7.4.16

RESENHA: CORAÇÃO SEM FIM - LARISSA LÚCIO DE CARVALHO

Oláaa!
A primeira resenha do mês é do livro que recebi em parceria com a autora Larissa Lucio, que foi super atenciosa e enviou o livro bem rápido.❤❤

Titulo: Coração Sem Fim
Autor: Larissa Lúcio de Carvalho
Assunto: Literatura Nacional - Romance
Editora: Chiado
Páginas: 452
Ano: 2014
Comprar: Livraria Cultura  | Chiado Editora | Estante Virtual 
Sinopse
Um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano, o conflito que esbarra no contraste do volúvel para o estável. A preocupação com o habitat marinho, a luta pela preservação das tartarugas marinhas e recifes de corais, a adoção de animais abandonados, temas polêmicos envolvendo dislexia, bipolaridade e bulimia. Tudo dentro de um cotexto familiar que se entrelaça concomitantemente nas relações de amizade, gerando amores platônicos, amores reais e amores doentios.
Resenha

A obra narra a história de Samanta, Ruan e Bianca; que são melhores amigos desde a infância, mas com o passar dos anos essa amizade foi se transformando em algo mais forte.
Entretanto, o problema é que Bianca ama Ruan, mas esse amor não é correspondido da forma que ela deseja, pois quem ele realmente ama é Samanta, virando assim um triângulo amoroso bem complicado, já que todos são amigos.

Amando Ruan e ao mesmo tempo valorizando muito a amizade com Bianca, Samanta já não sabe o que fazer.
Se entregar aos seus sentimentos, recém descobertos, por Ruan e acabar magoando Bianca, ou mudar de pais, já que passou em uma ótima faculdade fora do Brasil, mas ir com o coração partido?
...



O livro é narrado em terceira pessoa, confesso que várias vezes tive que reler algumas partes, pois me perdi um pouco já que os pontos de vista da narração mudam de personagem. 

Foram vários os pontos positivos, mas também tiveram os negativos.
Me arrastei para ler até chegar quase na metade do livro, tinha a sensação de que a história não tinha realmente começado.
Mas por outro lado amei o fato da autora tratar de váaarios assuntos muito importantes, alguns até polêmicos, em apenas um livro, como: bipolaridade, bulimia, dislexia, amor, amizade, a convivência com pais separados, filhos que seguem os sonhos dos pais e não os dele mesmo... E isso foi o que mais me chamou atenção, pois o próprio romance não me atraiu muito.

Outro ponto positivo é que a cada início de capítulo foi colocado uma frase, trechos da bíblia, frases de pensadores e filósofos e até da própria autora. Todas maravilhosas, inclusive um monte delas estão com marcadores.


O personagem que mais me apeguei foi o avô da protagonista Samanta, por sua inteligência e forma como trata todos com carinho. E também o Peter, que demora bastante  para aparecer mas com o pouco tempo que esteve já fez com eu tivesse ele como um dos meus personagens favoritos. 
E como não amar a Joaninha, e toda sua "mineirisse"?!
"Oh! Menina apoquentada, cruz em credo! Respeite a véia, senão nun faço o brigadeiro a manhã pro cê."
...
Mesmo com várias partes cansativas, não me arrependo nenhum pouco de ter lido, finalizei a leitura com várias lições adquiridas e com "coisas" ainda para refletir.
"Porém, infelizmente, nosso país não é. O melhor para se viver. A corrupção aflorada dos nossos políticos desencadeia um grave disponível social, gerando muita violência, saúde precária da educação também. Dentre os motivos que escolhi para estudar fora, esses são alguns deles."
Indico o livros pra quem busca uma leitura bem "recheada" de reflexões e temas diversos. :)

22 comentários

  1. Sempre achei legal abordar triângulos amorosos em livros. Acho um assunto delicado e autores sabem tratar disso bem.
    Já que tu indica ele para quem procura reflexões, adoraria ler!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii Catrine, tudo bem?
    Que livro mais lindo, eu me interessei bastante pela história, realmente eu já conhecia a obra e até então pela sua resenha tive total certeza que quero ler este livro! Gostei muito das fotos e em saber que a autora cita alguns trechos <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Ao bater os olhos na capa, eu pensei se tratar de um livro espirita! Alguma coisa na imagem me lembra...
    Eu achei um pouco morno, acho que não conseguiria ler tantas páginas sem tanta emoção... Porém eu adoro essas reflexões que vc ressaltou, então... só testando a narrativa mesmo para eu saber se iria até o fim!

    Bjs
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como eu disse, a maior parte dele é sem emoção, então não tenho certeza se você conseguiria finalizar a leitura. Acho legal ler um ou dois capítulo online antes, pra ver se curte a escrita, o desenvolvimento...

      Excluir
  4. Faz muito tempo que não leio um livro que tenha triângulo amoroso. Mas, pelo que pude perceber, este é só um fator, há outros assuntos interessantes na história. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo o assunto principal ele quase não faz diferença, graças aos outros temas. :)

      Excluir
  5. Oie
    li o livro faz uns meses e gostei bastante, muito legal sua resenha e senti falta da autora se aprofundar mais em alguns assuntos, fora isso é uma ótima leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Catharina, em relação a bulimia mesmo, foram pouquíssimas páginas sobre. :(

      Excluir
  6. Oi Catrine, sua linda, tudo bem?
    Já li alguns livros que também colocam algumas mensagens no início de cada capítulo, eu adoro, pois sempre fico refletindo sobre elas. Que bom saber que o livro causa esse efeito no leitor e ainda traz aprendizado no final. Gostei também dos temas levantados pela autora. Parece uma boa leitura, mesmo que alguns pontos precisem ser trabalhados. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amooo esses trechinho ❤❤
      Que bom que gostou, obrigada! :)

      Excluir
  7. Olá, não conhecia a obra, mesmo não curtindo muito o gênero achei a premissa interessante. Vou anotar a dica ;)
    Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Nunca li o livro, mas já tinha lido algumas resenhas.
    Acho que o chamou minha atenção foram os temas que a autora abordou principalmente 3 deles, bipolaridade, bulimia e a dislexia. Achei muito interessante.
    O fato de haver um triangulo amoroso não me agrada muito e saber que a leitura se tornou arrastada também não me agrada, mas como é um livro que nos trás lições eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse é mesmo o ponto mais positivo dele, tais temas me cativaram mais que o romance. :)

      Excluir
  9. Olá!
    Eu já tinha visto resenhas sobre esse livro e a maioria foi positiva.A história é bem complexa e como você falou aborda temas polêmicos. Pena o romance não ter agradado, pois ele seria o ponto centrar né.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria o central, mas acho que a autora queria mostrar mais mesmo os temas polêmicos, meio que nas sombras do romance haha <3

      Excluir
  10. Oi Catrine.

    Não conhecia este livro e pela sua resenha que mostra um triangulo amoroso, eu vou adicionar na minha lista de desejados pois gostei da capa e da sinopse. Outro detalhe que chamou atenção foi abordar temas polêmicos, isso consegue me deixar bem curiosa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá Catrine, amei a resenha.
    Gostei da proposta do livro e dos temas que foram abordados em sua trama, tenho certeza que irei gostar da leitura. Uma pena que sua construção seja um pouco lenta, mas só de saber que no final o livro não te decepcionou já me deixou curioso para ler.
    Beijos, Luan.
    (Carpe Diem Literário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale a pena ler pelos pontos positivos, que são os ensinamentos. :)

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design