31.7.18

[ESSENTIAL BOOK] Julho - A essência do livro nacional preferido

Não sei se já conhecem, mas o Essential Book é um projeto criado pela autora e blogueira Nina Spim, que tem como objetivo mostrar a essência do tema proposto através de fotografias. Este mês, por exemplo, tem como tema A essência do livro nacional preferido; e, após sofrer bastante com a dúvida, escolhi Perdida, da Carina Rissi.

Perdida foi um livo que li sem expectativas, muito "do nada"... Simplesmente comecei e, logo, percebi que o livro já tinha me envolvido por completo.


Escolhi Perdida principalmente pelo fato de ele ter sido o livro que me fez ver, finalmente, que nossa literatura era maravilhosa, sim! Na época em que eu o li, ainda tinha certo preconceito com livros de autores brasileiros. Mesmo já lendo (alguns poucos) nacionais, e gostando, eu tinha em mente que a literatura estrangeira era melhor, porque sim. E após ler Perdida, e ver o quanto era maravilhoso, o quanto eu me apaixonei por tudo, eu acordei. Depois dele, passei a ler muito mais nacionais, consequentemente, encontrar muitos outros livros da nossa literatura que me agradassem muitooo.


Hoje ainda eu vejo muitos leitores que pensam da mesma forma que um dia eu pensei, porém, entendo. Não acredito que entre nacional e estrangeira há uma literatura melhor ou pior. Devemos levar em conta que os livros estrangeiros que lemos, se chegaram até aqui, é porque já receberam muitas criticas positivas, já são um sucesso, já são amados em seus paises de origem. Além desse, acredito que há muitos outros fatores, incluindo o fato de os próprios leitores não darem a chance que o livro/autor nacional merece, por esse preconceito; esse era o meu caso, pois eu reclamava, mas dava chance de conhecer poucos


Muito basicamente falando, Perdida é um romance com viagem no tempo, que narra a aventura de Sofia, uma jovem independente, amante da tecnologia, que acaba parando no séxulo XIX, onde conhece o doce cavalheiro Ian Clarke vulgo futuro amor de sua vida.
Ambos me conquistaram muito; Sofia é sincera, determinada e muito divertida. Ian é apaixonante; educado, carinhoso, gentil...

E, ao ler Perdida, não só os personagens entaram para a lista de meus preferidos, mas a autora também. A Carina Rissi arrasa muito, em minha opinião!!! Li os 4 livros de Perdida, mais Quando a noite cai, e amei todos por completo. Pretendo ainda ler muitos outros dela.



Sinopse: Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e lindo Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... RESENHA

3 comentários

  1. Oi, Catrine! Que legal que você já leu Perdida! Eu também li, na época do lançamento (faz o quê, uns bons cinco anos?), e confesso que não gostei. Até li outros livros da Carina depois, que acabei não gostando também. Não consigo ser fã da autora :/ Mas acho ótimo falar de livros nacionais contemporâneos, até porque são os que o pessoal mais tem preconceito. Adorei suas fotos, especialmente as em p&b <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também descobri Carina Rissi recentemente. Acho que ela é melhor do que muitas autoras estrangeiras que escrevem o mesmo tipo de livro e vendem milhares, sobretudo porque escrevem em inglês. Os livros da Carina têm uma característica que vem de um aspecto muito específico da inteligência, que é o HUMOR, que ela alia aos seus enredos românticos. Espero que Rissi seja traduzida em vários países (como já ocorreu na Itália e em países do Leste Europeu) e que tenha muito sucesso mundo afora.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design