31.5.16

RESENHA: A AVENTURA DE UM CLIENTE ILUSTRE / O ÚLTIMO ADEUS DE SHERLOCK HOLMES - SIR ARTHUR CONAN DOYLE

Título Original: The Adevtnure of the Illustrious Client/His Last Bow
Título no Brasil: A aventura de um cliente ilustre/O último adeus de Sherlock Holmes
Assunto:Romance policial
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Páginas: 64
Editora: L&PM POCKET
Comprar: Compare e Compre - Buscapé
Ano de publicação: 1925/1917
Avaliação:
Sinopse
Estão aqui reunidas duas emblemáticas histórias de Sir Arthur Conan Doyle,protagonizadas por Sherlock Holmes e pelo seu colaborador de longa data e amigo,Dr.Watson."A aventura de um cliente ilustre" é um dos doze contos que integram The Case Book of Sherlock Holmes. Na trama,o adversário de Sherlock Holmes é um refinado e misterioso barão que por trás de um belo rosto esconde crimes terríveis.Já em "O último adeus de Sherlock Holmes", publicado na revista Strand,em 1917,Sherlock Holmes é chamado para trabalhar como espião,enquanto a Grã-Bretanha se prepara para a Primeira Guerra Mundial.Este que é um dos textos da maturidade de Conan Doyle é também um epílogo triunfal da carreira do famoso detetive de Baker Street.
Resenha
Quando o assunto é romance policial a primeira coisa que vem na cabeça é o célebre detetive de Baker Street Sherlock Holmes e o seu companheiro Dr.Watson,usando bases dedutivas e o seu cachimbo, Holmes carrega na sua bagagem histórias que fazem sucesso até hoje, sua fama consagrou o seu autor um dos mais famosos no reino policial,sua fama tem justa causa pois as habilidades em desvendar mistérios sem esperança o levaram a filmes, livros e muito mais....

Acompanhe logo abaixo duas pequenas histórias dos nossos caros amigos!

A aventura de um cliente ilustre:
Nesta primeira parte da história Sherlock Holmes e Dr.Watson recebem uma missão de impedir um casamento entre uma bela moça com um terrível assassino austríaco, não será nada fácil para os nossos dois amigos impedirem esse acontecimento, a história é narrada pelo Dr.Watson como de costume acontecer na maior parte dos livros.
"Estou acostumado a encontrar o mistério em apenas uma das pontas dos meus casos. Tê-lo nas duas extremidades é muito complicado."
O último adeus de Sherlock Holmes:
Na segunda história como percebemos pelo titulo é o adeus de Holmes  a sua carreira de detetive,não há uma grande aventura cercado de mistérios, ele acaba se envolvendo em uma espionagem mas vale ressaltar que sua presença é no final,então fica um clima tenso no inicio, não há uma narrativa feita pelo Dr.Watson é mais em terceira pessoa. Desta parte não gostei muito, acostumei tanto com o Watson narrando que fiquei perdida.
"Honra é uma concepção medieval."
Apesar desses pequenos pontos negativos, vale muito apena ter um livro de Conan Doyle na sua estante, é um passatempo delicioso você acaba entrando na história. I love Sherlock Holmes and Watson.

Sobre a edição:
O livro é uma edição simples de bolso, não apresenta muitos detalhes na contra capa a única parte chamativa é a capa, onde mostra dois contos do famoso detetive Sherlock Holmes, sem falar que a leitura é rápida pois apresenta apenas 64 páginas no total e o tamanho das letras facilita na hora da leitura, as páginas são brancas gostaria que fossem amareladas,daria um charme ao livro e o preço é bem em conta,disso não posso reclamar.
"Agradeço por sua constância no passado,esperando que tenha trazido algum retorno,mesmo que na forma de distração para as preocupações da vida,estimulando a mudança de pensamento que só pode ser encontrada no reino encantado do romance. - Arthur Conan Doyle,1927."
 Compensa muito ler os contos de Sherlock Holmes,quando começo a lê entro na cabeça de Holmes, tento prever os próximos passos dele e de seu fiel companheiro Dr.Watson,mas.... sou pega de surpresa quando já tenho uma ideia de quem é o suspeito,pois quem eu pensava não era e se tratava apenas de uma distração.São falsas distrações e pistas falsas outras verdadeiras que aguçam meus sentidos para continuar lendo e tentar buscar uma ponte que me ligue  ao verdadeiro culpado,meu caro leitor não desanime se a demora é grande em encontrar a verdadeira história,essa é a real brincadeira...


11 comentários

  1. Eu já tentei ler um livro do autor, tenho em casa aquele do Cão dos Baskervilles e fiz duas tentavidas de lê-lo, mas a narrativa me derrubou, não estava entendendo nadinha, uma pena pois, eu queria muuuito conhecer estas tramas... Quem sabe num momento mais calmo da minha vida eu finalmente consiga engatar na leitura né.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii linda, tudo bem?
    Menina eu tenho muita vontade de ler algum livro que tenha Sherlock, nunca tive oportunidade e espero ansiosamente para isso, diante da sua resenha seria uma ótima obra para ler, mas acredito que depois de ler outras edições.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Izabella.

    Eu tenho três livros do Sherlock, Um Estudo em Vermelho, A Vampira de Sussex e O Signo dos Quatro. Gosto muito deles e até tenho vontade de adquirir outros para conhecer mais as histórias. Este conto que você leu O último adeus de Sherlock Holmes é um deles. Vou procurar essa edição para ter na minha estante, gostei dela.
    Sua resenha está ótima.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de contos policiais, mas sobre Sherlock Holmes eu só li um. Você já leu uns de Edgar Allan Poe. É bem legal (mas alguns são de terror).
    www.nossachapelaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Uou, que título enorme. haha.
    Esse é um gênero que eu leio pouco e gostaria de ler mais, o romance policial. Eu já vi os filmes do detetive Sherlock Holmes e adorei, provavelmente eu iria gostar dos livros também. E como sou lenta para desvendar mistérios e charadas, eu iria me surpreender com as revelações no final dos livros. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!!

    Eu não li esse livro ainda, mas sempre tive curiosidade para com essa obra.
    Gostei da forma como você falou sobre a obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Izabella, eu não gosto de romance policial.
    Não consigo e olha que já tentei muito, mas confesso que daria uma chance para esse porque amo Sherlock Holmes.
    É uma pena que no segundo a narrativa fica meio perdida, mas no geral parece ser uma boa pedida.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro romance policial, mas até agora li poucas obras do Sherlock Holmes. :(
    Essa edição eu não conhecia, nem a trama, mas me interessei muito por ela.
    Gosto da narrativa do autor. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Izabella!
    Tenho vontade de ler as histórias do detetive desde pequena, todo o clima de investigação, pistas, palpites do suspeito e tudo mais muito me empolga, e também fico querendo adivinhar o desfecho quando leio algo nessa vibe. Pena que esse volume em particular não parece ter se saído tão bem como de costume, mas ainda espero poder conferir outros do autor.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Iza, sua linda, tudo bem?
    Na minha cabeça aparece o famoso Hercule Poirot da minha diva literária Aghata Christie. Mas sempre gostei do Sherlock também. Já vi alguns filmes, mas faz tanto tempo, que não lembro mais. Nunca li nenhum livro, acredita? Acho que ficaria triste lendo um conto onde sabemos que o detetive está se despedindo. Vou comprar o box dele, não sei se já viu, de capa dura. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Izabella!
    Gosto demais dos livros do Sherlock e todos os livros que li dele até agora adorei. Já assisti a série e vi os filmes também. Como fã de livros policiais não podia deixar de gostar dele, né?
    Ainda não li esse, mas a história parece ser muito boa. Uma pena ter esses pontos negativos que vc citou, mas com certeza não foram coisas que tiraram o brilho da leitura, né verdade?
    Pretendo ler, só não sei quando. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design