15.12.16

CONCURSO DE CONTOS: ISSO TAMBÉM É PRECONCEITO!

Olá, migxs!
Venho hoje, nesse dia lindo – assim todos os outros do período de férias – para lhes fazer uma convite bem legal.
As autoras, blogueiras e parceiras Luísa Aranha e Gislaine Oliveira estão promovendo um concurso de contos intitulado "Isso também é preconceito!". 
O concurso de contos “Isso também é preconceito!” é organizado pelas escritoras gaúchas Gislaine Oliveira e Luísa Aranha. O concurso tem como objetivo dar a oportunidade para novos autores entrarem no mercado literário e auxiliar autores já publicados a conquistarem uma parcela ainda maior de leitores. O concurso visa ainda, alertar sobre os perigos causados pelos diversos preconceitos existentes e informar que muitas coisas naturalizadas também são formas de preconceito e são igualmente perigosas.
Os contos selecionados farão parte de uma antologia a ser lançada em formato digital e físico no primeiro semestre de 2017.

Se você escreve bem, tenta ou deseja tentar, confira o regulamento:

REGULAMENTO
1.TEMA

1.1. Os contos inscritos no concurso devem abordar temas como preconceitos diversos (machismo, homofobia, racismo...) ou empoderamento.
1.2. O tema pode estar presente de forma sutil, pois muitos preconceitos aparecem na nossa realidade de maneiras disfarçadas. A falta de acessibilidade em um local, a falta de mulheres em um livro, a dificuldade em achar roupas tamanhos grandes... tudo isso também é violência, também é preconceito. O principal objetivo dos contos é alertar sobre esses preconceitos e mostrar saídas para que não continuem acontecendo no cotidiano.
1.3. Não será permitido apologia a qualquer tipo de crime.
1.4 Só poderão participar do concurso textos de autoria própria e com um único autor. Textos em parceria serão desclassificados.
1.5. A classificação indicativa da antologia será livre, portanto contos com cenas de sexo ou violência física explícitas serão desclassificados.

2. INSCRIÇÕES

2.1. Poderão participar autores maiores de 16 anos residentes no Brasil ou que possuam um endereço de envio no país. Autores menores de 18 anos, se aprovados, precisarão da autorização dos pais para a publicação da antologia.
2.2. As inscrições serão realizadas até 20-01-2017.
2.3. O conto precisa estar dentro do tema proposto, conforme item 1 deste edital. Não existe determinação de Estilo e Gênero literário para os contos, mas é proibido fugir do tema proposto.
2.4. Cada autor poderá enviar até três contos, mas apenas um será selecionado.
2.5. Os contos devem ser inéditos em qualquer meio (impresso ou eletrônico) e escrito em língua portuguesa.
2.6. O conto deverá ter até 6000 caracteres com espaços.
2.7. É obrigatório o uso de pseudônimo, que deverá constar ao final do texto. Textos que contenham o nome do autor serão desclassificados. Na publicação da antologia, haverá o nome dos autores. O pseudônimo será utilizado apenas para fins de seleção.
2.8. Não haverá taxa de inscrição.
2.9. Os textos deverão ser enviados para o e-mail: issotambemepreconceito@gmail.com
2.10. O e-mail deve conter o conto em anexo em formato PDF e no corpo do email, pseudônimo e nome do conto.
2.11. O assunto do e-mail deve ser INSCRIÇÃO ANTOLOGIA – NOME DO CONTO
(Substitua nome do conto pelo nome do seu conto).
2.12. Os textos devem ser formatados com fonte times new roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5. O pseudônimo do autor deve constar ao final do texto.

3. SELEÇÃO
3.1. Serão selecionados 28 contos.
3.2.Os contos serão avaliados de acordo com a criatividade, coerência, e respeito ao tema proposto.

4. PREMIAÇÃO

4.1.Os vencedores serão publicados em uma coletânea a ser lançada em formato digital (e-book) e também em formato impresso.
4.2.O ato da inscrição, por parte dos autores, implica em autorização para a publicação dos seus contos na coletânea, caso venham a ser selecionados. Fica autorizada desde o momento da inscrição, a publicação dos textos e os autores cedem, de forma gratuita, os direitos autorais patrimoniais, sem limitação de território, ao concurso, que utilizará para a publicação da antologia. Os direitos não são exclusivos e os autores ficarão livres para publicar seus textos onde desejarem após a divulgação do resultado do concurso.
4.3. Todos os selecionados receberão certificado de participação e seleção na Antologia “Isso também é preconceito!”.
5. PUBLICAÇÃO

5.1. Os custos com capa, diagramação, marketing e impressão ficarão a cargo das organizadoras.
5.2. O valor da revisão será dividido entre todos os participantes da antologia. Esse valor não será superior a R$ 30,00 por conto.
5.3. Os autores não precisarão adquirir exemplares da antologia. Mas caso desejem, poderão adquirir com desconto.
5.4. A antologia será divulgada nas redes sociais das organizadoras e também em mídias (blogs, canais, e demais redes sociais) parceiras.

6. COMISSÃO JULGADORA

6.1. Os textos inscritos serão avaliados por uma equipe de avaliadores. A comissão é soberana e não caberá recurso de suas decisões.

7. RESULTADO

7. Os vencedores serão comunicados no dia 20-02-2017 via e-mail. O resultado será divulgado também nas redes sociais.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. As inscrições implicam em plena concordância com os termos deste regulamento. Os textos enviados não serão devolvidos. Os inscritos que não atenderem às especificações deste regulamento serão desclassificados. Os casos omissos serão resolvidos pelas organizadoras do concurso.
8.2. Dúvidas poderão ser retiradas através do e-mail: issotambemepreconceito@gmail.com


Se, assim como eu, você gostaram da ideia das autoras: Participem, chamem seus amigos, compartilhe...  

Boa sorte aos que irão participar!

28 comentários

  1. UAU, a ideia do concurso é maravilhosa, falar de preconceito é interessante as pessoas precisam saber que preconceito é algo bem sério.
    Espero que os contos sejam ótimos.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante, não estava sabendo. A Gislaine sempre criativa e incentivadora da escrita. Amei!!! Desejo sucesso aos participantes e vou ficar no aguardo para ler esse trabalho assim que for lançado.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia elas tiveram! Desejo todo sucesso ao projeto ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adoro ver essas iniciativas, desejo sucesso a todos os participantes e as meninas que estão promovendo o concurço

    ResponderExcluir
  5. Ola parabéns as autoras pela iniciativa e pelo tema escolhido, que seja um sucesso e abra portas para novos talentos se destacarem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante essa iniciativa e torço muito para alguém ter a coragem de escrever sobre o preconceito daquele que se julga vítima!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oii lindinha, tudo bem?
    Que demais essa nova antologia da Editora, espero que seja um sucesso e que vem ótimos contos, vou indicar para algumas amigas participarem, sei que irão adorar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Muito legal essa ideia de antologia! Principalmente por ser uma temática que está rolando bastante. Toda as formas de conscientizar são validas!

    Espero que seja um sucesso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito quando aparecem concursos do tipo. Sempre é válido conhecer novos autores e suas visões/opiniões através dos temas abordados, ainda mais esse que é tão vasto. Espero encontrar várias visões do tema, e não somente as mais faladas.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também! Não vejo a hora de ler essas várias visões. :)

      Excluir
  10. Achei muuuito legal a ideia do concurso e adoraria ler a antologia quando publicada. Alertar e conscientizar sobre preconceito é sempre válido, e algo muito bem vindo na literatura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que iniciativa bacana, parabéns às organizadoras. O tema escolhido tb é ótimo, tomara que surja vários contos bacanas. :)

    ResponderExcluir
  12. Que ótima iniciativa das autoras e parabéns ao blog por divulgá-la. Espero que inspire muitas boas histórias sobre este tema que, infelizmente, tem grande destaque atualmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Já tinha visto algumas publicações sobre o concurso e tenho que dizer que é uma iniciativa muito legal! Além do incentivo aos autores, a abordagem do tema é de grande relevância. O que precisamos hoje é respeito às diferenças!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos, e muito, pois ultimamente não estamos vendo muito isso!

      Excluir
  14. Muito interessante a proposta do concurso, é uma ótima oportunidade para descobrir novos talentos. Super apoio. Bjkas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design