10.4.17

Resenha | O Livro de Memórias - Lara Avery

Título: O Livro de Memórias | Título Original: The Memory Book
Autor(a): Lara Avery | Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Estrangeira - YA, Romance, Drama
Páginas: 392 |  | Comprar: Compare e Compre
Avaliação:
Sinopse
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Resenha
“Muitas coisas não são prováveis. Tudo é possível.”
Sua ótima memória a fez vencer concursos e até rendeu-lhe bolsas de estudo. Mas agora ela vai, aos poucos, ir embora... Para Samantha, lidar com a saúde não era nem o pior, o que realmente a despedaçava era ver seu futuro – que havia sido muito bem planejado com esforço e dedicação – descendo pelo ralo.

Quando Sammie é diagnosticada com a Niemann-Pick tipo C (NP-C), uma doença genética degenerativa que causa obstruções no cérebro, seu bem mais precioso, ela toma uma atitude:
“Você sou eu, Samantha Aghata McCoy, em um futuro não muito distante. Estou escrevendo para você. Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, que vou começar a esquecer as coisas. [...] Então estou escrevendo para lembrar.”
Ao descobrir a doença, em seu notebook, a jovem começa a escrever para ela mesma. A Sammie do Futuro. No “livro de memórias”, ela escreve quase tudo sobre seu dia, como se fosse um diário, e coisas das quais não poderia se esquecer, como atividades, pessoas e momentos especiais. Uma enciclopédia ara a Sammie do futuro. Dentre outras muitas coisas, ainda inclui uma força-tarefa composta por ícones feministas para motivação e inspiração, filósofos que beijaria etc.

Enfim... Mesmo em meio a tudo isso, Sammie acredita que irá superar toda essa situação e fazer o que sempre sonhou: cursar direito na NYU. Embora poucos acreditassem verdadeiramente nisso, ela não deixa sua esperança ser abalada. Ela preferia se afastar da negatividade e pensar alto!
“Não estou me iludindo: sei que estou doente. Mas não vou me preparam para o fracasso.”
Entre altos e baixos, há uma certeza. A vida de Sammie dá uma volta completa. Por muito ela vai passar, mas com apoio de muitos ela vai contar. Além da família e dos amigos, a garota vai ter por perto duas pessoas que acabam se tornando muito importantes para ela e para a história.

Stuart é um cara por quem ela sempre teve uma enorme queda desde o início do ensino médio. Ele havia se mudado para NY para fazer o que amava: escrever. Mas está de volta, novamente despertando sentimentos em Sammie.  E também há o Coop. Ele fora seu melhor amigo na infância, mas acabaram se afastando com o tempo. Mas mesmo sem ter partido, ele está de volta. De volta para a vida de Sammie.

Durante a história, Sammie irá aprender muito sobre ela mesma e sobre as pessoas ao seu redor; vai repensar sobre a forma que vivia antes e repensar suas atitudes e opiniões. Além disso, irá descobrir e viver o amor.
“Página do Wikipédia sobre NP-C depois que eu editei:
Você está fodido.
(Foi tirado logo em seguida e todos os meus direitos de edição foram suspensos, mas valeu a pena.)”
Como falar sobre um livro que se tornou um dos mais amados de minha vida?

Já sei que não tem como eu descrever verdadeiramente o que senti lendo O Livro de Memórias. Não há palavras para descrever. É inexplicável! 

Os personagens são criados maravilhosamente bem. Todos possuem seus próprios defeitos e qualidades, assim como na realidade.

Sammie é uma jovem determinada, cheia de atitude, logo, também é bem impulsiva, o que nem sempre é bom. Mas o que mais chama atenção nela é o fato dela acreditar em si mesma e querer mostrar que, mesmo passando pelo que está, ela é forte e capaz.
“Você pode passar o dia discorrendo sobre o que há de errado em você ou simplesmente mandar todo mundo à merda e aproveitar a vida.”
Eu realmente gostaria de falar de, no mínimo, uns cinco personagens. Mas haja paciência de vocês. Sem contar que as chances de algum spoilerzinho vazar seriam altas. Porém, garanto, os personagens do livro, tanto protagonistas quanto secundários, são muito encantadores, apaixonantes, incríveis...!
“Temos que nos acostumar com a ideia de que ninguém se importa tanto quanto nós porque... adivinha? Ninguém se importa. Sucesso, fracasso, tanto faz! [...]Então o ideia seria fazer todas essas coisas por nós mesmos, não pelos outros.”
Tão encantadores que... Raramente fico em dúvida em um triangulo amoroso, mas foi diferente nesse. Tanto Coop quanto Stuat são, sem dúvidas, fantásticos. O que faz o leitor escolher um “lado” são pequenos – mas muito especiais – detalhes.
“Lar é onde está o amor. Você é meu lar.”
A escrita da autora é maravilhosa! Fluída e, muito, muito envolvente. Inclusive, apesar de ter quase 400 páginas a leitura é bem rápida. As descrições das cenas estão muito bem feitas e todas as emoções são passadas das páginas para o leitor. Sentimos a aflição da protagonista no início, após ver que seu cérebro seria afetado, e sua total confusão em certos momentos de “retardo”, graças a doença. Sobre esses momemos, eu fiquei impressionada com a forma sensacional com que eles foram representados.

Como se não fosse perfeito o suficiente, a narrativa também é divertida!
“A Niemann-Pick (são três tipos – A, B e C – e eu tenho o C, comumente chamado de NP-C, o único C que já recebi, há-há-há) acontece quando o colesterol se acumula no fígado e no baço e, como consequência, ocasiona uma serie de obstruções no cérebro.”
O Livro de Memórias tornou-se um dos meus livros preferidos, por conta de seus muitos pontos positivos. A história é repleta de drama e romance, com muitas mensagens positivas, entre elas, há algumas lindas sobre a vida, os sonhos e o amor – pela família, pelos amigos e por si mesmo. 
“Talvez a gente dependa demais de outras pessoas para definir o que é sucesso...”
A autora soube tocar o leitor profundamente com uma riqueza em detalhes emocionante. Até então, o mais tocante de 2017.

O desfecho do livro é sensacional! Muito bem feito. Satisfação e alegria por tê-lo lido foi o que mais senti além da louca emoção. 
“Histórias fazem bem em momentos com esses, seja contá-las ou ouvi-las.”
Pelos quotes talvez tenha dado para perceber, mas vale ressaltar pois foi um ponto que achei bastante interessante. O livro não é somente um livro sobre Sammie. É, exatamente, o livro escrito para a Sammie do Futuro. Em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Samantha, o que está escrito é “diretamente” para ela. 

Recomendo O Livro de Memórias para todos, mas principalmente para os amantes dos gêneros drama, romance e YA. Para esses, não só indico como também peço que deem uma chance a ele pois acredito que não irão se arrepender. 

O livro me trouxe lágrimas, risadas e reflexões. Espero que muitos outros ainda sintam o mesmo com ele. 

P.S.: Enquanto fazia a resenha, e relia alguns trechos do livro, até me bateu um vontade de relêeee-lo! 

16 comentários

  1. Ain, que gostoso ver uma resenha sobre esse livro. Eu também gostei muito da leitura e o livro também se tornou um dos meus preferidos. Acho a capa maravilhosa e a mensagem que ele nos traz é muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o ameei, sem dúvidas, o dos meus preferidos também. <3 Realmente, além de lindo, por dentro e por fora, traz mensagens muito boas.

      Excluir
  2. Oi.
    Já conhecia o livro, mas acho que a história me remete fortemente a outra, de outro livro, que inclusive virou filme, com aquela atriz de Crepúsculo e a ideia dessa semelhança me incomoda. Obviamente é só uma ideia, não li o livro, então, não sei o quanto é parecido, porém, isso de certa forma, me afasta da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sei qual é! se eu não me engano, Para Sempre Alice. Comecei a assisti-lo, mas lembro que no dia não consegui, e acabei me esquecendo depois. kkk Então, não sei dizer se é muito parecido. Mas pelo que vi, tem algumas coisas semelhantes sim. :)

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa eu não conhecia esse livro, mas me parece ser uma leitura maravilhosa não é?
    A premissa dele é linda e certamente uma escrita fluida deixa o livro ainda mais encantador.
    Dica anotada e parabéns pela resenha, está bem instigante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, é sim, maravilhosaaaa!
      Anota sim, espero que tenha a oportunidade de lê-lo, e que, assim como eu, o ame. <3
      Obrigada! :D

      Excluir
  4. Primeiro, Catrine, que nome genial q vc tem. :)
    Amei os quotes que vc separou e me senti aflita pela Sammie sem nem mesmo conhecê-la. E tô aqui torcendo por ela. Creio que chorarei muito lendo-o.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luana! <3 O seu também é lindo.
      Pode ter certeza que irá chorar demais. ❤

      Excluir
  5. Olá
    Gostei da resenha. ^^
    Nao conhecia a obra e a história é até bem interessante, mas não é um genero que eu leia com frequência e no momento não leria... Quem sabe futuramente eu dê uma chance.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! <3
      Espero que futuramente tenha a oportunidade de lê-lo. Vale muio a pena! :D

      Excluir
  6. Olá,

    Eu não conhecia o livro e achei bem interessante. Pelas minhas manias de leituras, eu farei a leitura dessa obra quando estivesse acabado de ler um livro pesada, pois pelo que entendi a história é leve e tranquila. Amei a sua resenha e vou ler o livro assim que tiver uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não tão tranquila, por ser bastante emocionante. hahah Mas vale sim para depois dessa leitura que esta fazendo, principalmente se te deixar em uma ressaca literária, pois O Livro de Memórias irá te envolver completamente. pelo menos foi o que aconteceu comigo! <3
      Fico feliz que tenha gostado! ❤

      Excluir
  7. Adorei a premissa, já simpatizei com a protagonista: não desiste dos seus sonhos e ainda escreve um livro para ajudar a si mesma no futuro. Parece ser uma leitura leve e prazerosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! <3 E é mesmo, e bastante envolvente e emocionante.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Este livro está na minha lista desde a Bienal, onde ele foi apresentado num evento. Acho que vou amar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design