1.5.16

RESENHA: SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS - BECKY ALBERTALLI

Olá gente! Desde a primeira resenha que li sobre esse livro, me interessei em lê-lo. Buscando algo "diferente" do que tenho lido ultimamente, não pensei duas vezes - e que bom que fiz isso!.
"É o seguinte: o nome Simon quer dizer “aquele que ouve” e Spier quer dizer “aquele que observa”. O que significa que estou destinado a ser fofoqueiro"
Título Original: Simon vs. The Homo Sapiens Agenda
Título no Brasil: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Assunto: Literatura Estrangeira - Relacionamentos
Autora: Becky Albertalli
Tradução por: Regiane Winarski
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Comprar: Buscapé - Comparação de preços
Ano de publicação: 2016
Avaliação:
Sinopse
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.
Resenha

Em Simon vs Diário Homo Sapiens conhecemos mais sobre Simon, um menino gay que ainda não "saiu armário", aliás, não tem pressa e nem se preocupa com isso. Ninguém sabe da sua homossexualidade, exceto Blue. A cada e-mail trocado, os dois se aproximam mais, descobrindo problemas e gostos em comum.
"Acho que você é o mais perto que já cheguei de um diário."
Mas a história realmente começa quando Martin, um "colega" de escola de Simon, acaba descobrindo tudo, e com capturas de telas do e-mail trocados entre os dois, começa a chantagear Simon.
E isso acaba fazendo com que ele comece a refletir sobre oque mais se recusava a pensar. Sair ou não do armário?
...
"Agenda Homossexual? Não sei. Acho que está mais para Agenda Homo Sapiens."
O livro é narrado em 1º pessoa, pelo ponto de vista de Simon. A escrita é bem direta, simples mas atual e inteligente, e flui muito bem.
Confesso que no começo achei que não iria gostar tanto do romance entre Blue e Simon, tinha quase certeza que seria algo forçado, mas felizmente isso não ocorreu. A narrativa é bem natural e realista, em poucos momento eu via a história como "a história de um gay preso dentro do armário", pois não é só isso, trata de vários assuntos como: amadurecimento, amizade, família, homofobia, romance...
"As pessoas são mesmo como casas de quartos grandes e janelas pequenas. E talvez seja mesmo uma coisa boa que a gente nunca pare de surpreender os outros"
A leitura é bem leve e divertida, com certeza a autora mandou muito bem, tratou de um assunto polemico e importantíssimo de uma forma delicada e bonita. O leitor se coloca no lugar de Simon, ansioso para descobri quem é Blue. O casal formado é muito fofo, shippavel do começo ao fim do livro e a todo momento entre os dois você está lá torcendo por eles. 
Os personagens secundários também são ótimos. A família de Simon é adorável, se preocupa com o filho, claro, mas busca sempre o entender. Os amigos então, incríveis. 
"Tudo é como sair do armário."
O livro só não superou tanto minhas expectativas em relação ao final, esperava muito mais. Foi lindo? Sim. Mas achei que poderia ser bem melhor, fiquei com a ideia de que faltava algo para acontecer. Queria mais páginas e mais acontecimentos!
Mesmo com esse ponto negativo a leitura, sem dúvidas, valeu a pena!
Indico o livro pra todos, acho que ele nos passa várias mensagens e lições que podemos – devemos – levar para a vida. Sem contar que é o presente perfeito para aquele "amiguinho" homofóbico.
"Até que é bom não ter que ser tão crítico, pelo menos uma vez na vida."

34 comentários

  1. Estou muito curiosa para conhecer essa história, ainda mais depois de ler tantas resenhas e postagens especiais sobre ele. A editora está de parabéns por todo o projeto de divulgação em cima dele. Apesar de você ter se decepcionado um pouco com o final, sua resenha me motivou muito a querer adquirir meu exemplar ;)
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não tenha gostado tanto do final, a leitura valeu muito a pena! ❤

      Excluir
  2. Ola Catrine lindona estou doida para ler esse livro, gostei muita da temática ainda mais sendo tratada de maneira leve, o gato de nosso protagonista ser chantageado e começar a refletir sobre suas escolhas e encarar o mundo já vale a pena a leitura. Pena que o final não atendeu suas expectativas, pretendo ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Amei Simon. Tudo na história é simplesmente perfeito. A troca de e-mails, o debate da escolha sexual, o clima de romance, as trapaças, tudo!
    Realmente acho que é um livro que cativa o leitor e precisa ser divulgado para o maior número de pessoas possível!
    Adorei a resenha fiquei feliz que tenha gostado tanto.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, ele com certeza merece uma grande divulgação. Quanto mais pessoas o conhecerem, melhor! :)

      Excluir
  4. Olá

    Acho super importante os autores estarem saindo da zona de conforto para falar sobre assuntos importantes. Esse livro já me interessou de cara e espero muito em breve poder ler. Achei legal os pontos que você citou. Creio que seria muito proveitosa para mim mesmo o final não ter atingido suas expectativas.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, felizmente, ultimamente vários autores estão cada vez mais falando sobre esses assuntos considerados "polêmicos". O que é bom, já que nos faz refletir sobre.

      Excluir
  5. Olá Catrine,
    Ultimamente tenho visto apenas elogios para esse livro e, a cada resenha que leio, sinto mais vontade de ler esse livro.
    Gostei muito da sua opinião e acho que, com exceção do final, o livro é incrível. É bastante legal ver livros do tema, pois é um tema que todos se veem na obrigação de 'aceitar' mas não discutem, sabe? A pessoa homossexual não se sente livre para dizer o que é.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve e não sentir falta desse algo no final.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta do tema, provavelmente vai amar esse. Espero que goste, e que o final supere suas expectativas haha ❤

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Poxa, é uma pena que o final do livro tenha te decepcionado um pouco *-* estou doida para ler esse livro desde que vi a sinopse dele pela primeira vez (meio que paixão à primeira vista...hehe'), e estou bastante animada para lê-lo, pois eu adoro romances e histórias divertidas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então haha desde a primeira resenha gostei da premissa e procurei ler. Espero que goste da leitura!

      Excluir
  7. Eu ainda não conhecia o livro e mesmo não tendo me interessado por ele, percebi que tem muito sarcasmo nele e gosto disso nos livros, desde que não fiquem exagerados ou forçados demais. Legal vocÊ ter lido uma^resenha e se interessado por ele, é bom quando gostamos de um livro que estávamos ansiosos para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim haha a maioria são nas trocas de emails entre os dois. ❤

      Excluir
  8. Oie!
    Mesmo com o final que poderia ser melhor, é um livro que me deixou na vontade para ler. Eu ainda não conhecia essa trama, e fiquei intrigada com essa narrativa, onde traz de forma delicada, assunto tão polêmico. É um livro que vou dar uma chance na leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto mais positivo nele, naturalidade :)
      Espero que goste! ❤

      Excluir
  9. Hello, garotas!
    Que legal conhecer o blog de vocês e descobrir que são mineiras como eu! <3
    Devo dizer que o livro já me deixou com água na boca. Gosto de histórias que trabalhem temas contemporâneos e polêmicos como a homossexualidade (tema que adoro, aliás, embora não tenha lido nenhum livro que aborde o assunto ainda, masssss... que inseri dentro de uma história que estou escrevendo =P)
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineira? adogoooo haha
      Também não tinha lido nada sobre, esse foi o primeiro e vale super a pena.

      Excluir
  10. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro, acho a premissa muito bacana e to bem curiosa em relação aos e-mails. É uma pena o final não ter sido tudo aquilo que tu idealizou, mas a sua resenha tá tão boa e positiva que eu preciso ler pra ontem. Tenho certeza que ele nos passa uma mensagem muito importante sobre a homossexualidade, empatia e tudo mais!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem dele é bem bonita, vale a pena ler. Ser for ler, espero que goste! ❤

      Excluir
  11. Oi, Catrine! Tudo bem?
    Quero demais ler este livro! A cada resenha que leio fico ainda mais apaixonada pela fofura de Simon e Blue ao se corresponderem por e-mails! Acho isso uma coisa muito legal, pois parece que nos e-mails muitas vezes somos capazes de expressar mais do que em uma conversa cara-a-cara. Amo livros de romance LGBT, então é certeza que vou gostar deste também. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fofo! Espero que supere suas expectativas haha

      Excluir
  12. Oi, não me interesso pelo tema abordado no livro, apesar de saber que o foco não é a saída ou não do rapazinho do armário. Mas fico feliz que tenha gostado.
    Não sei como são seu amigos homofóbicos, mas, os meus são pessoas mais velhas como pai, tio, vizinho... certamente me tacariam o livro... Prefiro não arriscar hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi
      Os meus são de todo tipo! O no meu caso, eu que tacaria o livro neles para lerem e aprenderem haha

      Excluir
  13. Olá! Essa é a segunda resenha que leio da obra, mas vi algumas divulgações e não me atraí pela história. Já tive algumas experiências com enredos que se baseiam na troca de e-mails, mensagens e tal, mas até agora não gostei muito e não sei se com esse livro seria diferente. De qualquer forma, para quem gosta do gênero e da forma como o enredo é narrada, parece ser uma ótima leitura.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu só ouço elogios e elogios desse livro. Eu acho muito bacana o tema tratado nele, ainda mais nessa época que existe tanta gente preconceituosa, ele é um baita tapa na capa dessas pessoas hahaah o livro parece ter uma trama muito bacana e bonita. Com certeza quero ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de desejados já faz um tempinho, eu tenho muita curiosidade para saber como a historia vai se desenvolver. Fico feliz que tenha gostado da leitura, apesar do final ter te decepcionado um pouco. Espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Ai que bonitinho. Eu não costumo ler YA, mas é tão bom encontrar um livro que apresenta protagonistas homossexuais, sabe. Isso é muito importante, representação e visibilidade é importante <3 Algumas pessoas que me conhecem se surpreenderiam ao me ouvir dizer que leria sim esse livro, com certeza HAHAHAHHA Normalmente passo longe de livros adolescentes, mas esse é especial. É tão difícil as pessoas terem empatia por homossexuais que qualquer meio que nos faça entender um pouquinho todos os conflitos e limitações que sofrem apenas por sua condição sexual merece nossa atenção. Fico realmente feliz que tenha compartilhado essa dica <3 Peço licença pra compartilhar sua resenha em minhas redes sociais <3
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não gostando muito de YAs acredita que ira gostar desse. Vale muito a pena!! haha <3

      Excluir
  17. Minha sobrinha acabou de concluir a leitura desse livro e agora vai me emprestar. Estou doida para lê-lo, pois parece-me uma leitura encantadora. Acho muito positivo que se discuta a questão da aceitação. Creio que a igualdade, que muitos defendem ferrenhamente, passa pelo respeito às diferenças. Eu ainda nem fiz a leitura e já me sinto comovida com Simon. Espero que o livro alcance as minhas expectativas, que são muitas. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não só alcance como também supere! :)
      Obrigada! <3

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design