9.9.16

RESENHA: UMA CURVA NO TEMPO - DANI ATKINS

E se a vida lhe desse uma segunda chance?
Título: Uma Curva no Tempo
Titulo Original: Fractured
Gênero: Literatura Estrangeira - Drama, Romance
Autor(a): Dani Atkins
Páginas: 213
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
ISBN: 978-858-041-413-4
Comprar: Compare de Compre
Avaliação: 
Sinopse

A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona? A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
Resenha

Há tempos esse livro estava em minha meta de  leitura, mas recentemente vi uma resenha muito positiva dele e meu desejo de lê-lo reacendeu ferozmente. Ou seja, iniciei cheia de expectativa...
Vou falar pouquíssimo sobre a história, pois o mínimo pode diminuir a emoção.
"[...] pela primeira vez estava caindo a ficha de que esse era mesmo o fim de um capítulo muito importante na minha vida."
Próximo á conclusão do Ensino Médio, um grupo de amigos resolvem ir a um restaurante para comemorar o fim do período letivo e se despedirem; já que cada um seguiria um rumo a parti dali. Infelizmente, durante esse encontro acontece um acidente; um carro descontrolado invade o restaurante bem onde eles estavam e transforma a vida dos membros do grupo completamente. Principalmente para um deles, que perdeu a vida...
" – Ele perdeu o controle! Aquele carro vai bater! Saim da janela! AGORA!
 Pela primeira vez nós todos parecemos notar a vulnerabilidade da nossa posição, sentados ao lado de uma imensa janela na frente do restaurante."
Cinco anos se passam desde o acidente, e é ai que  a história realmente toma uma direção. Rachel – mesmo temendo as lembranças que viram – volta para sua cidade natal para o casamento de sua melhor amiga, mas essa já não a mesma Rachel de antes; essa é triste, destruída e solitária
Contudo, ao chegar lá algo acontece e tudo vira de ponta a cabeça. Será que uma curva no tempo presenteou Rachel como uma nova chance de ser feliz?

***
Migans e migons! 

Gostei bastante do livro, mas confesso que em boa parte não me senti  envolvida e a emoção que esperava não surgiu. Sem contar que me senti muuuito confusa - talvez tenha até sido esse o motivo do meu não envolvimento completo. Felizmente, ao decorrer das páginas isso foi mudando o rumo.

O que o leitor busca durante a história é entender o que aconteceu com Rachel. Descobrir o que foi essa curva no tempo foi um dos motivos que me motivaram  a ler ávida até o desfecho. O outro foi saber como estaria no final disso tudo nossa protagonista. A vida de Rachel mudou completamente após o acidente, tudo que ela sonhava em ser um dia foi "destruído", e nessa nova realidade tudo estava do jeitinho que ela queria. Isso me fez torcer muito por ela, eu já me sentia amiga da personagem desejando-lhe o melhor.

Se você não gosta de personagens "fracas" ou  dramáticas esse livro provavelmente não é para você...
Rachel, é uma personagem bem triste, mas nisso é possível entendê-la ao se colocar no lugar dela após o acidente. O problema é que mesmo com "a curva no tempo" ela não vive a oportunidade, fica apenas buscando entender o que a aconteceu e não aproveita a nova chance se ser feliz.
"Eu passara a gostar de verdade de viver em um lugar onde 'ninguém sabe o seu nome'."
A escrita da autora é boa, enquanto lendo consegui sentir o cuidado que ela teve. Contudo, pode soar até meio contraditório do comentário anterior, mas percebi vários comentários simples mas com aquele toque machista que realmente me incomodaram um pouco.
"Dei a ele uma resposta bem impropria de uma moça."
Outro ponto que me incomodou um pouquinho só foi a repetição de palavras, dava a entender que ela se apegava a uma palavra e começava a usar constantemente. 
Mesmo com os vários pontos negativos que encontrei durante a leitura, o livro é lindo delicado e muito emocionante. O final é muito surpreendente e, pelo menos para mim, foi perfeito. O desfecho dessa história fez com que no momento eu esquecesse todos os pontos que não gostei. 
Não posso deixar de destacar que a mensagem que esse livro nos passa é maravilhosa, a de agarrar qualquer chance que temos de ser feliz, de viver, pois podemos não ter uma segunda chance. Ah, o título e subtitulo desse livro tem todo um significado; que fez dele mais lindo ainda.
Recomendo Uma Curva no tempo para os amates do gênero drama ou então para aquele leitor que busca uma história emocionante.

Resultado de imagem para uma curva no tempo

28 comentários

  1. Gostei bastante do enredo, é intrigante. Mas a repetição de palavras é algo que realmente me incomoda na leitura, personagens fracas também. Talvez dê uma chance a ele, pois o enredo intriga, ainda mais que você falou que o final te surpreendeu.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Catrine!
    Menina, estou com esse livro para ler, inclusive, li os dois primeiros capítulos e espero continuar em breve, por isso admito que tive certo receio inicial com sua resenha, mas, realmente, parabéns por falar o necessário de uma forma tão delicada e não soltar nenhum spoiler, obrigada mesmo! hehe
    Realmente a protagonista tem esse tom mais melancólico e triste, me irritei um pouco com ela no segundo capítulo por causa disso, e já vou acatar a sua dica e me preparar para aturá-la nesse estado durante a maior parte da leitura, rs. Mas bom saber, desde já, que o final parece compensar tudo, já é um incentivo a mais para eu retomar a leitura assim que possível!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se preparar mesmo. haha. Mas espero que assim como aconteceu comigo o final supere suas expectativas. :)

      Excluir
  3. Oi, Catrine! Primeiramente: que título maravilhoso né? <3 Já havia visto o livro em alguns perfis literários no Instagram mas ainda não conhecia a história. pela sua resenha vejo que título e tema casam perfeitamente! Acredito que seria uma boa leitura pra mim e estarei atenta às observações. ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Catrine!
    Acho a capa desse livro tão linda! A premissa da história sempre me chamou atenção, mas não ando lendo muitos dramas e minha paciência para personagens dramáticas anda bem pouca, então tenho deixado ele de lado. Gostei muito da sua resenha por apontar diversos pontos na obra, e vou continuar com ele na lista de leitura - ainda que ainda demore para eu criar coragem para ler hehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho ela lindaa! ❤ Continua, quem sabe um dia ele acaba chamando sua atenção. kkk

      Excluir
  5. Olá! Ganhei esse livro em um sorteio da Arqueiro no Facebook, porém, ainda não o li. Confesso que estou com expectativas bem altas e espero gostar da leitura. Pior é que você falou que a Rachel é uma personagem fraca e dramática... Aí já complica um pouco hahah

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Complica um pouco, hem?!
      Mas espero que goste bastante!

      Excluir
  6. Oiee Catrine ^^
    Esse livro me devastou kkkk' não sabia o que esperar dele, então a autora partiu meu coração em milhões de pedacinhos com aquele final, e até hoje, eu ainda sinto vontade de chorar quando vejo a capa dele, ou quando lembro do que aconteceu. Uma pena que ele não tenha te conquistado totalmente, mas não deixa de ser uma leitura maravilhosa, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não deixa. Ainda mais depois daquele final. haha

      Excluir
  7. Oi Catrine.
    Fala sério, essa capa é muito linda! Toda vez que me deparo com ela me sinto tentada a comprar, mas sempre acabo deixando pra depois, e agora que li sua resenha resolvi deixar bem pra depois mesmo, pois não estou na vibe de dramas, to empenhada nas distopias antigas no momento, rsrs.
    Quem sabe quando eu voltar para o mundo dramático eu leia Uma curva no Tempo.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosaaa, hem?!kkkkk É daqueles que mesmo sem saber da história da vontade de comprar.
      Olha, se está fugindo de dramas é melhor passar longe mesmo, pelo menos no momento. haha

      Excluir
  8. Olá! Eu amei esse livro, essa autora me surpreendeu tanto que li logo o "A história de nós dois" também (por sinal, ainda melhor que o "Uma curva no tempo").
    Amo bons dramas e ela ainda adicionou detalhes de amizade, família e romance que me agradaram bastante!
    Em minha opinião, na verdade, a falta de emoção que você menciona vem do fato de a autora não ter determinado o final da história de Rachel. Ou melhor, terminamos o livro sem saber exatamente se ela viveu ou não tudo aquilo. Não vou falar muita coisa aqui para não estragar a leitura de outras pessoas, mas como amo conversar sobre livros, caso queira podemos falar mais sobre ele, por email ou face.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi!
      Aahm estou louca para ler A história de nós dois, parece ser muito bom. Dizendo que ele é ainda melhor até me motivou mais. haha
      também amoo drama, eles sempre me atraem muito kkkkk Olha, já vou até te adicionar.

      Excluir
  9. Oi, tudo bom?
    Minha opinião sobre o livro foi bem parecida com a sua, sabe?
    Eu gostei bem, principalmente do amigo dela, mas não foi aquela emoção toda que muitos outros leitores tiveram. E me irritou um pouco a postura da personagem quando houve essa curva no tempo, pois ela não pareceu aproveitar em nada, como que quisesse que as coisas ruins da sua vida, voltassem.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi o que mais me incomodou também, parecia mesmo que ela queria a vida "real" ruim dela. kkkkkkk Vai entender...

      Excluir
  10. É um livro que mesmo sabendo que corro o risco de ficar com o coração partido, quero ler.. Ainda não tive a oportunidade pra ler =/

    ResponderExcluir
  11. Eu mesma sempre imaginei que a história era um pouco confusa, mas como só li resenhas positivas acabei não dando bola para isso. Agora lendo sua resenha percebi que é bom não ir com tantas expectativas, né? Que pena que a leitura não rolou pra você. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura, mas eu indico não ir com expectativas tãaaao altas. kkkk

      Excluir
  12. Olá. Já tinha visto a capa desse livro e amado, mas até hoje não tive a oportunidade de ler ele. O fato da personagem ser "fraca" e dramática me deixa triste, mais ainda quero ler o livro. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não amaar essa capa! ❤❤
      Espero que goste da leitura!

      Excluir
  13. Oi Catrine, tantas amigas falam bem desse livro,o quanto ele é reflexivo,triste e transformados,então acho que as minhas expectativas estão tão altas quanto as suas,fiquei triste por ele não ter correspondido e por ter personagens fracos,mas como sou curiosa,ainda quero muito ler e espero não me decepcionar.

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Oiee Catrine ^^
    Poxa, é uma pena que você não tenha conseguido se envolver tanto com a história *-* talvez seja porque você o leu com muitas expectativas, né? Foi um dos livros mais lindos e emocionantes para mim, mas acho que é normal ficar confusa com uma história dessas...haha' acho que, no lugar da Rachel, eu também ficaria procurando por respostas *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que tenha sido por isso, as minhas expectativas estavam altas demais. haha
      Mas o final me emocionou bastante! Olha, confesso que não sei o que eu faria no lugar dela. kkkk

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design