1.1.17

Resenha: Sexo Virtual, Amor Real - Luísa Aranha

“Não adianta seguir em frente sem se desprender do passado, continuando se imaginando lá.”
Título: Sexo Virtual, Amor Real
Autor(a): Luísa Aranha
Gênero: Literatura Nacional - Romance
Páginas: 176
Editora: Independente
Ano: 2016
ISBN: B01M4LBCE4
Comprar: Amazon
Avaliação:
Sinopse

Quando Marina entrou numa sala de bate papo qualquer naquela noite ela só queria dar o troco no namorado. O que ela não esperava era que quem teclava do outro lado fosse Leonardo e que todo o seu passado viria como um caminhão desgovernado, mais uma vez, atropelando sua vida e abrindo de novo as feridas que ela achava que estavam cicatrizadas.

Aquela conversa a fez acordar de um coma que ela mesma induzia para não sentir toda a dor que trazia consigo. Foi aquele bate papo que fez renascer nela a vontade de viver, de existir e de superar. Mas ela era confusa demais e reviver tudo que tanto doía podia ser a melhor forma de destruir sua vida para sempre.

Leonardo, Leco, Leo... Seriam a mesma pessoa? Esse nome tão familiar que havia partido cedo demais de sua vida agora retornava através de conversas sexys e profundas pela tela do celular. Não eram a mesma pessoa. Mas ela queria tanto que fosse.

Havia distância, segredos e mentiras em todas as conversas. Haviam sentimentos confusos, intensidade e vontades. Seria paixão? Uma nova chance pra ela? Será que um encontro virtual poderia se tornar real?
Resenha

     Após perder seu namorado, Leco, em um acidente de carro, Marina teve sua vida virada de ponta à cabeça. A partir daquele dia, ela entrou em um sono profundo. Havia perdido as esperanças de que um dia amaria alguém tanto quanto o amara. Então, encontrou Igor. Ela até pensou que os dois pudessem ao menos se divertirem, mas nem isso houve no relacionamento de dois anos que tiveram. Tudo – que era quase nada – acabou por conta do que ela havia encontrado em seu celular. 

     Para se vingar, Marina decide devolver com a mesma moeda, entrando em uma sala de bate-papo. No entanto, ela não sabia que, ao entrar ali, iria conhecer alguém que a tiraria daquele sono que entrara no dia que perdera Leco. Alguém diferente do que ela pensava sobre esses caras por traz do “anonimato” da internet. Ele era gentil e educado, o que, com o tempo, fez com que Marina esquecesse que tudo aquilo não passava de uma vingança. 

     As conversas entre os dois foram se tornando rotina. Com Leonardo ela era ouvida, ela se divertia, e sentia, apenas com mensagens, muito mais do sentira com Igor em todo o tempo em que namoraram. 
“Eu estava adormecida, num coma induzido por mim mesma para não reagir ao que me machucava mais na vida. Eu amava um morto e não queria aceitar isso e nem permitir qualquer coisa diferente por outra pessoa. E aí o destino coloca outro Leonardo na minha vida...”
     Tudo ia bem, até que as coisas começam a sair um pouco do controle dos dois. Marina recebe uma proposta de emprego, a qual sempre sonhara. Contudo, teria que se mudar, e pior – ou não –, para a mesma cidade em que Leonardo morava. 

     Ela amava conversar com ele, mas online era tudo muito mais fácil. Não sabia se seria a mesma coisa pessoalmente. Se tudo aquilo que tinham construído – amizade, carinho, compreensão – fosse destruído quando se conhecessem na “vida real”? 

***
      Assim que a autora entrou em contato comigo falando sobre seu livro já me interessei por se tratar de um tema que eu nunca havia lido sobre, então, achei bem original. 

  Sexo Virtual, Amor Real vem para quebrar o tabu que existe no que diz respeito aos relacionamentos virtuais, com a história de duas pessoas que se conhecem em uma sala de bate-papo, sem expectativas maiores – ele, queria apenas conversar e se divertir; ela, se vingar de um namorado infiel –, mas que acabam criando uma espécie de relacionamento que, mais tarde, se fortalece. Além disso, os dois acabam conhecendo melhor a si mesmo e seus sentimentos. 

      Admito que, apesar de ter gostado bastante da Marina e do Leo, não foi o suficiente para que eu torcesse por eles desde o início, na verdade, isso foi acontecer depois da metade do livro. Tanto Marina quando Leonardo são personagens um pouco confusos, mas, se tentarmos nos colocar no lugar deles, da para compreendê-los um pouco melhor.
“Agora eu estava acordada. Eu tinha dormido os últimos quatro anos da minha vida, tentando simplesmente evitar pensar, sentir, chorar pela falta de Leco fazia.”
      Gostei da escrita da Luísa, é bem fluida, porém achei que não conseguiu me envolver tanto. Não senti aquela necessidade de continuar lendo sem parar. O problema pode até ter sido comigo, ou então, com o momento, mas não deu tão certo quanto esperava. 

      Apesar de previsível, fiquei feliz com o final. Não foi perfeito, pois poderia ter sido mais aperfeiçoado, mas foi como se o que eu não torci pelo casal durante a maior parte leitura tivesse se juntado no desfecho. Confesso que o livro não superou minhas expectativas, mas ainda assim foi muito válido. Como disse, não havia lido nada sobre o tema até então, e achei bem interessante. É algo tão comum, sempre ouvimos histórias sobre casais que se conheceram na internet e vivem há anos juntos. Por que não, mais disso na literatura? Parabéns pela ousadia da autora.
“Ele havia se tornado meu melhor amigo, mesmo sem nunca termos nos olhado no olho ou nos abraçado. E parecia que eu conhecia ele há muito tempo.”
    Indico o livro para quem busca coisas novas, e que, assim como eu, nunca leu algo sobre o assunto. Apesar de Sexo Virtual, Amor Real não ter alcançado minhas expectativas, pode ser que funcione melhor com você. :)
“Ser confuso não é defeito... se você está confuso ou sentindo algo que não consegue descrever é porque você está vivo”

22 comentários

  1. Essa última frase... Que citação hein!
    Estava toda me sentindo confusa, bom ter esse insight e saber que se sinto, mesmo que seja algo ruim, é porque ainda amestou viva. Não sentir nada seria bem pior. Parece um livro interessante.

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um livro bem moderno, acho que ele condiz um pouco com a situação que as pessoas vivem com tanta tecnologia...Até que ponto tudo vale a pena.
    Quero ler esse livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Cada citação maravilhosa, ja me despertou a vontade de ler!

    http://devaneiodeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das resenha e das citações, mas a história não me chamou a atenção, vou pular a dica :/

    ResponderExcluir
  5. Oi Katrine, amei a sinceridade...
    Não conhecia o livro, mas esse tema muito me interessa haha
    Apesar de ele nao ter funcionado bem pra vc, anotei a dica... quem sabe para mim nao seja melhor?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Oi, Catrine! Adorei sua resenha, mesmo a leitura não tendo sido excelente para você, fiquei com vontade de ler. Pareceu-me uma ótima dica para quem está em uma ressaca literária.

    ResponderExcluir
  7. Olá Catrine, tudo bem?
    Eu tenho esse livro. Adquiri recentemente na Amazon, mas ainda não li. Apesar de não ter atingido as suas expectativas a premissa e os seus quotes me conquistaram. Vou ler e em breve trocamos opiniões. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, nem a autora e poxa que pena que ele não atingiu sua expectativa. Confesso que achei a história meio confusa, mas acho que isso passa a medida que você vai lendo o livro. Não sei se daria chance por agora. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Catrine! ^^
    Realmente achei o tema bem inovador, apesar de não ter funcionado com você sinto vontade de conhecer os personagens e conferir como foi o desenrolar da trama. Quando vi o título do livro estava esperando um romance hot, mas acho que estava errada e se tem cenas hot mesmo assim parece ter um conteúdo emocional bacana!

    Beijos e agradeço pela dica! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título faz-nos esperar isso mesmo! haha
      Isso mesmo, apesar de não ter funcionado muito bem comigo, pode ser diferente com outro leitor. :)

      Excluir
  10. Olá, gosto muuito da escrita de Luisa, mas ainda não li este seu livro, vou ler muito em breve, pois você conseguiu me deixar curioso por este enredo.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei o enredo bem interessante. Fiquei curiosa para saber como foi o encontro de Leo e Marina. Sua resenha está muito boa e me instigou a ler o livro.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design