21.5.16

RESENHA: DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES

POSSUI SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO
Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura
Título Original: After You
Título no Brasil: Depois de Você (Como eu era antes de você #2)
Assunto: Literatura Estrangeira - Romance, Drama
Autora: Jojo Moyes
Tradução por: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Comprar: Buscapé - Comparação de preços
Ano de publicação: 2015
Avaliação: 
Sinopse
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.
Resenha

Depois de Você é a continuação de Como eu era antes de você, nesse segundo livro Louisa está tentando seguir os conselhos de Will. 
"Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva."
Após cair do prédio em que mora Lou volta a casa dos pais assim que começa a se sentir melhor decide voltar pata seu apartamento solitário e vazio em Londres, mas seu pai só permite que ela vá com uma condição, entrar em um grupo de terapia luto. 
Certo dia, alguém bate em sua porta. Alguém que vai mudar sua vida completamente.
...
De vez em quando eu me sentia assombrada por Will, como se estivesse vendo tudo pelos olhos dele, como se escutasse a voz dele no meu ouvido.
E, então, o que acha disso, Clark?
Eu disse que você ia adorar. Coma!
Prove! Vá em frente!
Eu estava perdida sem nossa rotina.
Fique sabendo, só agora, que a Jojo não tinha a intenção de fazer uma continuação de Como eu era antes de você, más com tantos pedidos dos leitores ela acabou cedendo. E olha, arrasou!


Confesso que eu estava com poucas expectativas em relação a esse livro, pois me apeguei muito ao Will e achei que a história seria uma droga sem ele, e pior, com outro no seu lugar. Estava com medo de que Depois de Você de alguma forma estragasse a história do primeiro. 
Felizmente me enganei! Eu tinha absoluta certeza que a história seria focada apenas em Lou e o paramédico, mas foi muito mais que isso.

Depois de Você foi muito bem vindo, e só quem ler saberá o porquê exatamente, mas, ele dá um sentido aos acontecimentos do livro anterior, principalmente o fato de Louisa ter conhecido Will.
Se tem uma coisa em que acredito é que nada na vida é acaso, vivo repetindo isso pra mim mesma, e senti que Depois de Você mostrou isso.

Will e Louisa não se cruzaram por acaso. Graças a ela, seus últimos dias foram felizes. Graças a ele, ela aprendeu a abrir seus horizontes, a ter perspectivas, a viver... e nesse livro graças a ele mais coisas irão acontecer.

Depois de Você não trata apenas de Will e Lou, mas da vida. Há um toque feminista, que eu adorei. Houve uma mudança tremenda na forma de pensar de uma pessoa, alguém que nós já conhecemos do livro anterior e que viveu toda a vida no automático sem livre árbitro. Achava que era feliz e nunca tentava sair um pouco da mesmice.
Mas graças a algo que Will disse, acordou pra vida. E ao tentar "viver" um pouco, é criticada. É fácil comparar com a sociedade em que vivemos, não?!
"Fico pensando sobre o que Will disse. A vida é uma só, não foi isso que ele falou?
Então só quero aproveitar. Aprender um pouco"
E sabe a pessoa não citada no fim da sinopse? Ela é muito importante. No começo senti vontade de arrancar essa pessoa daquela história, mas ao decorrer do livro ela se tornou muito especial, inclusive grande parte do livro é focada nela e em sua evolução. 

Há também o grupo Terapia de luto, a cada encontro conhecemos diferentes pessoas que assim como Lou perderam alguém que amavam. Assim, com suas histórias vamos aos poucos gostando um pouco de cada um.

Não poderia deixar de citar o Sam, ou o paramédico. Confesso que eu não me simpatizei de cara com ele, mas comecei a gostar com o passar do tempo. Infelizmente, achei a relação entre ele é a Lou nenhum pouco envolvente, más é claro, foi apenas um começo.

E Louisa Clark, como eu e amo ela. Houve vários momentos em que ela fazia certas escolhas, consideradas "burradas" pelas pessoas ao seu redor - principalmente por sua irmã-, mas consegui compreende-la muito bem, ela é uma pessoa BOA. A mais boa que "conheço" desse mundo literário.

O final foi lindo, a cena final teve um ar suave más daquelas que tocam lá no fundo do coração, com lembranças, agradecimentos, sentimentos... Sim, chorei muito. E dia 16 de Junho estarei chorando novamente com a adaptação cinematográfica de Como eu era antes de você.

A autora, os livros, os personagens, etc. Amei tudo! Entraram para lista de preferidos. 

Resenha: Como eu era antes de você - Livro 1

31 comentários

  1. Eu também já li esse livro e senti as mesmas sensações que você. Foi um ótimo desfecho e a protagonista é incrível, simplesmente inesquecível né?! É uma leitura muito linda mesmo. Adorei sua resenha e que bom que você gostou também.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente inesquecíveeel! ❤ Que bom que também gostou :)

      Excluir
  2. amei flor a resenha, nao li ainda,este livro, mas, muito interessante quero ler ,,, beijos flor...

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem com você amore?
    Eu não tá vá com muita vontade de ler essa duologia, mas depois que eu vi o trailer do filme, achei bem bacana e pretendo ler os livros em breve, não que a Jojo seja o tipo de leitura que eu costumo ler, mas mesmo assim darei uma chance. Adorei a sua resenha, a escrita dela deve ser bem legal. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que o trailer com certeza chamou muito mais leitores haha
      Espero que goste!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Olha, desde que eu li "Como eu era antes de você" estou doente de amores por essa história. Não sei o motivo, mas essa história mexeu tanto comigo que até hoje não consigo parar de falar nela.

    Sendo bem sincera com você, eu li bem pouco da sua resenha, pelo fato de não ter lido ainda esse livro. É que eu quero começar a lê-lo na total ignorância, quero conhecer por mim mesma cada detalhezinho da história dessa nova Lou. ❤

    Mas pelo pouco que eu li eu percebi que você gostou bastante do livro, o que é um alívio pra mim. Já vi um monte de gente falando que a continuação foi desnecessária. E eu te pergunto: quando que um livro é necessário, meu Deus?

    Enfim, parabéns pela resenha e pela leitura. Espero gostar tanto quanto você.

    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, tudo otimo!
      Eu me sinto assim também. É incrível como não sai da nossa cabeça, não?! ❤❤ Fique completamente apaixonada. Espero mesmo que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  5. Oi!
    Ainda não li essa duologia e acho que só lerei depois de assistir o filme, coisa que nunca fiz.
    Vejo muitos comentários positivos sobre a autora é sobre a trama. Estou bem ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários verdadeiros haha É realmente maravilhosa a duologia! ❤

      Excluir
  6. Oi, estou louca para ler esse livro, já que amei Como Era Antes de Você, e se tornou um dos meus livros favoritos, e amei a escrita da Jojo e quero muito saber o que acontece com a Lou depois que o Will morre e como ela lida com isso, quero sentir tudo, como foi no primeiro livro. Amei a resenha e com certeza, só me estimulou mais a ler esse livro logo.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tornou-se um dos meus prediletos! ❤ Espero que goste de Depois de Você.

      Excluir
  7. Olá... tudo bem??
    Nossa que resenha mais linda ein... percebi a quantidade de sentimentos que tem por essa duologia... eu particularmente não tenho vontade de ler os livros... mas quero muito assistir a adaptação no cinema... os livros da Jojo não fazem muito meu estilo, mas confesso que adoro ler as resenhas dos livros dela... acho incrível o quanto ela encanta e transborda amor pelos leitores... sua resenha ficou sensacional... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! ❤❤
      Sim, ela transmite algo muito especial na gente haha

      Excluir
  8. Oi Catrine, tudo bem?
    Acabei de adquirir "Como eu era antes de você" e logo vou poder conferir e amar - espero - como todos os leitores! Fiquei bem emocionada com o trailer do filme também. Enfim, com tanta gente falando do livro, é claro que acabei tomando conhecimento de alguns spoilers, então não liguei muito em ler a sua resenha da continuação. Cada vez mais tenho certeza que o livro não vai me decepcionar! Parece bobo, mas gosto de histórias que mostram como os personagens lidam o luto, pois na fraqueza acabam encontrando algum tipo de força. Enfim, sua resenha só me deixou cada vez mais curiosa!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está meio impossível fugir dos spoilers, ainda mais quando se trata de uma obra que esta sendo adaptada. :(
      Tenho quase certeza que vai gostar haha Espero que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  9. Eita lasqueira, peguei um spoiler daqueles! kkkkkkkkkkk Mas tudo bem, eu já imaginava que o mocinho de Como eu era antes de você, morria, mas gostei bastante dessa temática de mostrar a vida de uma pessoa durante o luto. Vi apenas trailers do filme e deu para perceber que a protagonista era um pouco "perdida", o próprio plot da história confirma isso. Gosto de livros que mostram a evolução das pessoas. Acho que vou ler essas histórias. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai MDS, desculpa pelo spoiler! haha Mas mesmo assim leia, espero que goste tanto quanto eu. Viraram uns dos meus preferidos. ❤

      Excluir
  10. oi, tudo bem?
    eu vou ler Como era antes de você ainda, agora, antes do filme. Espero amar como tantos leitores, rs. Apesar de não ter lido, já sei a história, e não sinto que uma continuação seria necessária. Vou esperar ler os dois para me decidir melhor. Mas fico feliz de você ter gostado desse segundo, e ter sentido que ele não estragou o primeiro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Catrine, tudo bem?
    Por mais que eu tenha gostado muito da sua resenha, pularei a dica da vez. Essa obra não desperta mais tanto meu interesse, pularei a dica da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Catrine, eu não li nem o primeiro livro e confesso que acho a autora muito corajosa de dar uma continuação a história.
    De início a premissa não me chama muita atenção e nem me surpreende, mas no decorrer da sua resenha achei que ela tem um quê a mais e talvez seja uma boa leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Eu não sabia que ela escreveu essa obra por causa dos pedidos das fãs
    Eu tenho uma ressalva muuuuito Grande em relação a isso. Fico feliz que a história não é mais do mesmo e foi finalizado de maneira satisfatória. Não sei se lerei.. mas espero em breve

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Catrine.

    Ainda não tive oportunidade de ler os livros da Jojo, mas tenho vontade de ler Como eu era antes de você por causa das criticas positivas. Já este livro eu tenho um pezinho atrás por variedades de criticas boas e negativas, mas espero ter uma chance de ler para tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste dos dois tanto quanto eu! ❤❤ Os dois para mim foram incríveis!

      Excluir
  15. Bem, não li Como eu era antes de você, mas pelos comentários e sucesso que anda tendo, fiquei bem curiosa, esta é a segunda resenha que leio sobre a continuação da obra, e aliais a primeira positiva, acredito que seja uma trama que ou você ama ou odeia, vai muito de cada leitor, tenho sim interesse em ler, mesmo que já tenha visto vários spoilers por ai, quero saber qual a magia perante aos livros da Jo Jo. Enfim, gostei da resenha, espero gostar dos livros também!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! ❤
      Eu gostei bastante, inclusive não entendo muito porque de tantos negativos comentários. haha

      Excluir
  16. Olá! Eu adoro a Jojo, me apaixonei por "Como eu era antes de você", mas confesso que achei o "Depois de você" arrastado e meio sem sentido, com personagens que foram "forçados" a entrar na história. Fora o Sam, que na minha opinião "salva" o livro, além dos relatos do grupo de terapia de luto, que são realmente bons, com a dose certa de drama no estilo da autora e bom humor em algumas partes. Que bom que você gostou da leitura! Eu fiquei um pouco decepcionada com a Jojo, mas já passou! Continuo fã da autora!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Karla!
      Que pena que não gostou. Eu ameeei ele!
      Sinceramente o Sam não me cativou tano quanto gostaria, mas o grupo de apoio foi mesmo maravilhoso ❤

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design