3.6.16

RESENHA: PELA LUZ DOS OLHOS SEUS - JANINE BOISSARD

"Amar o homem é enternecer-se com o menino que ele foi."
Título Original: Histoire d'amour
Título no Brasil: Pela luz dos olhos teus
Assunto: Literatura Estrangeira - Romance
Autora: Janine Boissard
Tradução por: André Telles
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Comprar: Buscapé - Comparação de preços
Ano de publicação: 2013
Avaliação:
Sinopse
Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.
Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos. Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?

Resenha
"Mas o que é mesmo beleza? De onde vinha a diferença? Nas palavras da família, eu tinha olhos magníficos, meu nariz era retilíneo, e meus dentes, impecáveis depois do aparelho. Quanto aos cabelos, eram dez vezes mais volumosos..."
Quando o livro é bom, me apaixono por ele. Quando o livro é muito bom, me apaixono duas vezes, completamente! Estou apaixonada, encantada e emocionada com a história desse livro. Um enredo maravilhoso, muito bem escrito e super envolvente!
"Sem duvida foi por causa da comparação entre lírio e a flor silvestre que resolvi chamar atenção à minha maneira."
Laura é uma personagem singular. Não é uma beleza estonteante, soube disso quando ainda era criança, principalmente nas comparações que faziam entre ela e a irmã. Mas ela não ficou se lamentando por não ser tão bela a ponto de arrancar suspiros por onde passa. Muito pelo contrario, resolveu viver a vida e dedicou parte dela a estudar e ter uma carreira.
"Em que situação eu me encontraria hoje se não tivesse flagrado a conversa sobre o lírio e a flor silvestre? Quem sabe se, sendo mais talentosa na escola, eu não teria virado professora, como mamãe desejava? Por um instante tive vontade de lhes contar como, de certa maneira, elas tinham me dado o impulso e me incentivado a me descobrir. Mas teriam compreendido? Eu mesma não conseguia me dar conta."
Quando Laura recebe o convite para trabalhar como "tutora" de um cantor de ópera cego, ela não imaginava que esse homem se tornaria o sol do seu mundo, o amor de sua vida.
"É curioso. Ao mesmo tempo que ele nos deixa sem fôlego, temos a impressão de nunca termos respirado tão bem. Queima feito brasa e tudo que pedimos é que continue a queimar. Temos a impressão de que antes apenas fingíamos viver."
Amei a Laura, amei o Cláudio! Ela é forte e determinada, sonhadora sem ser clichê, romântica sem ser melosa. Ele é um homem ferido; amargurado por sua condição, já que nem sempre foi cego; não conhece o amor, somente a luxuria. O afeto que nasce entre eles é verdadeiro e profundo. 
"Era o rosto dela. Uma altiva e orgulhosa mulherzinha sem maquiagem, sem jóias, sem adornos, uma pequena mulher de pele dourada e olhos de fogo, ao mesmo tempo sofridos e alegres, inquietos e carinhosos, olhos de todas as cores do arco-íris quando as lágrimas ali brotaram."
Esse livro maravilhoso, com uma história comovente e emocionante tem apenas um defeito: não ter epílogo!! Amo livros com epílogo. Sou obcecada por saber o que acontece depois e me causa uma angustia profunda quando "esse depois", fica por conta da imaginação do leitor!
Nesse livro só faltou isso, mas de resto é maravilhoso, como já disse várias vezes, recomendo a leitura, pois além de ser lindo, é um livro curto e ao mesmo tempo bem profundo!
"E, ao mesmo tempo que uma dilacerante felicidade me invadia, eu sentia vontade de chorar, de pedir socorro, de rir novamente."

23 comentários

  1. Sempre que vejo a capa deste livro por aí, eu imediatamente imagino uma trama extremamente emocionante e sensível e pelo visto ele é mesmo bem assim, mais um incentivo para eu querer ler logo!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar no livro, mas não sabia do que se tratava!
    Que incrível!
    Adorei a personagem Laura, ela não fica se lamentando por não ser igual a irmã e sim corre atrás do que quer.
    Amei o livro nessa parte e quero conhecê-lo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Laura é incrível! tomara que vc aprecie o livro tanto quanto eu?! bjo

      Excluir
  3. Oiii Sofia, tudo bem?
    Infelizmente esse é um tipo de obra que não chama muita minha atenção, mas acredito que tenha sido um romance e tanto para que você possa ter lido, leria pelo romance, mas não dessa vez.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro mas tenho certeza de que será uma leitura muito agradável. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra e acho que o leria bem rápido, a trama parece ser bem envolvente.

    ResponderExcluir
  5. Por mais que eu esteja dando um tempo nos romances, gostei da proposta de Pela Luz dos seus olhos, senti um apresso grande pela trama depois de ler a resenha, não sei o motivo, mas a história tem aquela pitada de romance gostoso, cativante e maravilhoso, fiquei muito curiosa para conhecer os personagens e saber mais. Uma pena ser pequeno, pois pelo que você escreveu, acredito que podia ter mais páginas que seria ainda mais incrível. Enfim, vou dar uma chance e conhecer a história!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy! Vai amar esse livro, ele é muito envolvente! Me apaixonei por ele! Tanto que li em e-book e depois comprei o físico! rsrsrs
      |Bjo

      Excluir
  6. Oi Sofia.

    Eu já tinha visto a capa deste livro, mas não imaginava que era tão envolvente como sua resenha mostrou. E como adoro romances cativantes, vou adicionar para minha lista. Quem sabe eu tenha uma oportunidade logo para conhecer esta história.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kênia! Espero que goste tanto quanto eu gostei, ele está entre os meus favoritos! Bjo

      Excluir
  7. Oi Sofia!
    Nunca tinha visto esse livro por aí mas já adorei! Aposto que é um romance lindo, de arrancar suspiros! Nunca li nada om um personagem cego, acho que seria interessante,
    Também gosto de epílogos, sempre bom ter umanoção do que acontece com o casal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nah! Esse livro é uma delicia e é o segundo sobre cegos que leio, um tema que acho interessante! Tomara que vc goste tanto quanto eu gostei! Bjo

      Excluir
  8. Ah! Sofia, como amo romances bem escritos e envolventes com personagens marcantes que acreditam em si e estão abertos a novas experiências como Laura que pode não ter a beleza externa da irmã, mas deve ter uma beleza interna maravilhosamente espetacular.
    Dei risada quando você disse que o defeito era não ter epílogo, sabe que nunca pensei por sua ótica de achar o epílogo tão importante, mas pensando agora: é verdade também gosto de saber “o depois”. Hahaha.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, me acostumei tanto a ler livros com epilogo que quando não tem, fico perdida quando o livro acaba! rsrsrs Adoro saber o depois! Bjo

      Excluir
  9. A capa e o titulo desse livro me chama tanta atenção, vejo resenhas assim como a sua falando bem e fico cada vez mais curiosa. Na proxima vez que tiver a oportunidade se adquiri-lo nao vou deixar passar

    ResponderExcluir
  10. Sofia eu amei a resenha e a premissa! como posso adquirir o livro, gostei mesmo, já quero ler! Um beijo Lyh

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  11. oIII!

    Que resenha liiinda gente!!! Adorei a forma como você se expôs sua opinião e como a obra mexeu contigo.
    A obra me agradou bastante! Dica anotadinha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia o livro ainda, mas pelo jeito estava perdendo tempo! Sua resenha está incrível, já quero! Dica anotada!

    Beijo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design