31.3.16

RESENHA: SEJAMOS TODOS FEMINISTAS - CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Titulo Original:We Should All Be Feminists
Título: Sejamos todos feministas
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Cristina Baum
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Feminismo
Número de páginas: 64
Comprar: Compara Preços - Buscapé
Sinopse
Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância, Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: "Você apoia o terrorismo!”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Resenha

Sejamos todos feministas é uma adaptação de uma palestra que a Chimamanda Ngozi Adichie fez no TEDx Talks, em 2013. O livro é bem curto e fácil de ser lido, tem apenas 64 páginas, possui uma linguagem fácil, uma narrativa muito cativante, o que faz com que essas 64 páginas passem voando. A autora mostra ao leitor como é a vida das mulheres nigerianas, conta relatos sobre a sua vida, de amigos e parentes. 

O livro aborda sobre a importância do feminismo nos dias de hoje, nos mostra que a luta das mulheres não chegou ao fim, - como muitos pensam - e que o feminismo não é importante somente para as mulheres. 

Sejamos todos feministas é um livro que todos deveriam ler, independente se concordam com o movimento ou não, é um livro que deveria ser distribuído nas escolas, que nos dá uma bela noção sobre o que é feminismo, para que serve, nos mostra o porquê de ele ser importante ainda nos dias de hoje, o livro traz uma definição sobre o que é ser feminista: "Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos"

Sejamos feministas se encontra em formato de livro, 
E também faz parte da música Flawless, da Beyoncé. num ft. com a própria Chimamanda: Aqui

O livro digital (e-book) é super acessível, se encontra grátis em várias lojas online.

18 comentários

  1. Oi, quero muito ler esse livro, por se retratar do feminismo, movimento que apoio e a ideia de transformar o discurso em um livro ficou bem interessante, para conhecermos melhor o que é feminismo e para com certos preceitos e preconceitos acerca desse assunto. Ótima resenha.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho nesse livro e concordo contigo, todos deveriam ler, concordando ou não com o movimento. E principalmente por aquelas pessoas que se dizem feministas, mas que na verdade nem sabem sobre o que se trata o movimento e saem dizendo abobrinhas na internet.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! é esse tipo de gente que difama as/os feministas. Bjs.

      Excluir
  3. Awn, eu adoro e admiro muito a Chimamanda, amo as palestras dela, assisti muitas que encontrei disponível na Internet! Li esse livro logo depois que vi a palestra, é exatamente a mesma coisa, então para o pessoal mais preguiçoso eu indico que assistam.
    É uma boa introdução para quem não sabe exatamente o que é o Feminismo e por quê é importante. A linguagem simples e bom humor da Chimamanda torna a leitura muito agradável.
    Muito bom ver outros blogueiros comentando esse livro <3
    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chimamanda <3
      Realmente, o livro e a palestra são a mesma coisa. É incrível como a Chimamanda consegue falar de um assunto tão sério, de forma tão humorada! a platéia na palestra ri toda hora. hahaha
      Beijos, volte sempre. ;)

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Já li outras resenhas sobre esse livro e acredito que é um livro que todos precisem ler mesmo. Já assisti algumas palestras da Chimamanda na internet e ela é sensacional, apenas.
    É um livro para quem quer saber mais sobre o tema, quero muito lê-lo em breve.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Eu vi a palestra dela no youtube e lembro de ter ficado impressionada com as palavras delas. Não sabia que tinham publicado um livro. nem preciso dizer que quero ler e acho realmente importante todos terem essa oportunidade, é uma ótima forma de abrirmos nossa visão de mundo. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tenho que te fazer uma pequena correção. Eu que fiz essa resenha, sou o novo colunista do blog. Espero que vocês gostem dos meus posts aqui. Muito obrigado, me incentiva muito ver que gostou da minha resenha. Abraços!;)

      Excluir
  6. Olá,

    adorei sua publicação, acho que sendo ou não à favor, nós devemos ler essa obra, ao menos para aprofundar um pouco e conhecer um pouco mais sobre esse movimento feminista. Adorei a sua resenha, simples e objetiva. Parabéns. Bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,fico feliz por ter gostado da resenha, muito obrigado! :)

      Excluir
  7. Menina, tem tanto tempo que quero ler esse livro que nem sei mais por onde ele anda. E ganhei de uma amiga e acabei não lendo depois que começaram as provas da facul, mas com essa resenha incrível não tem como adiar essa leituraa. Ser feminista é uma questão de direitos humanos e acredito que esse livro vá ajudar muita gente atirar os preconceitos da mente e abraçar a causa. Obrigada por esse trabalho! bjos

    ResponderExcluir
  8. A premissa do livro me interessou muito. O assunto deveria ser discutido por todos mesmo. Há pessoas muito preconceituosas sobre isso. Sendo que tudo o que as feminista pregam é a iguadade e a liberdade de ser quem você quiser.
    Adorei a resenha.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que resenha maravilhosa que fala de um tema tão atual e em evidência já que mês passado foi comemorado o dia internacional da mulher. Espero que todo esse preconceito que infelizmente na nossa sociedade ainda existe contra a mulher deixe de existir. O Feminismo é um tema que deve ser mais e mais dialogado e discutido. Não conhecia a autora, mas já tinha visto falar sobre esse livro em outros blogs e canais literários e sim pretendo ler. Parabéns pela resenha, ficou excelente.
    Beijos, Luan. <3

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que mulher espetacular essa Chimamanda...
    Assisti a palestra e adorei não só as ideias, mas principalmente a maneira como elas as passa...
    Vou procurar o livro...
    Ótima indicação

    Bjo
    Coordenadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Sua ideia é super válida,distribuir esse livro nas escolas seria ensinar desde pequenos as nossas crianças que devemos respeitar os outros,as diferenças e isso só ajudaria a melhorar a nossa sociedade. Não conhecia a autora e nem sabia dessa palestra mas fiquei com vontade de saber o que ela tem a falar sobre o assunto,são tantas besteiras faladas em nome do feminismo que quando alguém sensato o faz,precisamos correndo ler e divulgar.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Nossa que livro curtinho...
    Ele não se encaixa muito no meu estilo de leitura e posso me arriscar a dizer que nem nos meus ideais. Por isso não sei se o leria, mas confesso que fiquei curiosa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design