20.6.16

RESENHA: A PUBLICIDADE SEGUNDO O MEU TIO OLAVO - EDSON ATHAYDE

Primeiro recebido em parceria com a Chiado Editora!!! 
Já tem um mês que recebi este livro, mas como também demorou um pouco para chegar, ele acabou me pegando já próximo à semana de provas e com dois livros na frente. Mas enfim...

Título: A publicidade segundo meu Tio Olavo
Assunto: Comunicação - Publicidade e Propaganda
Autor: Edson Athayde
Páginas: 252
Editora: Chiado Editora
Comprar: Chiado EditoraSaraivaLivraria Cultura
Ano de publicação: 2013
ISBN: 978-989-51-0889-3
Avaliação:

Sinopse
Um descontraído manual de como se faz e se vive a publicidade, escrito por um criativo que escolheu Portugal e foi reconhecido pelo mundo.
"Respeito. Esta é a palavra-chave para se fazer boa publicidade. É preciso admitir que o universo das donas de casa engloba, inclusive, a nossa mãe. E, por favor, não tente chamar a minha mãe de idiota."
É esta a mensagem de Edson Athayde para todos os promotores da "publicidade Pimba". Assim, o conhecido publicitário brasileiro, que contagiou Portugal com a sua energia criativa, defende nesta obra a inteligência sem elitismo, o desafio sem ameaça, a paródia sem ofensa, a originalidade sem ridículo, o entusiasmo sem histeria, a imaginação sem limite. Dá conselhos, recados, avisos, elogios, e uma coleção das saborosas máximas do castiço "Tio Olavo". 
Resenha

A Publicidade segundo meu tio Olavo teve sua primeira versão há quase 20 anos, sendo um best seller, com várias reedições.


O livro é um balanço de três décadas profissionais, contando muito do que o autor viveu a criar campanhas e anúncios.

Confesso que quando recebi o livro, fiquei meio receosa pois quando o solicitei tinha em mente cursar Publicidade&Propaganda, mas tinha mudado de ideia - Sim, vivo mudando de ideia quando se trata do que cursar! - mas mesmo sem tão boas expectativas comecei a ler.


Mesmo com o afastamento do desejo de fazer publicidade, assim que comecei a ler fui me sentindo cada vez mais envolvida, a escrita do autor é maravilhosa, levando em conta o estilo do livro, foi uma das mais divertidas que já li. Há humor na crítica, nas histórias contadas, nas partes reflexivas...
Louco, a coisa é de louco. A publicidade é uma das atividades com um dos maiores índices de loucos por metro quadrado. A coisa não é fácil. Quando um publicitário morre, são precisos dois caixões. Um para o corpo do defunto, outro para seu ego.
Logo de início Edson, divertidamente, nos apresenta, em primeira pessoa, um pouco da sua história de vida; define o que é a publicidade e o marketing,e a importância deles na vida das pessoas; nos passa informações e sensações sobre alvoroços das agências de publicidade... etc.

O Edson inclusive fez um mapa para que o leitor não se perca.


Mas e quem é esse tal Tio Olavo?
Só lendo! No início interpretei ao pé da letra e achei que fosse mesmo um tio do autor. Mas me enganei, e acredito que não fui a única...
O Tio Olavo tem sido meu fiel escudeiro desde a primeira crônica que publiquei sobre o fazer publicitário, ajudando-me a não tirar os pés do chão.

Agora, após ter lido, posso dizer, o mais admirável neste livro foi o fato de, ao contrário do que parece,  não se destinar apenas a publicitários. Apesar de ser perfeito - obrigatório - para publicitários ou amantes de anúncios, ele é bem mais do que isso, é uma ótima opção para qualquer pessoa. Inclusive minha mãe, assim que eu terminei, leu ele inteiro em pouco mais de um dia e ficou falando do quanto ele era rico.
Todos tem algo à aprender com ele, tem reflexões de sobra para todooos os tipos de pessoas.
São tantas que vou até citar algumas...
Abandonar algo pela metade é fracassar totalmente
O mundo é dos fazedores. De gente que, em vez de viver a dizer mal dos problemas, vai a luta e resolve-os.
É preciso estar sempre a inventar(-se) e a reinventar(-se). A aprender e reaprender.
Demonizar quem lhe nega numa oportunidade não é uma boa seleção. A recusa de hoje pode transforma-se na oportunidade de amanhã.

Sobre a edição, as folhas são amareladas, a diagramação ficou muito boa, o tamanho da fonte é grande - não exageradamente - o que facilita a leitura e deixou até mais bonito. O que não gostei mesmo foi da capa, mas isso não altera em nenhum ponto minha opinião. Sem dúvidas indico o livro para todas as pessoas. A publicidade segundo meu Tio Olavo e um livro, com diz minha mãe, muito rico, que me passou muitas mensagens maravilhosas, que vou levar para a vida, e espero que continue passando...

Aí vai minha parte preferida do livro:

46 comentários

  1. Oi, Catrine
    Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que acho que não leria.
    Mas que bom que gostou, mesmo desistindo do curso. Não imaginaria que uma obra assim teria humor, para você ver como as aparências enganam. Fico feliz que tenha feito uma ótima leitura.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enganam sim, e muito haha Nunca pensei que fosse rir tanto.

      Excluir
  2. Olá, Catrine!
    Gostei bastante da sua resenha. Confesso que não é um livro que me despertaria interesse em uma livraria... mas fiquei até curiosa depois de ler sua opinião. Parabéns pelo post.
    Bjs

    Roberta Costa - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia o livro e nem o autor, mas achei a pegado livro bem interessante, já que sou encantada com o mundo da publicidade e ainda sonho em cursar o curso de Publicidade e Propaganda. Adorei saber da existencia do livro e saber que é da Chiado Editora, que eu também sou parceira, é ótimo.
    Amei a resenha e as fotos.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema do livro, acredito que leituras de não-ficção deveria ser incluídas com mais frequência no nosso dia-a-dia. Eu iria ler este livro pelo título inteligente que me chamou atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria isso um tempo atrás haha Mas agora, concordo! ❤

      Excluir
  5. Ola Catrine mesmo com sua ótima resenha, a premissa do livro não chamou minha atenção, acredito que para quem está na área seja uma leitura obrigatória. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está muito boa, porém esse tipo de livro não me chama muito atenção, mas irei indicar bastante para alguns amigos! ><

    ResponderExcluir
  7. Ah, adorei essa dica do tio Olavo na última foto. Eu não entendo absolutamente nada de publicidade, mas achei o livro interessante. Não sei o leria, pois tenho uma pilha enorme aqui, mas a dica é boa.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    As fotos estão bacanas e a resenha atraente. Não sei se conseguiria ler até o final, mas bem que tentaria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Bom pela sua resenha o livro parece ser bem interessante e a leitura gostosa, gostaria de tentar sim, ler algo fora da rotina de gêneros.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  10. Para quem gosta de publicidade é um livro perfeito não é mesmo. Essa profissão é um muito interessante e a mente nunca para de pensar, não é mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria até obrigatória para eles, de tão bom que é. haha

      Excluir
  11. Oi Catrine, sua linda, tudo bem?
    Esse livro não faz meu estilo de leitura, por ser técnico. Mas gostei muito da última frase que colocou sobre a trincheira. Ótima dica para quem gosta.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, bacana a resenha, mas confesso que não seria um livro que eu "morreria" de vontade de ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim, que bom que gostou da resenha, haha. Obrigada!

      Excluir
  13. Oi Catrine,muito legal sua resenha,pois se vejo esse livro em alguma livraria,nunca me interessaria em comprá-lo,mas depois da sua resenha pode ser que eu mude de ideia,pois refletir sobre a vida é sempre bom,ainda mais se for de forma divertida.

    Adorei a resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! ❤
      Confesso que também não compraria se vesse haha Mas ainda bem que arrisquei a sair da zona de conforto!

      Excluir
  14. Olá! Achei sua resenha muito interessante e confesso que não daria tanta credibilidade ao livro se o visse em uma livraria... Parabéns.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Nem me fale nessa questão de organizar nosso tempo para ler os livros de parceria, tem meses que fico louca. Mas faz parte da escolha em ser blogueira literária e é tão bom receber livros não é!!??? Por isso só tenho parceria com duas editoras que adoro e alguns autores.
    Sobre essa dúvida em escolha de cursos/profissão relaxa, todos nós passamos por isso. E no meu caso que sempre sonhei com Turismo, fiz vestibular três vezes para poder conseguir. Depois de forjada fui trabalhar e após dez anos trabalhando na área agora estou pensando em fazer outra graduação, decepação com o curso escolhido no passado =(
    Sobre o livro, confesso que não o conhecia mas acredito que uma boa narrativa, aquela que prende a atenção do leitor e o deixa curiosa o faz ler sobre qualquer assunto, do mais clichê ao mais imaginativo. Fico feliz que essa leitura tenha sido prazerosa e surpreendente. Amei a dica!!!

    P.s. Só penso que o livro deveria ter uma capa mais produzida, sou a louca das capas, penso que uma capa linda e bem convidativa atrae mais leitores.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Aline!
      Aaah, é uma delicia quando eles chegam haha
      Sobre curso, espero que dê tudo certo e que em breve esteja onde queira estar. ❤
      E supeeer concordo com a capa, ela não é nada bonita! kkk

      Excluir
  16. Olá!
    Olha só, esse seria um livro para me tirar totalmente da minha área de conforto. Digo que não leria mesmo, não sou muito de ler livros tão específicos, mas quem sabe?
    Sua resenha ficou incrível, até porque é bem complicado resenhar não ficção.
    Seus quotes, é um livro cheio de frases feitas ou foi impressão minha?
    Enfim... O post não ficou frio e sem graça, como pensei que seria quando li o título, graças a você! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofaa ❤❤
      Então, é tipo um destaque e enfatização de algo com a frase. É uma frase mais perfeita que a outra haha
      Obrigada pelo comentário! ❤ Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz mesmo!

      Excluir
  17. Oiii Catrine, tudo bem?
    Realmente já havia visto apenas foto dessa obra, mas a resenha é a primeira, e me apaixonei completamente. Adoro esses temas, tenho vários na minha estante, com toda certeza quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Morgana
      Se gosta do gênero acho que vai gostar, hem!
      Assim espero... haha Espero que goste tanto quanto eu. ❤

      Excluir
  18. Oie Catrine.
    Ainda não conhecia esse livro e apesar da sua resenha levantar pontos bem positivos, não foi uma obra que me chamou atenção. Talvez, não leria por agora.
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Não tinha conhecimento da existência desse livro... mas acredito que a leitura deve ser bem rica mesmo... adorei os quotes... acho que tudo que te incentiva crescer e a se tornar alguém melhor profissionalmente é válido, mesmo que eu não consiga ler muito livros assim... que bom que gostou... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que nos faz crescer, de um jeito bom haha, é válido. Gostei sim! ❤

      Excluir
  20. Olá Catrine!
    Ainda não conhecia a obra e autor, mas gosto de leituras novas que podem me ajudar a crescer de alguma forma e esse livro parece ser bem interessante. Para quem trabalha na área de publicidade ou não, aprender um pouco mais sobre isso pode ser fundamental no futuro. Gostei muito dos quotes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Catrine!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante. É uma livro que não é voltado só para uma categoria e sim para todas as pessoas que querem crescer. Não sou muito de ler esse tipo de livro, mas ele me interessou muito.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Catrine, tudo bom?
    Para pessoas da área deve ser uma ótima leitura! Eu sou +/- da área, mas meu interesse maior é mais pro lado do marketing. Talvez eu leria esse livro, mas não por agora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Não conhecia o livro, mas pareceu bem interessante! Apesar de não ser publicitária (ou passar perto disso), acho que é essencial ter um pouco de conhecimento no assunto, afinal dizem que 'a propaganda é a alma do negócio', né?
    Sem dúvidas vou ler o livro se tiver a oportunidade! Esse tipo de livro sempre tem algo a acrescentar em nossas vidas! :)
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia! e mesmo não sendo nem pretendendo ser publiciatária ( sei que não nasci pra ser kk) acho que leria sim, pelo fato de que parece ser tipo um livro pra vida, independente da sua profissão e acho que as pessoas tem que está aberta a novas experiências, não é um livro que sairia correndo pra ler, mas se por acaso eu esbarrar nele pela vida, com toda certeza leria.


    bjs

    Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design