9.8.16

RESENHA: MULHERES QUE NÃO SABEM CHORAR - LILIAN FARIAS

''Duvidam muito das mulheres, fazem piadas e nos chamam de sexo frágil. Mas quem já experimentou a força de uma mulher ferida sabe das dimensões da sua astúcia.''
Título: Mulheres que não saber chorar
Gênero: Literatura Nacional - Feminismo, LGBT, Romance, Drama
Autor(a): Lilian Farias
Páginas: 207
Editora: Giz Editorial
Ano de publicação: 2014
ISBN: 978-858-270-065-5
Avaliação:
Sinopse
Mulheres Que Não Sabem Chorar conta a história de duas pessoas que se reconhecem como mulheres e que se amam em toda a sua plenitude. Desse amor renascem sentimentos que outrora fora reprimidos: dores; curas e anseios sobre o próprio amar e ser amada. Duas mulheres que precisam quebrar o pior e mais severo dos preconceitos: aquele que habita em nossas entranhas! Mais que uma relação homoafetiva, Mulheres que não sabem chorar nasceu dos meus 40 dias no deserto, durante todas as privações e isolamentos sociais. O deserto me ensinou a recolher e emanar as minhas ancestrais para me dar vida própria e encarar o mundo, depois soprei nas palavras da vida, que pulsava nas minhas veias, a força de Ísis.
Resenha

Mulheres que não sabem chorar conta a história de Olga e Marisa, duas mulheres que sempre tiveram uma relação nada amigável, vizinhas há 20 anos, e desde todo esse tempo vivem se atacando.

Marisa, é bem sucedida financeiramente, tem a vida totalmente sob controle, ama flores, viciada em cigarros, tem eles como fonte de prazer e liberdade. Olga, refém do álcool,  uma pessoas sofrida e solitária que bebe para esquecer. Mas que resolve atender o último desejo da filha antes de vir a falecer, tentaria parar de beber.

A "dona da verdade", Marisa, despreza Olga e faz de tudo para provar isso. Até que um dia algo terrível acontece com Olga, e sua vizinha irá socorre-la, ajuda-la, até que aos poucos se tornam amigas, e dessa amizade floresce mais sentimentos.
***
Assim que recebi o livro já me senti toda empolgada para realizar a leitura, confesso que até acelerei com o que estava lendo. haha


Que livro!!
Mulheres que não sabem chorar é uma janela para a realidade. O livro não é apenas um romance homoafetivo, como parece, mas sim, um conjunto de histórias repletas de reflexões sobre a realidade. Nele a autora trata, muito bem por sinal, sobre temas considerados polêmicos ou até indelicados, como: feminismo, machismo, violência, vícios, vingança, traumas etc.

Além da escrita da autora ser muito boa, o livro é baseado em histórias reais, e acho que também por esse motivo as histórias me tocaram ainda mais profundamente.  Há relatos sobre o que uma mulher passou no tempo da ditadura internada em um sanatório, em condições lastimáveis; isso porque na época a homossexualidade era tratada como uma doença, então seus pais a internaram, e pior, sabendo dos métodos utilizados.


Durante toda a leitura houve várias partes em que me senti obrigada a parar para refletir, pois não são coisas que aconteceram, e sim, que acontece até hoje. Chega vir aquela vontade de peguntar (gritar) para cada sexita/homofóbico/babaca do mundo o que eles tem na cabeça. Nossa, hem!?!  
"Vivemos por décadas numa sociedade machista e, de contraponto, nasce o movimento feminista para, quem sabe, equilibrar as coisas. Para um dia não nos degradarmos nos rótulos."
Amo fantasias, mas acho maravilhoso quando o autor consegue retratar a vida real de uma forma tão verdadeira, que foi oque aconteceu. Além de reflexiva e emocionante a leitura é até didática, os assuntos são muito bem aproveitados e passados diretamente ao leitor, mesmo quando utilizava metáforas consegui receber o que a autora tentou passar.
''Sei que nós mulheres sofremos preconceitos, humilhações, privações e até violência. Mas caso o homem não queira perpetuar a ideologia machista, ele sofrerá igual ou mais que a mulher. Por exemplo, caso ele não se importe em não se casar aos 40, de duas uma, ou é galinha ou homossexual...''
O final do livro é muito surpreendente! Nada do que pensei para o desfecho aconteceu, mas superou minhas expectativas. Amo o título desse livro, pode parecer mas não é algo vago, tem todo um significado especial e quem ler vai saber do que estou falando.

Cada capítulo tem o nome de uma flor, amei isso! Nas ultimas páginas a autora ainda deixa o significado de cada flor. A edição é maravilhosa, tanto por dentro como por fora.


Até então, não tinha lido nada da Lilian, exceto textos curtos, e fiquei mais que satisfeita com a escrita dela. É algo tão poético, escrito com a alma, e ao mesmo tempo leve e atual, cheia de reflexões e metáforas. Estou completamente apaixonada pela escrita da autora. Indico a todos!!!

40 comentários

  1. A cada resenha que leio sobre este livro fico mais curiosa para ler. Acho a premissa incrível e tenho certeza que deve ser muito reflexivo e empoderador. A resenha ficou maravilhosa, parabéns.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Catrine, como vai?
    Eu sou completamente apaixonada por esse livro, por mais que ainda não tenha ido oportunidade de realizar a leitura, sua resenha está linda e as fotos ficaram incríveis, dica super anotada <3
    Beijijnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quem não leu se apaixona! hahah
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, vale muito a pena.
      Obrigada! ❤

      Excluir
  3. Oi Catrine acabei de ler uma resenha desse que assim como você o encheu de elogios, não acho que eu esteja em um bom momento para leitura pq estou em busca de leituras mais leves, mas definitivamente estou curiosa com essa narrativa. O fato de ela retratar a realidade e ter relatos tão fortes e verdadeiros é um ponto positivo a meu ver. Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que se sentir disposta trata de matar essa curiosidade. haha.
      Que bom que gostou, obrigada.

      Excluir
  4. Olá! Adorei sua resenha! Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei curiosa sobre a história. Muitos livros com temática LGBT tem sido lançados e esse parece ter um diferencial, tratando o feminismo e outros assuntos pesados, como vícios e traumas, de forma leve. Vou anotar a dica. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada! ❤
      Esse é um ponto bem forte dele,não trata de apenas um tema, e sim, de vários. :)

      Excluir
  5. Já é a segunda vez que leio uma resenha desse livro, minha vontade de ler essa obra aumentou mais ainda a partir da sua resenha. É diferente ver livros em que pessoas mais velhas tem uma relação homoafetiva, os escritores costumam escrever esses romances baseados nos jovens e eu gostei dessa maneira. Parece ser uma boa leitura, até por que você disse que trata de assuntos que a nossa sociedade sofre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Amanda! Raramente vejo com protagonistas com mais idade.
      Sim, trata-se de uma ótima leitura, vale muito a pena,

      Excluir
  6. Olá!

    Já conhecia esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler e também não sei se tenho vontade de ler. Não me sinto no direito de comentar nada sobre o assunto do livro, já que não tem conhecimentos prévios para isso.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo para conhecer mais sobre os assuntos. :)

      Excluir
  7. Uma amiga já leu esse livro e só falou coisas boas, assim como sua resenha, gostei muito do assunto abordado. Dica anotada e espero ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  8. esse livro é maravilhoso, Lilian escreve bem demais e sou apaixonada por suas obras... Essa edição é inda tbm, e realmente é uma leitura que nos coloca em reflexão... de tão densa, temos que respirar fundo e seguir aos poucos, porque alguns trechos são fortes e incomodam bastante...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosoo!! ❤
      Verdade, temos que dar aquela pausinha básica para se recompor. haha

      Excluir
  9. Já li tantas resenhas a respeito dessa obra e todas elas falam tão bem dela que vou acabar furando a fila e lendo esse livro logo! kkkkkkk
    Parece ser uma leitura maravilhosa, que bom que também gostou! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa, sim!
      Fura mesmo, haha, espero que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  10. Falam tão bem deste livro e eu moscando ainda não o li :(
    Já li alguns textos da autora no blog dela, então não me surpreendo pela resenha maravilhosa sobre o livro, ela realmente coloca sentimentos em suas palavras. Pretendo ler com certeza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Catrine.

    Eu não conhecia este livro e pela resenha eu quero dar uma chance para conhece-lo. Principalmente por abordar sobre homossexualidade. Tenho poucos livros a respeito e achei interessante.Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Catrine, sua linda tudo bem?
    Antes de mais nada, essa edição está linda, a editora caprichou. Já conhecia o liro de muitas resenhas elogiando que li. Mas você ganhou com sua resenha, falou do livro de uma forma muito tocante. Não tem como não querer ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que om que gostou! Muito obrigada, Cila! ❤❤

      Excluir
  13. Eu tenho lido vários elogios em relação as obras da Lilian, isso só me deixa mais curiosa e empolgada para ler algo dela. Mulheres que não sabem chorar parece ser uma leitura muito emocionante, quero muito conferir, espero poder ler em breve.
    A capa é linda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito emocionante! Maravilhosa essa capa, não?! ❤

      Excluir
  14. Oieee! Acabei de ler outra resenha sobre esse livro e parece que ele cativou geral! Não tinha como ser diferente né? A temática é forte e maravilhosa, acredito que realmente consegue tocar o leitor. Com certeza a Olga e a Marisa vão me emocionar. PS: Ainda tô in love pelos capítulos de flores <3

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não se emocionar e se sentir tocada.
      Aaah, também achei uma gracinha esses capítulos! ❤❤

      Excluir
  15. Olá Catrine, bem interessante a resenha desse livro, eu sempre leio resenhas, mas nunca tinha me interessado em ler. Vou dar uma chance. Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu também adoro a escrita da Lilian, a considero um dos grandes talentos brasileiros atuais. Esse livro está na minha lista de leitura e espero fazê-la em breve! Amo bons dramas, com temas fortes e polêmicos e que nos fazem refletir sobre a vida. Essa história parece chamar a atenção para o alcoolismo, a homossexualidade, o machismo e outros pontos que considero super importantes que sejam temas de discussão atualmente. Adorei os capítulos serem divididos por nome de flores e, conhecendo a autora, imagino que tenham a ver com os temas abordados em cada um deles.
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, concordo que a Lilian é um dos grandes talentos do Brasil. ❤
      Se você gosta de histórias do tipo, com certeza ira gostar de Mulheres que não sabem chorar. :)

      Excluir
  17. É a segunda resenha que leio de Mulheres que não sabem chorar e ambas elogiaram bem o livro e gostei muito de saber que é um livro que cativa, real e com história que refletem no leitor. Tenho o livro no Kindle, mas não cheguei a ler ainda, agora estou bem curiosa, o gênero não é exatamente meu favorito, mas curto acompanhar, enfim, espero muito gostar quando ler e ter uma experiência tão boa quanto você!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  18. Olá, Catrine. Li uma resenha desse livro há pouco tempo e fiquei bem interessada, ainda mais por ser um livro que envolve um casal de lésbicas.
    Já vi vários comentários positivos a respeito dos livros desta autora e espero não me decepcionar quando eu tiver a oportunidade de ler o livro dela. Fico feliz que o livro tenha lhe agradado!

    ResponderExcluir
  19. Catrine menina que resenha maravilhosa. Fiquei louca para ler esse livro. Bom demais quando o autor consegue tratar de assuntos tensos e polêmicos com leveza mas com seriedade.
    Amei a sugestão de leitura e como nunca li nada sobre o assunto aceito a sugestão.
    A capa e as fotos que você tirou ficaram lindas. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa! <3
      Que bom que gostou, super indico. A escrita da autora é linda, com aquele toque poético delicioso. :D

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design