos mais recentes não chamam muito a minha atenção...Esse apesar de ter uma premissa boa, e de sua resenha mostrar que é um livro muito bom não é bem o tipo de leitura que estou tendo recentemente. Agora estou mais focada em romances alegres e sobrenaturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu era antes de você é lindo!! Se for ler ele, espero que goste!❤

      Excluir
  11. Oi Linda tudo bem?
    Eu adoro a Jojo e recentemente fiz a compra deste livro só estou aguardando chegar é impressionante como a autora consegue nos prender mesmo quando o livro não passa de um clichê.
    Eu estou ansiosa pela leitura adorei sua resenha e espero gostar tanto quanto você.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninaaa, espero que goste tanto quanto eu! ❤❤ É lindooooo!

      Excluir
  12. Oláaa, tudo bem?
    Primeiro adorei ler essa resenha estava precisando saber mais do livro. Enfim, hoje está dificil romances que retratem em um enredo problemas da sociedade atual, concordamos não é? Gostei de como o livro te cativou e fiquei cativado como você soube passar isso. Enfim um romance que entra pra minha meta em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Espero que goste tanto quanto eu da história. ❤

      Excluir
  13. Ola, a jojo moyes está demais, depois de como eu era antes de você ela está lançado milhares de livros, não se esses livros já eram lançados lá no exterior e so vieram para o brasil agora, você realmente parece ter gostado do livro, e passou essa empolgação para mim, só li um da jojo, que foi " a ultima carta de amor" e achei emocionante, irei anotar a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota sim! Espero que leia e goste tanto quanto eu! Indicado já está. haha ❤

      Excluir
  14. Oi Catrine, sua linda, tudo bem?
    Você precisa ler a última carta de amor da autora, foi o único livro dela que li até o momento e me apaixonei. Essa imagem no final com movimentos está linda demais!!! Estava louca para saber sobre esse livro, é a primeira resenha que leio e fiquei encantada. Estou torcendo para que essa menina toque o coração dos dois e no final acabe os unindo. Quem sabe todos não podem virar uma grande família? Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Cila!
      Olha, só depois dessa resenha umas 3 pessoas disse o mesmo, que preciso ler A último carta de amor. Com certeza irei, espero que seja em breve! <3 <3
      A história é muito emocionante. Espero que leia e goste tanto quanto eu!

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design