18.1.19

Resenha | O Príncipe Cruel: O Povo do Ar - Holly Black

Título: O Príncipe Cruel | Autora: Holly Black
Gênero: Fantasia | Editora: Galera Record | Páginas: 322
Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles – lindos e imortais – e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade. Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos. Especialmente o Príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo... e enfrentar as consequências. Envolvida em intrigas e traições do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue. Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e o próprio Reino. Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo.

RESENHA

"Em muitas noites, eu adormecia com sua voz grave lendo um livro de estratégias de batalha. E apesar de tudo, apesar do que fizera conosco e do que era, eu passei a amá-lo. Eu o amo. Só não é um tipo muito confortável de amor."

Admito que a leitura de O Príncipe Cruel foi um pouco exaustiva e forçada. Antes de começar a leitura, eu estava inteiramente empolgada e animada, quando comecei não foi tão satisfatório. Mas o final foi super satisfatório e me deixou com gostinho de quero mais.

Jude é uma humana que tem duas irmãs, sendo uma delas gêmea. Sendo muito ligada a elas, passam por momentos intensos juntas já no comecinho; Jude e suas irmãs foram sequestradas para viver no Mundo das Fadas e nesse mundo ela descobre muitas coisas e muitas habilidades que ela mesmo desconhecia.

Cardan é um príncipe feérico, um dos principais. Ele é o típico cara popular, de quem todos querem ser seus amigos. Ou todo mundo te ama, ou todo mundo te odeia, não existe meio termo para ele. Apresentado como uma das pessoas que mais atormentam a vida de Jude e sua irmã Tary por serem humanas. Conforme a história anda, Cardan mostra um início de desenvolvimento muito interessante.
O livro é narrado por Jude Duarte, há dez anos antes de alguns acontecimentos que mudariam sua vida para sempre. Já no começo vemos ação e ódio. Muito ódio. Vemos o mundo pelos olhos dela e sentimos tudo o que ela sente (eu senti pelo menos).

“Eu sei que é uma honra ser criada junto aos filhos dos nobres. Uma honra terrível, da qual nunca serei digna. Seria difícil me esquecer, considerando todos os lembretes que me dão.”

Jude tem o maior desejo de ser reconhecida por seus feitos no Reino das Fadas, não apenas como a prole humana que Madoc cuida. Vemos o mundo pelos olhos de Jude, sendo construído a partir disso. 


E como em todas as histórias, sempre tem uma intriga com um grupo de pessoas. E o grupo do Cardan é o que faz intriguinhas e brincadeiras de mal gosto com a Jude. Em uma das cenas, inclusive, uma amiga próxima do príncipe é realmente maldosa, e os personagens desse livro me deixaram bem irritada diante de tal preconceito. O fato de fazerem bullying com a Jude por ser diferente mexeu muito com meu ódio interno.

“Claro que quero ser como eles. Eles são lindos como lâminas forjadas em fogo divino. Vão viver para sempre. E Cardan é ainda mais bonito que o restante. Eu o odeio mais do que a todos os outros. Eu o odeio tanto que às vezes, quando olho para ele. Mal consigo respirar.”

Certamente, pra mim, a leitura foi me exaurindo por causa do Cardan; sim, ele conseguiu tirar toda minha animação e paciência para leitura. Eu não aguentava mais ler o nome dele e saber de suas atitudes horrorosas. Mas eu insisti na leitura, não sou muito do tipo que desiste, e ainda bem que eu não desisti. Imagina perder uma história boa por causa de alguns personagens?!

Bom, apesar dos males, a escrita é maravilhosa! Holly soube como transmitir os sentimentos pelas páginas e acredito que são poucos o que consegue tal feito. A trama do livro é construída bem de baixo de nossos narizes e jamais percebemos (eu pelo menos não percebi nada). É o primeiro livro da Holly que eu leio, eu gostei bastante da escrita e apesar de ser exaustivo no começo, quando você pega gosto pelos personagens não percebe quando está próximo do fim. E ele literalmente deixa o gostinho de quero mais, com o final surpreendente.

“-Pai, eu sou o que você fez de mim. Finalmente me tornei sua filha”

Com isso concluo que, O Príncipe Cruel, apesar de ser exaustivo no começo, tem um potencial enorme. Indico super para amantes de feéricos (Hello, fãs de Sarah J. Maas!) e intrigas e armações e mais outros 500 motivos.

O Príncipe Cruel é primeiro volume da trilogia Povo do Ar. O segundo livro é intitulado de The Wicked King, chegou nas livrarias estrangeiras em 8 de janeiro de 2019, ainda não sabemos quando irá sair no Brasil, mas estou na torcida para que seja em breve.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design