7.6.17

Resenha | Mônica e Enzo e Todos os Dias - Denise Flaibam

Título: Mônica e Enzo e Todos os Dias
Autor(a): Denise Flaibam
Gênero: Literatura Nacional - Comédia Romântica, YA
Páginas: 301| Editora: Indie |Comprar: Amazon (R$2,99)
Avaliação:
Sinopse: Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada.Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida (e o fã clube alucinado dele) várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela?
De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Mônica e Enzo e Todos os Dias é a história de um amor surpreendente e cheio de possibilidades. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?
Resenha
Sabe aqueles livros que fazem com que a gente queira ler até a lista de compra do autor? Mônica e Enzo e Todos os Dias é um perfeito exemplo desses.
“O seu sorriso é tudo e absolutamente o infinito.”
Mônica Garcia está no último ano do ensino médio, e nunca foi lá um destaque entre os colegas. Estava acostumada a passar despercebida e não preferia de outra forma, já que gostava das coisas do jeito que estava. O negócio dela era fotografar, e não precisava de atenção e popularidade para fazer isso bem. Ela sempre foi a que capturava os melhores ângulos e registravam os momentos da melhor forma possível, pois amava o que fazia.

Não foi por falta de merecimento que ela conseguiu um lugar no jornal da escola como fotografa da redação. Mas quando ela vai ela recebe a designação para todo o ano... Logo a coluna que mais detestava, a do futebol. Logo a que fazia dela fotografa do time dos Dragões, que era logo o time de Enzo Daniel Sposito da Silva. Como ela seguiria com sua meta de passar despercebia – sem surtar ou ficar com cara de boba atrás da câmera – pelo ensino médio quando estava fotografando AQUELE QUE ERA O AMOR DA SUA VIDA? É, Mônica, acho que o destino está armando algo...
“Enso Sposito da Silva. O goleiro dos Dragões. O Primeiro Aluno da Turma. O Queridinho dos Professores e dos alunos. [...] Ele é tão estrela que até precisa de letras maiúsculas para os seus nomes. Enzo também é um cara muito legal. Do tipo eu você fica feliz em retribuir um aceno – e, acredite, ele sempre acena.”
Ao contrário de Mônica, a popularidade de Enzo era tão expansiva que ultrapassava os limites do colégio. Com Enzo como capitão, os Dragões foram chegaram, pela primeira vez, ao para o campeonato e estão mais perto do que nunca da taça – ou, como Mônica diz: a coisa grande, dourada e redonda. Ele era a estrela da cidade, sendo admirado por todos, tanto pelo espetáculo que é no futebol quanto por sua educação, simpatia, respeito, beleza... Todos queriam um pedacinho dele! Em “todos”, também está Mônica, que mesmo não vendo sentido no futebol, admira o amor e dedicação dele ao futebol.

Seu encanto pelo goleiro dos Dragões começou de forma até “banal”, o que não fez com que o sentimento fosse menos verdadeiro. Estava tudo bem, ela já havia se acostumado a apenas admirar o amor de sua vida, receber seus gentis cumprimentos, e assim seguia sua vida. Para ela, bastava tê-lo em fotos – e ele tinha muitaaas, já que era “obrigada” a fotografar os Dragões. E foi em uma dessas capturadas que Enzo a pegou, no flagra, o fotografando... Pouco tempo depois, veio o primeiro bilhete. A partir daí que a história desse casal arrasadoramente fofo começa, arrancando suspiros, risadas e muitas emoções.
“O Enzo sempre notou as pessoas, qualquer uma. Isso importa muito. Essa consideração.”
Mônica e Enzo e Todos os Dias me fisgou de jeito. A escrita da Denise Flaibam é maravilhosa e foi perfeita para mim. Com sua narrativa fluída e super envolvente, ela conseguiu com que eu ficasse vidrada na leitura no início ao fim. Outro fato que muito me agradou foram as referências, memes, ditados etc, que deixou a história ainda mais divertida. Em alguns momentos eu faltava gritar de rir!
“Ele é tão bonito que me faz querer deitar de cara na grama.”
Todos os seus personagens foram criados e descritos com maestria, dos protagonistas aos secundários. Eles facilmente podem ser encontrados no nosso dia a dia, pois são personagens com características “comuns”, reais. Assim como a história, que por essas mesmas características, podem fazer com que o leitor se identifique.
“Eu me apaixonei por você todos os dias depois daquilo.”
Apaixonei-me pelos protagonistas, com seus defeitos e qualidades. Mas como já falei da Mônica e do Enzon, dedico essa parte aos personagens secundários, que não são menosprezados por aqui, já que a Denise tratou de dar a cada um deles uma historia, uma vida própria além da relação com os protagonistas da história. Mas sendo direta: Rodolfo, melhor amigo de Mônica, gay, não vive no armário, exceto para os pais religiosos, que insistem em apresentar potenciais namoradinhas para ele, é dramático e sonha em ser ator, além disso é um amigo incrível. A melhor amiga de Mônica, Ruth, é uma garota incrível, girl power, negra, não se importa com a opinião dos outros, porém, às vezes sente, pois, como sabemos, a sociedade pode ser cruel. A família de Mônica também tem seu destaque, incluindo sua tia meio louquinha, que arranca muitas risadas do leitor. Há muitos outros que me conquistaram, mas já me empolguei demaaais!!!
“Quem diria que minha maior fã seria a garota que detesta futebol?”
O romance é muito, muitoooo fofo! Não foi algo que já começou ardente e intenso, como geralmente leio. Começou bem “de boas”, aos poucos, o que, a meu ver, deixou a história ainda mais crível e encantadora. A construção da trama é ótima, há algumas reviravoltas, mas nada muuuito surpreendente e chocante, contudo, a falta disse não afetou em nada, para mim. Não deixou menos envolvente ou mais pobre. O surpreendente da história é no quanto ela é apaixonante.
“E o destaque na simplicidade que faz as pessoas extraordinárias.”
Socorro que isso aqui está ficando grande demais!
Amei Mônica e Enzo e Todos os dias, adorei acompanhar os “todos os dias” desses moradores de Lagoa Feliz. É uma leitura fascinante, que nos faz sentir falta dos personagens ao terminar de ler. Indico o livro a todos os amantes de romances, comédia romântica e Young Adult. Essa é uma história sobre amizade, amor, sonhos e os conflitos da adolescência, que até traz algumas criticas sociais – que colocam o leitor para refletir – e algumas mensagens para levarmos para vida.

Uns pequena listinhas d’Aquelas mensagens que recebi:
Não siga apenas os sonhos dos outros, procure seguir o que for te fazer feliz.
“Um passo de cada vez e eu conseguiria parar de me importar com coisas que não mereciam importância.”
Os relacionamentos não são perfeitos. Nas fotos de casais apaixonados só se vê a parte bonita da coisa. Vai além dos beijos, sexo, sorrisos, fotos fofas nas redes sociais etc. É preciso entender que, querendo ou não, ora será confuso, ora transparente.
“O que importa é estar bem dentro dessa relação, se sentir em casa.”
Não é necessário que sejamos o tempo todo fortes e corajosos. A dúvida e o medo faz parte, é sinal de que estamos vivos, só não podemos deixar que eles nos dominem sempre.
“Não precisa queres se arriscar sempre. Mas alguns riscos vale a pena.”
Mônica e Enzo e Todos os Dias é o primeiro livro de uma quadrilogia com livros independentes. O próximo será protagonizado pela irmã de Mônica, Lilian.

32 comentários

  1. Oi, Catrine.
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nada da Denise, mas sei que seus livros fazem muitos sucesso por aí. Este romance é daqueles bem clichês, do jeito que eu gosto e já vou anotar aqui para ler qualquer dia desses.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi, Miriã!
      Anota mesmo! Vale muito a pena. Pensa numa história amorzinho!!!

      Excluir
  2. Olá!amo a autora
    Sigo nas redes sociais e ela dá uma atenção super fofa aos seus leitores.
    Este livro me ganhou pela sinopse é pela capa.acho super fofinha
    E amei a premissa que foi destacada por vc.
    Saber que o romance comeca de u forma fofa e coerente me atrai bastante .
    E que os personagens segundariso tem uma participação importante tbm.vou fazer esta leitura em breve porw sei que irei amar.assim como amei os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi, Charlene!
      Faça sim! Espero que goste assim como eu gostei. <3

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei a premissa do livro. Gente, se eu tivesse que ia fotografar o tal amor da minha vida eu ia surtar de ânimo e nervosismo. Realmente não sei lidar com "amor" fico nervosa haha. A narrativa realmente parece fluida e a história bem fofa. Enfim, eu adorei a sua resenha e amei a dica, realmente parece ser um bom pedido de leitura ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi, Bruna!
      É um ótimooo pedido! haha Uma história super fofa e fluída.

      Excluir
  4. Olá
    Eu já conheço a autora e sua escrita, e a admiro muito. Eu não conhecia esse título, mas a premissa me deixou bem instigada e adoraria poder fazer essa leitura também. Achei a capa maravilhosa e sua resenha me motivou muito! Gostei de poder conferir a respeito das curiosidades, e achei ainda mais interessante.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi, F! haha
      Que bom que o livro despertou seu interesse. Super indico a leitura!

      Excluir
  5. Gente,
    me lembro de quando a Denise divulgou esse livro na fan page, quis muito ler na época pois já conhecia a escrita dela e imaginei que a trama seria fofa, sem falar que amo ler livros como esse repleto de drama adolescente hahaha mas com o tempo confesso que acabei esquecendo dele, sem falar que essa é a primeira resenha que leio, mas que já me ganhou totalmente, reacendeu meu desejo de conhecer melhor esses dois, nem acredito que esqueci desse livro, valeu pela dica vou procurar pra ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi, Delma!
      Eu também acabei me esquecendo por um tempo, mas recentemente me lembrei e fui correndo ler. haha Não me arrependo nem por um segundo.

      Excluir
  6. Olá! É a primeira vez que vejo algo da Denise, e vou ser bem sincera, vou anotar ele na minha lista, pois acho que ele vai ser perfeito para qnd eu estiver numa ressaca literária. Adorei a história do livro e como a forma que vc colocou e a importância que a Denise deu não só aos personagens principais do livro e todos aqueles que fazem parte dele.

    Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou da resenha e da indicação. O livro é muito amor! <3

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Eu adorei a resenhaaaaaaaa, mesmo tendo ficado extensa, dá pra ver o quanto esse livro é apaixonante! Amei saber que tem MEMES no livro, nunca vi isso! A capa me lembra um livro infantil, mas já deu pra ver que nem é isso! Já quero um filme contando essa história, pode? Haha (Foi pra lista!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que om que gostou! :) Os memes deixa a leitura ainda mais divertida e não, não é infantil. Adorariaaaa se fosse adaptado! hahah ❤

      Excluir
  8. Olá Catrine,

    Nunca ouvi falar nada dessa autora, confesso que você hoje está me apresentando uma novidade, eu achei que a história é bem clichê, apesar de os personagens serem envolventes como você diz, eu não consigo me atrais muito. Agora uma dúvida, como assim uma funfic de Harry Potter? Queria saber mais sobre isso.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pontos clichês, sim. E há pontos que parecem clichês, mas na realidade na trama são diferentes. Mas acho que o que surpreende mesmo é o fato da história ser bem "acreditável" e natural. ❤ sobre ser uma fanfic, confesso que não sei sobre. hahaha

      Excluir
  9. Oi!
    Já tinha visto esse livro por aí, e lendo sua resenha lembrei que realmente ele é fofo e deve ser uma leitura daquelas que cura qualquer ressaca.
    Achei muito legal a autora cosneguir dar destaque á vários personagens no livro e fazer a gente se apegar a todos da mesma maneira, deixando eles super especiais.
    Monica e Enzo com certeza já estão na minha listinha de leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas é ótimo para uma ressaca, principalmente por ser tão envolvente. ❤ Espero que goste!

      Excluir
  10. Olá Catrine,
    Adquiri meu ebook quando a autora fez uma divulgação dele, mas ainda não tive tempo de ler. Gostei de conhecer suas impressões e o que mais me atraiu, confesso, foi a personalidade da protagonista, que é extraordinária.
    Estou curiosa para saber como a história toda irá se desenvolver e, principalmente, me apaixonar pelos personagens, como você se apaixonou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Catrine. Tudo bem?
    Dá para ver pela resenha que você realmente se apaixonou pelo livro, coisa que me parece que não foi muito difícil, pois o livro parecer ser muito bem escrito e conta com uma característica que acho importantíssima, a boa caracterização dos personagens. A principío, achei que fosse uma história um pouco clichê, mas fui mudando o meu ponto de vista ao longo da sua resenha. Fiquei vontade de ler, principalmente por conta dos Memes. Se eles fizeram você morrer de rir, devem ser muito bons. Muito boa a dica e adorei a resenha.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem fácil mesmo se apaixonar pela obra! ❤ A autora fez um trabalho brilhante em todos os aspectos.

      Excluir
  12. Olá Catrine!

    Que livro mais fofo! Parece ser uma ótima história para curar aquela ressaca literária, uma leitura leve e descontraída, já quero!

    Achei muito legal a autora disponibilizar mais fatos sobre os personagens secundários, e por saber que eles são pessoas fortes, achei isso incrível na verdade!

    Amei a sua resenha! Obrigada pela dica!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... Acredito que seja ótimo para ressacas, por fluir bem e ser bastante envolvente. ❤ Obrigada! Que bom que gostou da dica.

      Excluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro da autora, já li uma fantasia dela e sei que a Denise escreve supre bem, agora estou curiosa para realizar a leitura desse YA dela, com certeza será uma história tão perfeita quanto os das suas fantasias!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li suas fantasias ainda, mas se as histórias forem tão boas quanto essa... Com certeza irei amar! ❤ kkkkk

      Excluir
  14. Oiiii flor, tudo bem??
    Esse não é o estilo de livros que costumo ler mas a história me pareceu muito interessante, ainda mais com todos esses seus elogios e tendo sido uma fanfic de Harry Potter!! Vou até procurar saber mais sobre o livro...
    Obrigada pela dica! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila! ❤ Que bom que mesmo não curtindo muito o gênero a obra despertou seu interesse.

      Excluir
  15. Oiii
    Não conhecia esse livro mas fiquei muito curiosa. A trama parece ser tão envolve e boa que merece cada elogio que recebeu. Esse parece ser justamente o tipo de livro que gosto de ler. Adorei saber mais dele e espero poder realizar a leitura e gostar tanto assim.

    Bjso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha oportunidade de lê-lo e que goste muito, Stéfani! ❤

      Excluir
  16. Que bom que gostou, Kétrin! ❤ A autora arrasoou; super indico a história.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que ultimamente esses livros adolescentes um tanto clichês não estão me prendendo tanto, mas adorei conhecer suas impressões e me pareceu uma história muito fofa. Um dia lerei <3

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design