21.8.16

RESENHA: OS GUARDIÕES DAS FLORESTAS - MARLEIDE VILACIAN

Título: Os Guardiões das Florestas
Coleção: Viagem na Ficção
Gênero: Literatura Nacional - Fantasia, Romance, Concientização
Autor(a): Marleide Vilacian
Paginas: 114
Editora: Chiado Editora
Ano: 2016
ISBN: 989-516-637-0
Comprar: Chiado Editora
Avaliação: 
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse
Este livro vai levar você a navegar em uma história de aventura romance e magia, onde os guardiões lutam para defender suas florestas; e nessas convivências você vai conhecer Rebeca, uma simples garota que faz uma viagem pela primeira vez em toda sua vida, saindo da rodoviária de sua pacata cidade, com destino a uma pequena cidade no interior de São Paulo. Nesse trajeto, acontece um imprevisto, o que a levou a entrar em um portal sendo conduzida para outra dimensão, transformando-se em TARA, uma jovem guerreira que encontra forças e sabedorias grandiosas para resgatar o seu amor do mundo obscuro, aprisionado na floresta seca. Essa história vai fazer você viajar em várias dimensões e, ao mesmo tempo, refletir sobre os mundos paralelos em que nós vivemos; de alegrias e tristezas, vitórias e fracassos. 
Resenha

Os Guardiões das Florestas conta a história de Rebeca, uma garota simples, mas, ao contrário de sua mãe, cheia de vida. Certo dia, uma pessoa entra em contato com ela dizendo ser sua tia, irmã do seu falecido e querido pai. As duas conversam, trocam informações, e a tia decide pagar a viagem para a sobrinha visita-la. 
"[...] era a primeira viagem de sua vida, pois era jovem e de condições financeiras bem precárias, e sua mãe não tivera as condições de proporciona-lhe certos passeios."
A viagem segue perfeitamente bem, Rebeca irradia felicidade, mas, ela nem imagina o quanto essa viagem irá mudar sua vida completamente. Ocorre uma explosão e ela é levada a uma floresta em outra dimensão.
 "Havia uma floresta de beleza incomparável, com árvores grandes e pequenas de várias cores e cada árvore exalava um perfume diferenciado, como se fizesse a fotossíntese do lugar."
***
Assim que li a sinopse do livro me enchi de boas expectativas, mas nem vou culpar isso pois acredito que não foram minhas altas expectativas que fizeram eu não gostar da história. O livro tem sim uma ótima base, tinha boas chances de ser muito bom, mas, não foi.


Não achei a escrita da autora totalmente ruim, contudo, pelo menos nesse livro, foi muito rápida e nada envolvente. Mesmo o livro contendo poucas páginas, demorei bastante para finalizar a leitura, pois, a cada vez que lia um pouco, achava mais chato e me sentia totalmente confusa.
Sinceramente, não sei se conseguiria explicar o que acontece durante a história contada, apenas pouquíssimas coisas que aconteceram no começo e um pouco do final.
Muitas vezes, enquanto estava lendo, me distraia completamente e tinha que voltar para re-ler a página - e ainda assim, não entendia o que havia ocorrido. Também achei vários erros de revisão, inclusive erros na escrita dos nomes dos personagens.
Há também o romance que, também tinha de tudo para ser bom, mas, não me passou nada de emoção.


Mesmo que a leitura tenha sido, para mim, bem decepcionante, há alguns pontos positivos. Achei a protagonista forte e esperta, nas vezes em que eu conseguia entender algo ela se mostrou bem madura. (Mesmo sendo um ponto positivo, foi meio estranho, pois, no início a Rebeca parece ser bem inocente e infantil, de repente, ela se torna muito madura e cheia de determinação.)

Embora não tenha sido bem aproveitada, a ideia da autora  foi bem válida. O livro traz várias reflexões sobre a conexão entre nós (humanos) e a natureza. Inclusive, acho que o que mais gostei no livro foi das considerações finais da autora.


A edição está bonita, gostei bastante dessa capa!
Não foi um livro marcante para mim, nem é um que indico, mas, se sentir curiosidade não custa  nada arriscar, até porque é bem curtinho.


35 comentários

  1. Oi Catrine, tudo bom?
    Que pena que não tenha curtido, devo confessar que a sinopse não me chamou a atenção, mas a capa achei bonita.
    Ah, adorei as suas fotos, ficaram bonitas.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrario do conteúdo, realmente, a capa é Bem bonita. :)

      Excluir
  2. Confesso que ao ver a capa (que achei bonita) bateu uma curiosidade para ler, apesar de não curtir muito o gênero, mais eu ler sua resenha (super sincera) desisti.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei sua resenha! Pela sinopse eu achei a história bem interessante, mas ao ler sua resenha e ver como ela simplesmente não desenvolvia e ficava chata, eu desisti na hora. Mas pelo menos a personagem principal conseguiu se salvar, não é? Essa leitura eu passo rs
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, esse é um que indico para passar longe. :(

      Excluir
  4. Olá!
    É tão ruim quando nos decepcionamos com uma história, não?
    A premissa parece interessante, mas pelo visto a autora poderia ter desenvolvido melhor a história. Por outro lado gostei de saber da maturidade da protagonista.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É péssimo! kkkkk Como disse, a ideia era boa, mas, não foi bem aproveitada.

      Excluir
  5. É uma pena quando a ideia é boa mas de alguma forma a gente não consegue se envolver na história e a leitura acaba ficando ruim...
    Porém o mais chato de tudo é quando a gente não se prende e no fim a leitura fica arrastada e demora mais do que um livro com três vezes mais páginas. Achei a ideia interessante, mas não sei se o colocaria na lista de desejados...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro é maravilhosa! Infelizmente, não sou fã de livros desse gênero, não consigo prender minha atenção neles :( Sua resenha foi muito bem escrita e cheia de verdades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante da capa, um dos poucos pontos positivos.
      Obrigada! :)

      Excluir
  7. A capa e a sinopse acenderam uma centelha que foi logo apagada pela sua resenha kkkkkkkk Quando eu leio um livro que fico com o pensamento disperso é pq não esta bom.
    Que pena que a leitura não foi para você.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, se ele deixa o leitor por fora já é um sinal que não será bom. :(

      Excluir
  8. Oiie, tudo bem? Achei a capa do livro bem bonita, e a sinopse até é interessante, mas provavelmente me irritaria com o mesmos pontos que você... e que pena que se sentiu perdida na história e acabou não conseguindo se envolver :/ Provavelmente não irei ler.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem.

    A sinopse é muito interessante e a capa chama atenção. Uma pena a experiência de leitura não ter sido tão boa. Mas é assim mesmo, uns funcionam outro não. Adorei a resenha. Boas leituras.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, é assim a vida de leitor, não?! haha
      Que bom que gostou! ❤

      Excluir
  10. Oi Catrine.
    Que pena que foi uma leitura ruim pra ti. Quando a gente não se envolve com a história tudo fica mais difícil mesmo. A premissa é até interessante como você bem pontuou, mas não sei se teria vontade de ler esse livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! :/
      A premissa me deu bastante vontade de realizar a leitura, mas, não foi como esperei.

      Excluir
  11. Olá Catrine!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas só de olhar para a capa esse livro despertou a minha total atenção. A premissa dele é muito boa, pena que você não tenha gostado da leitura. Gosto muito de aventura, magia e romance no mesmo livro, mas vou deixar passar dessa vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amooo os gêneros!! Pena que, foi decepcionante para mim. :/

      Excluir
  12. Oi Catrine, sua linda, tudo bem?
    Que pena. Confesso que não me interessei pela história, pois a autora não conseguiu prender sua atenção. Preciso me envolver com os personagens acreditar neles, e parece que isso também não aconteceu. Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o livro não prende é que tem cisa errada, não?! :(
      Que bom que gostou, Cila. Obrigada! ❤

      Excluir
  13. Olá, Catrine.
    Fiquei bem assustada quando vi que você deu apenas uma estrela ao livro. Depois que li a resenha entendi o motivo.
    É horrível quando a história é boa, mas não é aproveitada ou bem desenvolvida. Narrativa corrida é a pior coisa que tem, estraga a leitura.
    Fiquei bem decepcionada, por que olhando para capa parece ser um livro maravilhoso. Talvez eu daria uma chance ao livro, mas sem grandes expectativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não faltam são motivos. :/
      É muito ruim mesmo, principalmente quando as expectativas estão altas.

      Excluir
  14. Olá Catrine...
    Gostei muito da sua resenha, não conhecia o livro. A capa é bonita, mas não me chamou a atenção, assim como a história não me conquistou não.
    É a primeira resenha que li dessa história, vou procurar mais sobre esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá Catrine lendo o enredo do livro parece bem legal o livro, pena que a autora não soube colocar em palavras algo mais simples para preder o leitor. Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu não conhecia o livro anteriormente e assumo que fiquei extremamente curiosa. Porém, vi que não iria me agradar em alguns pontos, justamente pela autora ter errado a mão. Ainda sim, quero ler e tirar minha conclusões.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser arriscar fique a vontade, espero que funcione com você. :)

      Excluir
  17. Eu li o livro e achei o máximo, tudo de bom, uma História envolvente e conscientizadora! É Claro que gosto ninguém se discute (ou seja, nem Jesus agradou todos). Li alguns comentários no blog. Esso sim achei um absurdo, as pessoas nem leram o livro e disse que não leriam, só por causa de uma crítica de alguém que não gostou, hilário!!! Quando vejo isso fico preocupado com o nosso Brasil. São pessoas condicionadas por experiência dos outros. É por isso que as religiões sempre prevalecem nas vidas das pessoas. Condicionam, dominam, com falsas doutrinas do medo. Sabe por quê? Porque não lêem, só quer receber dos seus líderes. E é a sim que se tornam zumbis do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Joaquim, infelizmente não foi o meu caso! :(
      Nas minha resenhas eu nunca deixo de colocar tanto os pontos negativos quanto os positivos da obra. Acredito que ela não leriam não porque eu não gostei, mas pelos pontos que citei. Por exemplo, se dissesse que o livro tem uma narrativa muito densa e o leitor preferisse narrativas mais fluidas, porque leriam?!
      Claro que as vezes devemos conhecer, nos arriscar, mas vai de cada um escolher se arriscar ou não. Certo?

      Excluir

  18. Olá pessoal! Sou Simião Gomes, sou responsável por esta obra no Brasil e fiz questão de ler todos os comentários a respeito do livro. Percebo que muitas vezes as opiniões das pessoas ainda influenciam bastante na escolha de leitura. Já me deparei com diversas obras que tinham uma reputação negativa, mas, movido pela curiosidade, decidi dar uma chance e acabei surpreendido, pois muitas delas se tornaram alguns dos melhores livros que já li. Isso só reforça a ideia de que o gosto é algo subjetivo e pessoal, e não deve ser desconsiderado.

    Em 2015, uma pessoa entrou em contato comigo propondo uma negociação financeira para realizar uma resenha do livro. No entanto, decidi não investir nessa oportunidade. Fica a pergunta: Se eu tivesse pago pela resenha, será que a avaliação atual seria a mesma?

    Acredito que é importante refletir sobre como as opiniões podem ser influenciadas por diversos fatores, e que a verdadeira qualidade de uma obra muitas vezes só é revelada quando damos uma chance, independentemente das expectativas prévias.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design