15.8.16

RESENHA: O LADO MAIS SOMBRIO - A. G. HOWARD

"As fotografias contam histórias mas as pessoas esquecem de ler as entrelinhas."
Título: Lado Mais Sombrio
Titulo Original: Splintered
Coleção: Splintered #1| Autor(a): A.G. Howard
Gênero: Literatura Estrangeira - Fantasia, Romance
Páginas: 368 | Editora: Novo Conceito
Avaliação: 
Sinopse
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
Resenha
Em O Lado Mais Sombrio conhecemos Alyssa, descendente de Alice Liddell. Sim, aquela  de Alice no Pais das Maravilhas; ou você conhece ela ou você mora debaixo de uma pedra.
Por serem descendente de Alice, as mulheres de sua família são taxadas como loucas. Ainda bem nova, nossa protagonista viu sua mãe sendo levada para uma clínica psiquiátrica devido a loucura; e para não ter o mesmo destino, esconde o fato de conseguir ouvir o que dizem as plantas e os insetos.

Para silenciá-los, ela os mata - com alfinetes -  e coloca seu senso "artístico" para funcionar. Essas obras de artes retratam um lugar fantasioso totalmente diferente do que ela vive.
"Os insetos não morrem em vão. Eu os uso em minha arte, disponho de seus cadáveres em formatos e desenhos. Flores secas, folhas e cacos de vidro dão cor e textura aos desenhos feitos sobre uma base de gesso. Essas são minas obras de arte... Meus mórbidos mosaicos."
O grande ponta pé da história, a grande revira volta de sua vida, ocorre quando ela descobre que esse dom é na verdade uma maldição, que foi lançada a linhagem Liddell quando Alice foi ao Pais das Maravilhas, deixando por lá vários problemas. Quando ela menos espera, já está em direção ao lugar que as amaldiçoou, com objetivo de consertar os erros de sua ancestral e colocar um fim na maldição que acorrenta a mulheres da sua família.
Só que Alyssa não espera que, sem querer, ira arrastar seu melhor amigo, Jeb, por quem é apaixonada em segredo; muito menos que irá "conhecer" um intraterreneo com passado ligado ao seu. O misterioso - maravilhoso - e sexy, Morfeu.
Alyssa, junto com eles, vai conhecer esse mágico, sombrio e misterioso mundo; mas principalmente, vai se reconhecer.
"É da sua natureza encontrar a tranquilidade em meio à loucura."
***
Juro que estou me controlando para não surtar aqui!

O livro é narrado em primeira pessoa, o que valoriza e muito considerando a ambientação. Eu me senti a própria Al conhecendo o Pais das Maravilhas, transbordando de emoções a cada detalhe. Esse é um ponto fortíssimo da história. Tudo é muito bem caracterizado e detalhado; o que faz com que o leitor consiga visualizar as cenas perfeitamente, e melhor, sem deixar que a leitura fique, em nenhum segundo sequer, maçante.
"Ainda vejo as flores se metamorfoseando em monstros perante nossos olhos. Como disse Jeb, este não é o País das Maravilhas que Lewis Carroll criou. "
A cada lugar que eu "conhecia" me sentia mais maravilhada. Nunca li Alice no Pais das Maravilhas, apenas assisti aos filmes, mas arrisco dizer que, O Lado Mais Sombrio é um livro muito criativo. Os lugares e seres são muito bem criados, não é nada daquilo que esperei. É muito melhor!
"Não é o Coelho Branco ou nenhum outro tipo de coelho. É uma criaturinha parecida com um duende e do tamanho de um coelho. As pernas, braços e corpo são humanos, mas sem carne - um esqueleto descarnado. Luvas brancas cobrem as mãos cadavéricas; botas brancas protegem seus pés. [...] Seus olhos - esbugalhados e inquisitivos, como os de uma corça - têm um brilho rosado. Longas antenas brancas brotam de trás de cada uma de suas pequenas orelhas humanas."
Além disso, Alyssa é uma protagonista corajosa e forte, e mesmo nesse livro, que é o primeiro da trilogia, ela já monstra amadurecimento. Em alguns momentos ela até está um pouco chata, mas nada muito negativo.

Aaaa, Morfeu! Não apenas amei o personagem como também coloquei ele na listinha de personagens preferidos. Ele é todo mistério mas ao mesmo tempo carinhoso e, nossa, incrível. Não, não estou surtando. (Eu acho!) O lado protetor dele é muito diferente do de Jeb, enquanto ele ajuda Alyssa a se reconhecer, Jeb a limita superprotegendo. (Não que Jeb não tenha pontos negativos, as vezes ele é um amor.)
"Eu sabia que Alyssa estaria à altura. Tenho certeza absoluta de que ela pode defender a si mesma. Você, por outro lado, não parece compreender esse conceito."
Eu sempre tive vontade de ler esse livro, e agora que o terceiro e ultimo livro foi lançado não pensei duas vezes e iniciei a leitura. Conclui o primeiro volume mais que satisfeita. É uma história repleta de fantasia, que me deixou vidrada; mistério, que me fez tentar decifrar cada charada e segredo; romance, com um triangulo amoroso a qual já tenho meu lado; e claro, muita aventura, que me fez sentir tudo na pele, que me tirou o ar.

A escrita da autora é maravilhosa, as vezes até parece que o personagem está conversando com o leitor: "Oi leitor, você está entendendo tudo direitinho?".

Indico a leitura para os amantes de releituras, de Alice no Pais das Maravilhas e fantasia. 
Enfim, amei o livro,  uma das minhas leituras preferidas do ano. Um releitura que mesmo com muito da história original consegue ser super original!

Resenhas da série:
1. O Lado Mais Sombrio 
2. Atrás do Espelho
3. Qualquer Outro Lugar
4. Sussurros do País das Maravilhas (1.5 e 3.5)

35 comentários

  1. Esse livro já tá rolando na blogosfera há algum tempo e mesmo com as resenhas positivas sobre ele, como a sua, não consigo sentir vontade de ler. Ele teve uma hype muito alta quando saiu e eu tenho pavor de modinhas kkkk Particularmente com esse, acho que peguei coisa com todo o auê em volta de Alice e tal. Ainda não foi dessa vez, mas achei a capa divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, mas é uma "modinha" bem boa. haha. Mas gosto é gosto, não é?!

      Excluir
  2. Eu não li esse livro... eu o devorei!!! Sério, peguei para dar uma olhadinha no início e algumas poucas horas depois eu já tinha chegado ao final. Resultado? Fiquei surtando que não tinha o segundo - pois eu li logo que lançou - e recomendava ele para todo mundo que entrava na livraria kkkkkkk ele entrou na lista de um dos livros que eu mais vendi pois eu precisava que outras pessoas surtassem comigo hahahahaha
    Adorei ler sua resenha e relembrar da história. Bateu até aquela vontade de ler de novo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, me abraça!! ❤❤❤❤❤ É maravilhosooooo, não é?!
      Da vontade mesmo de sair indicando para todo mundo.
      Entrou para um dos meus livros preferidos.

      Excluir
  3. Olá! Sou doida para ler esse livro desde que lançou! Sua resenha me fez surtar aqui porque ainda não pude comprá-lo! hahaha A capa é linda e a história parece maravilhosa - e você me confirmou isso. Também só assisti aos filmes de Alice, mas tenho vontade de ler a história original de Lewis algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, é maravihosa simmmmmm! Leia, leia, leia... ❤❤❤ haha
      Também tenho muita vontade de ler a original.

      Excluir
  4. Olá!
    Eu sou muito curiosa para ler esse livro porque, apesar de nunca ter gostado muito da história original de Alice, essa me chamou muito a atenção por ser uma coisa mais dinâmica. Já está adicionado na minha lista de leituras e mal posso esperar para começar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem.

    Eu amo Alice no país das maravilhas. E adorei esta versão Dark da história, com outro olhar, de uma adolescente. Eu comecei a ler este livro e estava amando. Mas quando faltava umas 50 paginas para terminar abandonei a leitura na época por falta de tempo e não voltei mais, olha a loucura, mas preciso terminar para concluir a trilogia. também amei o Morfeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tadinhooo, como assim o abandonou?! hahaha Volta pra ele!
      Morfeu! ❤❤❤❤❤

      Excluir
  6. Nunca gostei de Alice no País das Maravilhas, e por isso não me interessei pela história, quando chegou o terceiro livro em parceria com a NC, não me interessei até agora. Sua resenha me deixou curiosa e estou com vontade de ler e conhecer essa história. Parabéns pela resenha me deixou muito curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, sério, tenta ler! Quem sabe você acaba gostando. ❤

      Excluir
  7. Olá!
    Adoro releituras de clássicos e esse está na minha wishlist.
    Doida para conhecer a história de Alyssa e o mundo das maravilhas.
    Gostei muito da sua resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amoooo releituras, e olha, essa foi uma das melhores que já li (se não a melhor...).
      Que bom que gostou! ❤

      Excluir
  8. Olá!!
    Vi o link do seu blog lá no grupo do facebook e vim correndo ver, porque me apaixonei por essa capa e fiquei muito curiosa para ler a resenha!
    Amo livros de fantasia e fiquei encantada com essa descrição do coelho branco. Já estou ficando surtada igual à personagem e nem li ainda hehe
    Adorei conhecer o blog!!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, garota! kkkkkk
      Impossível não se sentir atraída por essa capa, não?!
      Também foi essa minha reação quando conheci o livro "QUERO LER PRA ONTEM". haha
      Que bom que gostou, volte sempre!❤

      Excluir
  9. Esse livro é mais do que perfeito!
    Concordo com tudo que você disse, principalmente com a parte que é difícil não surtar fazendo a resenha, porque a história é tão incrível que da vontade de mandar todo mundo ler.
    Fica a dica: A cada livro fica melhor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeiooooo!
      Muito difícil, MEU DEUS...
      Sim, da vontade de sair indicando pra todo mundo. "Você precisa ler, é incrível!!" kkkkk

      Estou na metade de Qualquer outro lugar, realmente, fica melhor a cad livro. ❤❤

      Excluir
  10. Olá!

    Eu também me apaixonei por esse livro, inicialmente por causa da capa e depois finalmente ganhei ele para poder devora-lo. Não me bata, mas confesso aqui que odeio Morfeu. :3
    Sou muito mais o Jeb, Morfeu nãoe desce mesmo. Outra coisa que eu não consegui me adaptar muito foram as descrições góticas... A Al está tão angelical na capa do livro que eu não consigo imaginar ela de outra forma, acredita?
    Estou doida para ler os outros livros!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera, pera! Morfeu se tornou meu personagem preferidoooo! ❤❤❤❤❤ KKKKKK Sério, você não tem noção de como estou amando ele.
      Mesmo gostando do Jeb, o Morfeu, para mim, supera ao extremo.
      Olha, no começo também não imaginava ela totalmente como nas descrições, apenas depois de Morfeu que comecei a imaginar os dois como casal gótico. haha

      Excluir
  11. Muito legal a ideia desse livro! Não sabia que era sobre isso, essa capa sempre me pareceu ser sobre uma história de fadas e duendes rsrs
    Ainda não li ALice no País das Maravilhas, acredita? Só vi os filmes, tá na minha listinha e vou anotar esse tbm. Ótima resenha. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para imaginar mesmo, com essa capa verdinha. kkkkk
      Também só assisti aos filmes, mas tenho muita vontade de lê-los.

      Excluir
  12. Olá,
    As capas dos livros que compõem a série são lindas.
    Ainda não li a obra, mas fiquei bastante interessada e acredito que Morfeu também seja meu personagem favorito, pois mesmo sendo bem misterioso é também carinhoso e protetor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são maravilhosaaas!!! <3
      Aaah, Morfeu!! <3 <3 Espero que ame ele tanto quanto eu.

      Excluir
  13. Oi Catrine.

    Adoro o clássico Alice no País das Maravilhas, mas ainda não tive oportunidade de ler esta coleção. Sua resenha mostrou que a história é bastante criativa, envolvente e repleta de fantasia. Dica anotada, também quero conhecer esse Morfeu, fiquei curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito criativa e fantástica.
      Aposto que vai amar o Morfeu!! ❤❤

      Excluir
  14. Adorei sua resenha, muito boa mesmo. Mas por mais apaixonada em Alice no País das Maravilhas que eu seja, não consigo me encantar com este livro, mas obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigada! ❤
      Que pena que o livro não te atraiu.

      Excluir
  15. Oiii lindinha, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse a única coisa que eu queria era essa capa que está um arraso e me pegou de jeito <3 parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Não me julgue, mas não achei esse livro tudo aqui. Não sei se o fato da história da Alice não me surpreender tanto fez com que eu não curtisse tanto o livro.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não gostou. Pode ser que seja isso mesmo, no meu caso, amoooo Alice. <3

      Excluir
    2. Ah, que pena que não gostou. Pode ser que seja isso mesmo, no meu caso, amoooo Alice. <3

      Excluir

  17. Olá, tenho essa obra na estante já faz algum tempo e não sei porquê enrolo tanto para ler...ahhhh, eu sei sim, é a falta de tempo...kkkk

    Acho o enredo interessante, adoro fantasia...espero ler em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe o que está perdendo - ou até sabe! hahah Super indico tirar ele da estante de ler logo. Espero que goste!

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design