24.12.16

Resenha: Perdida - Carina Rissi

"Não se tem certeza de nada quando se está apaixonada."

Título: Perdida | Autor(a): Carina Rissi
Coleção: Perdida #1 | Gênero: Lit. Nacional - Romance
Páginas: 364 | Editora: Verus | Comprar: Compare
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e lindo Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... SKOOB
RESENHA

Sofia é a típica mulher moderna; independente, com personalidade forte e cheia de atitude. Porém, mal acredita no amor, muito menos que ela pudesse um dia se apaixonar por alguém. Para ela, o amor só servia para vender livros e revistas. Contudo, a jovem do século XXI vai viver uma aventura – ou melhor, um romance –, com um gentil cavalheiro do século XIX, que fará com que ela se reconheça e então, conheça o amor...
“Está na hora de começar a crer que existem mais coisas no universo além daquelas que os seus olhos podem ver. E finalmente começar a viver sua vida! Você sempre a deixou para depois, esperando que ela acontecesse, mas nunca fez nenhum esforço para isso.”

Era para ser uma noite de comemoração, mas, para Sofia, não estava sendo bem assim. E o que ela faz? Afunda a cara no álcool. Como se fazendo isso uma fada madrinha fosse aparecer e levá-la para o século XIX onde conheceria um cara maravilhoso. Já pensou? Resultado: bêbada, acaba deixando o seu celular cair no vaso sanitário do bar.

Amante – e dependente – da tecnologia como era, ela não perde tempo. Assim que acorda, no dia seguinte, vai atrás de seu novo bebê. Ela logo encontra uma lojinha e, apesar de ter sido uma compra um pouco inusitada, ela sai de lá com um celular novinho em folha. Bem, pelo jeito, não tão novo assim. Sofia percebe que o celular não da nenhum sinal de que realmente funciona e já conclui que a vendedora passou a perna nela. Até que algo muito bizarro acontece. De repente, a tela se acende e, gradualmente, a luz começa a ficar mais e mais intensa. Cega por conta da forte claridade, Sofia tropeça em uma pedra e cai. Desse momento em diante, sua vida nunca mais será a mesma.

Sofia cai, ok!, Nada de mais. Super normal! Porém, quando nos levantamos, continuamos no mesmo século. Pelo menos, comigo, sempre é assim! Já Sofia, quando se levanta, está no século XIX, em 1930, completamente, PERDIDA.


Assim que vê aquela jovem completamente confusa, Ian Clarke, um jovem bonito e, aparentemente, muito educado, percebe que algo está errado e decide ajudar a pobre moça, que, provavelmente, havia sido assaltado, acolhendo-a em sua casa. Sofia estranha aquela atitude, pois, de onde ela veio quase não se fazia o bem a troco de nada; mas aceita, alias, não estava mais no século XXI.

E o maldito do celular? De que adiantava um celular em 1830? Sofia recebe uma ligação, por meio desse celular, dizendo que ela esta iniciando uma jornada e que deve completá-la. De vez em quando, também chegavam mensagens com o "status" de sua jornada.

“Você está onde deveria estar!Fico feliz que tenha começado sua jornada. [...] Sofia, você precisa completar sua jornada, querida. Descobrir quem realmente é.”

Ian, muito gentil, além de oferecer estadia àquela desconhecida, ainda se mostra muito prestativo. Os dois embarcam em busca por qualquer pista que possa levá-la de volta para casa. Sofia sentia falta de tudo. Como aquelas pessoas viviam sem chuveiro, micro-ondas, internet etc.? Sequer energia elétrica tinha ali! Aquele, definitivamente, não era seu lugar. Contudo, com o passar dos dias, convivendo juntos, tendo sempre um ao outro por perto, passando por várias situações – principalmente divertidas –, começa a surgir uma grande amizade entre os dois e, mais tarde, um sentimento muito forte, capaz de ultrapassar todas as barreiras do tempo.



Sofia começa a notar que ali poderia muito bem ser seu lar, alias, havia algo – na verdade, alguém – ali que fazia com que ela esquecesse de sentir saudade do tecnológico século do qual veio. Ela nunca sentira aquilo, e nem passara por sua cabeça que um dia iria, mas decide parar de tentar enganar a si mesma. Sim, se apaixonara pelo dedicado, carinhoso e prestativo Ian. Ao mesmo tempo, Ian também não resiste. Alias, nunca havia conhecido alguém como ela. Além de ser muito bonita, ela tinha opinião, dizia o que pensava, tinha um jeito muito peculiar – para a época – de ser.

A jornada vai caminhando, rumo ao fim. E quando fosse concluída, Sofia voltaria para casa. Entretanto, onde era sua casa? Onde ela era feliz? Onde seu coração despertara para a vida, para o amor? Tudo será colocado em questão no final.



Há anos conheço a série da Carina, mas nunca havia lido sobre o que se tratava, logo, não tinha interesse em realizar a leitura. Até que em um belo dia, assim, sem mais nem menos, resolvi que iria ler essa tal querida série Perdida. E essa foi umas das minhas melhores atitudes literárias desse ano. 


O romance criado pela autora Carina Rissi é completamente apaixonante e, na minha opinião, sem erros. Ou seja, perfeito! Eu amei tanto, que fica difícil dizem sem acabar me empolgando demais. Se controlaaa garota!

Eu me encantei, de alguma forma, por todos os personagens.

Com seus defeitos e qualidades Sofia se tornou uma das minhas personagens preferidas. Com seu All Star vermelho, que virou sua marca, ela não encanta apenas Ian mas também à nos leitores. Ela é determinada, forte, e muito divertida. Porém, o que impressiona nela é sua sinceridade.

“Era uma pena as pessoas de hoje não serem mais assim, não sorrirem com tanta facilidade, como Ian fazia.”

Ian é um perfeito cavalheiro. Tão educado, gentil e, nossa, muitíssimo apaixonante. Poderia fazer uma lista de metro apenas com elogios à ele. Cada palavra que vinha dele era carregada de emoção, tanto que sempre acabava merecendo um post-it. Algo que gostei muito, também, foi ver como ele, mesmo não desejando nenhum pouco que Sofia – agora sua amada – fosse embora, a ajuda, pois é aquilo que ela deseja.


A escrita da Carina é maravilhosa! O humor está sempre muito presente: É muito divertido o impacto entre o linguajar do século XXI de Sofia, com gírias, e o daquela sociedade, tão formal. Além disso, é impossível não rir com a reação da moderninha em quando conheceu à “casinha”, à “alface”, às roupas – que ela amava até ter que vestir etc.

O desfecho desse primeiro volume foi fantástico! Não imagino um melhor. Pensei que fosse ser algo simples e previsível, mas a autora trabalhou ele tão bem, adicionando umas reviravoltas de quebrar o coração, que o tornou algo muito mais emocionante do que o esperado. Amei Perdida, muito! E o que mais impressiona é que o fato de ser um livro de estreia. Da um orgulho enorme saber que ele faz parte da literatura brasileira, nossa literatura.

Eu estava ali para aprender. [...] E aprendi que uma vida simples podia ser a mais complexa de todas, a mais feliz de todas, sobretudo se o amor da sua vida estivesse ao seu lado.

Não sou – não mesmo – a melhor pessoa para dizer algo sobre a época, pois sei pouco. Mas acredito que foi bem caracterizada, tanto as características pessoais quanto sociais remeteu perfeitamente àquela época. Consegui visualizar muito bem as cenas, como as de Sofia e Ian caminhando pela vila, com o que Rissi nos passou.

Perdida, da – NOSSA BRASILEIRÍSSIMA – autora Carina Rissi, entrou para os meus livros preferidos. Tanto que, decidi que precisa ter os livros da série em mãos, mesmo após realizar a leitura desse primeiro em e-book.

“Eu me meti na maior confusão de minha vida quando parei para ajudá-la. E vou agradecer todos os dias por ter feito isso.”

Aprovado e indicado! Esse é um romance obrigatório para leitores que gostam de um bom romance. E mais ainda, se gosta de romances de época.

P.S.: O próximo post com quotes provavelmente será dedicado a ele, pois se eu fosse satisfazer meus desejos já teriam uns 20 quotes aqui. haha

40 comentários

  1. Menina, vivi um verdadeiro pique-pega com Perdida até consegui ler. Foi o segundo livro que li da Carina - eu comecei por Procura-se um marido - e tudo que sai dela tento ler o quanto antes. Só não li "Prometida" ainda porque Correios em dezembro você pode imaginar, né? Nada do livro até agora :(
    Leia os outros e tenho especial xodó por "Destinado", quando é o Ian que narra a história e ele me surpreendeu muuuuito como narrador. Por mim, poderia ele podia contar até a lista da feira que eu não iria reclamar :) Boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler Procura-se um marido tbm, quem sabe depois que eu terminar os 4. Olhaaaa, do jeito que estou apaixonada pelo Ian, com certeza irei amar. kkkkk

      Excluir
  2. Eu sou louca para ler esse livro, aliás, eu sou louca para ler todos os livros da Carina Rissi. Gostei muito de saber o quanto a leitura foi boa e espero que seja para mim também.

    ResponderExcluir
  3. Oie Catrine!!
    Eu sou muito suspeita pra falar da Carina, pois eu AMO TODOS os livros dela. Já li todos e não saberia te dizer qual meu preferido.
    Perdida foi o meu primeiro contato com a escrita da Carina e, assim como vc, eu fiquei encantada e devorei o Encontrada.
    Eu sempre indico todos os livros da Carina. Minha autora nacional preferida. Amo muito.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se com um livro já estou apaixonada, imagina quando eu terminar a série? KKKKK Essa semana ainda eu leio Encontrada, começo assim que terminar o que estou lendo.
      Esse também vai entrar para os que indico para todo mundo! hahah

      Excluir
  4. Olha, tenho lido muitas resenhas positivas a respeito dessa autora e essa sua não foi diferente. Gostei da premissa da história, parece ser divertida, sei lá, adoro viagens no tempo! Vamos ver se consigo encaixar Carina Rissi nas minhas leituras de 2017!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora tenha lido poucos livros com viagens no tempo, também amooo! hahah
      Torcendo aqui para que você consiga, ele MERECE um espacinho! ❤

      Excluir
  5. Oi Cat, tudo bem?
    Perdida sempre me interessou muito pela capa e pela trama com viagem no tempo, mas depois da sua resenha (muito bem escrita por sinal :D) vai ser minha próxima leitura com certeza! Obrigado pela indicação!

    Att,

    Tiago Valente ( http://avidalida.blogspot.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, Tiago! Lê mesmo. Espero que goste tanto quanto eu. ❤❤

      Excluir
  6. Catrine eu já li o primeiro livro e adoro a Sofia e o Ian, acho os dois uma fofura e adorei o final da história. <3 Quero comprar a sequência nem tanto pela trama, mas sim pelos personagens e matar a saudade! *-* Li já faz um tempinho sabe?
    Vou aproveitar para te perguntar se já leu Procura-se um Marido da Carina!? A Alicia é uma louca, mas é impossível não amar ela também! hahahaha Alias,esse foi o primeiro livro que li da autora! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, os dois foram personagens que entraram para os que mais me encantaram esse ano.❤
      Menina, ainda não li. Mas agora, após Perdida, quero ler todos da Carina. kkkkk

      Excluir
  7. Eu sempre vi essa capa e queria conhecer, mas ainda não tonha lido nada a respeito, agora que li sua maravilhosa resenha, quero muito ler o livro.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ludmila! ❤ São apenas sinceras opiniões. Ameei o livro, e fico feliz por ter se interessado em realizar a leitura também. haha

      Excluir
  8. Perdida ❤
    Nesse ano consegui adquirir, mas só vou consegui a leitura ano que vem, ainda bem que esta chegando...rsrsrs

    Gostei da sua resenha e por ela já sei que não vou me decepcionar.

    Beijos
    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga realizar a leitura no próximo ano e, e claroooo, que goste! ❤

      Excluir
  9. Oie
    Tudo bom?
    Perdida foi o primeiro livro que li da autora e me encantada. Sofia é super estabanada como eu e Ian um perfeito cavalheiro tudo de bom!
    Lendo sua resenha fiquei com vontade de reler a série
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me identifiquei com a sofia em vários momentos, e o Ian, aaaah, é um amor! ❤

      Excluir
  10. Olá Catrine, tudo bem?

    Você arrasou na resenha, ficou excepcional, eu confesso que nunca li nada da Carina Rissi, quem leu e resenhou na saga foi minha namorada o livro Mentira Perfeita. Eu não curto o gênero, mas esse parece ser um ótimo livro, ao menos deu para perceber que você gostou bem. Adorei as fotos, ficaram muito boas. Parabéns pela publicação, vou indicar o livro Perdida para minha namorada!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa! :)
      Indica mesmo, eu não li Mentira Perfeita (ainda), mas imagino que se ela gostei dele também irá gostar de Perdida.❤

      Excluir
  11. Esse livro é o dono do meu coração. Foi ele que me influenciou para entrar nesse mundo lindo e maravilhosamente literário. Amo a Sofia e nem tenho o que comentar sobre o Ian <3 <3 entretanto, amei tanto o desfecho do primeiro livro que não me senti tentada a ler os outros da série (tenho medo de me decepcionar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o final do primeiro livro é tão satisfatório que da até certo receio. Mas como eu quero mais e mais deles, decidi me arriscar. haha Acho que não vou me decepcionar!

      Excluir
  12. Oie, que bom saber que esse livro te cativou e que você ficou feliz por tê-lo lido em 2016. assim como você eu ouço falar dele há anos mas nunca parei para ler. Gostei de saber que a autora sabe mesclar a linguagem atual com o que seria usado no século XIX. Além disso, gostei de saber que foi bem ambientado. Na torcida para que você goste dos próximos livros da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só ouvia e não procurava saber. Vai saber o quanto a gente não perde fazendo isso. kkk
      Obrigada, espero que eu continue amandooo. ahahah <3

      Excluir
  13. Oi Catrini, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Esse liro parece ser muito divertido, fiquei imaginando os diálogos entre eles, ele deve ter ficado chocado com ela da mesma forma que ela ficou chocada com a ausência de tudo aquilo que hoje não sabemos viver sem. E agora? Como ela vai ficar na ápoca dele? Ou ele na época dela? Já estou apaixonada, louca para ler a série. Que texto mais encantador, você me conquistou com sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Cila! Que bom que gostou da resenh, obrigada! <3
      Não só parece como realmente é muitooo divertido! os diálogos são uma graças que só... Muitas vezes Sofia tem que se corrigir ou eles acabam não entendendo nadinha. kkkk
      E agora? Apenas lendo. hahah

      Excluir
  14. Oiii linda, tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade em ler livros da Carina, até hoje só vi comentários positivos, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Menina, eu sempre via esse livro, mas nunca tinha lido sinopse ou resenha sobre ele... resultado? Me encantei com tua resenha e agora quero pra ontem hahaha
    Achei muito legal a premissa do livro e fiquei realmente curiosa com a leitura que deve ter momentos bem descontraídos pelo que pude ver.
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz por ter gostado. ❤
      Eu amei o liro, se torno um dos meus preferidos. Sim, é bem divertido, que amei também. ❤

      Excluir
  16. Oie, Catrine!
    Minhas amigas são apaixonadas por esse livro, mas confesso que não consegui ler ele todo...
    Não sei, a Sofia não me encantou - e as gírias e a falta de conhecimento dela com coisas básicas, como a máquina de datilografar logo no começo do livro (PELOAMOR!!!) me deixaram meio sem vontade de continuar...
    Talvez eu não estivesse na vibe no momento.
    Quem sabe um dia pego ela de novo e finalmente termino, rs.
    Sua resenha está linda e apaixonante!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  17. QUe interessante, eu nunca li nada da Carina Rissi e gostei muito da sinopse.
    Já conhecia de capa só esse livro, nunca me interessou mto, mas curti isso da viagem no tempo. Só da uma concertada no século.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo essa coisa de viagens no tempo! <3 A escrita da Carina é muito agradável e divertida, vale a pena conferir. :)

      Excluir
  18. Menina, você acredita que ainda não li nada da autora...que vergonha. Sempre vejo ótimas recomendações, inclusive dessa série que quero muito conhecer.

    Adorei a resenha! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada! haha Nossa vida de leitora é assim, muito livro pra pouco tempo. Mas, vale a pena antar a dica! :) Espero que tenha a oportunidade de ler algo da Carina algum dia, e que goste.

      Excluir
  19. Olá!!!
    Eu adorei sua resenha, seu modo de falar sobre o livro e as fotos que você colocou para ilustrar o post ficaram lindas *-*
    Eu já vi várias resenhas sobre esse livro, mas infelizmente não faz o meu gênero, continue o seu bom trabalho e boas leituras para você Catrine!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mesmo não sendo seu gênero gostou da resenha!!! ❤ Obrigada!

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design