16.6.17

Resenha | Antologia de contos: Blogueiras.com

Título: Blogueiras.com
Gênero: Literatura Nacional - Contos
Páginas: 200| Comprar: Físico E-book
Avaliação:
Sinopse: Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.
Resenha
Blogueiras.com reúne oito contos, cada um com uma protagonista influenciadora digital (blogueira ou youtuber), ou prestes a se tornar uma. 

Mari Mortani, Lari Azevedo, Raffa Fustagno, Thati Machado, Adrielli Almeida, Thays M. de Lima, Mari Scotti e Teca Machado, além de falar sobre esse mundo digital, abordam vários temas importantes – como orientação sexual, depressão, empoderamento feminino etc. 
“A missão dos blogueiros literários é ler livros, resenhar, falar sobre eles e, principalmente, lutar para que novos leitores surjam e assim repassar todo o amor de nutrimos pela literatura.”
Vou falar um pouquinho sobre cada conto, só para vocês saberem do que tratam-se as histórias, e o que achei de cada um deles. 

Arrisque-se - Mariana Mortani
No primeiro conto da antologia, conhecemos Bárbara Leal, uma blogueira apaixonada pelo que faz e que, aos poucos, vem conquistando seus sonhos. Em Arrisque-se iremos acompanhar a realização de mais um deles: ela terá a oportunidade de assistir em primeira mão a Nova Era e ainda entrevistar o elenco da nova série da Netflix EM LONDRES! E é durante a exibição VIP do primeiro episódio que ela conhece Peter, um charmoso britânico que trará um diferencial encantador á sua viagem. 
“Não gosto da ideia de um lugar, ou qualquer coisa ou pessoa, ser conhecido apenas por uma característica. Nada nem ninguém é apenas uma coisa. Tudo possui dois lados.” 
Esse foi um dos meus contos preferidos, se não o preferido. A protagonista é uma mulher muito madura e forte. Peter é apaixonante. A escrita da autora, que eu não havia experimentado até então, me encantou completamente. Ela soube aproveitar muito bem as poucas páginas para envolver o leitor. Ao final da leitura, Mariana nos deixa querendo muito mais daquela história. Inclusive, apesar de ter amado o final, pois passa algumas mensagens maravilhosas que faz o leitor refletir, ficaria bem feliz se houvesse uma continuação para este. 

Sentimento às avessas - Larissa Azevedo
Amanda é uma garota moderna, já não tão amante do papel e da caneta, então, quando é diagnosticada com depressão e transtorno de ansiedade, e seu médico sugere que ela escreva seu dia a dia e como se sente em um diário, ela resolve fazer isso, mas através de um blog. 

É por meio deste, que ela descobre que não está sozinha. O que ela pensou que só era lido por seu psicólogo, na verdade era por muitas outras pessoas, que passavam pela mesmo que ela e se identificavam com o que liam. Inicialmente, isso a deixa muito confusa, mas acaba provando para ela o quanto era forte e não sabia. 
“As pessoas estão tão acostumadas com o que veem nos filmes e novelas. Pessoas perfeitas, sem grandes problemas. Mas a verdade é que cada um sabe o tamanho da sua dor e sente de forma única.”
Esse conto me tocou profundamente e me fez refletir bastante sobre o assunto que, por sinal, a autora trabalhou muito bem. Me emocionei não só por conta da temática delicada, mas pela forma com que foi escrita. Em poucos parágrafos, a autora descreveu e transmitiu todos os sentimentos dolorosos e dúvidas da protagonista, fazendo com que nós torcêssemos muito por ela. Algo que me agradou bastante foi o fato da Larissa não ter dado uma “cura” para a Amanda, mas um meio termo, um pouco de liberdade da dor, o que tornou a história mais crível. 

E a vida me trouxe - Raffa Fustagno
Que leitor nunca sonhou em conhecer seus personagens literários preferidos? Mafalda teve essa sorte. A jovem ainda estava bem abalada com o fim de seu namoro, até que, Alfredo Sanchez, protagonista de seu livro preferido, aparece, em carne e osso, em seu quarto. 
“Não é vida se prender a um destino infeliz.”
O conto é bem divertido, e assim como outros da antologia, me fez querer um livro inteiro contando mais aventuras com essa base. A única coisa me desapontou um pouco foi a “receita” de como receber um personagem em casa. Mesmo sendo uma história de ficção fantástica, achei um pouco bobinho. Ainda assim, amei o conto, e fiquei com uma baita invejinha da Mafalda! haha Que não...?

Segredos da Valentina - Thati Machado
Valentina também também acaba de sair de um relacionamento. Ela pensou que tinha encontrado seu “para sempre”, ela e Alec eram o casal “perfeito”; se amavam, se apoiavam, eram o porto seguro um do outro. Mas acabou... 

Resultado de imagem para blogueiras livro thati machadoNão estando na melhor fase de sua vida, ela vê a proposta de cobrir o lançamento de uma comédia romântica em Los Angeles como uma oportunidade perfeita para mudar os ares e conhecer gente nova, mas nunca como uma oportunidade para ser assediada, e foi o que aconteceu. Após isso, Valentina decide não se calar perante o ocorrido, e é a partir daí que sua vira de ponta a cabeça. 
“As mulheres precisam, de uma vez por todas, alçarem suas vozes.” 
Já li muitos comentários positivos a cerca dos livros da Thati, mas esse foi o meu primeiro contato com sua escrita. E constatei que os elogios não são falsos. Amei a escrita da autora e o enredo de seu conto – que nos faz lembrar do fato que ocorreu no ano passado com o Vin Diesel e a Carol Moreira –, que faz o leitor refletir não apenas sobre o que aconteceu ali nas páginas, mas também sobre a sociedade machista na qual vivemos.

TT - Adrielli Almeida
Lia não é blogueira e nem deseja ser, mas para ajuda sua irmã mais velha, e conseguir uma graninha, aceita cobrir alguns eventos para a irmã, que é blogueira. Em TT, a missão de Lia é entrevistar um famosos grupo de K-Pop que, além de ela não os conhecer, não fala a língua dela. Para complicar ainda mais a situação, uma confusão com os crachás faz com que ela, que era da impressa, se torne a tradutora do grupo. A noção de inglês que eles tinham e o inglês fluente dela teriam que servir! 

E não que a coisa dá certo mesmo?! Podem esperar uma aventura bem divertida. 

Mas não termina por aí, um dos integrantes do grupo passa seu contato para Lia, e, então, começam as trocas de mensagens... 
“Quando você vê esse tipo de pessoa pela tela do seu celular ou computador, você pensa que são bonitinhos de um jeito desumano. E, ora, vejam só, ao vivo esse tipo de pessoa é ainda mais assustadoramente bonita e irreal.” 
Apesar de não saber nada sobre K-Pop, amei o conto graças à escrita divertida da autora, a história fofa e os personagens cativantes. TT é mais um conto que eu desejo muito que tenha uma continuação. 

A perfeição em existir - Thays M. Lima 
Helena ama viajar desde criança – amor passado dos pais para a filha – e sempre aproveita essas viagens para coletar material para o seu blog. Nessas férias, ela está em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde após tantos pedidos de seus seguidores, ela decide visitar o Museu de Cera. Lá ela conhece Enzo, um ex-ator que, em um acidente, teve o rosto desfigurado e foi obrigado a abandonar a carreira. Helena imediatamente sente uma compaixão por ele e um desejo de fazê-lo sorrir, nem que seja pelo curto momento que eles têm ali no museu. Determinada, mesmo conhecendo-o há poucos minutos, ela vai mostrá-lo quem ele realmente é, e o tamanho da verdadeira beleza que ele possui. 
“Por muito tempo eu vi o mundo através dos seus olhos, agora quero ver o mundo com você, ao seu lado”
O conto da Thays é lindo e emocionante, principalmente por trazer reflexões, que embora sejam bastante discutidas – como em A Bela e a Fera e suas releituras – ainda não são realmente levadas em consideração na vida real. O conto mostra também o quanto os blogs podem mudar as vidas de pessoas, por muitas vezes trazerem mensagens que fazem com que o leitor se identifique e não sinta-se só em determinada situação. Além de poder buscar ali força e inspiração para dias melhores.

Canal Aline Cordeiro - Mari Scotti
Aline é mãe solteira e criou um canal para compartilhar suas experiências e ajudar outras mães na mesma situação. Porém, ela começa a buscar sem limites a fama, deixando de lado não só objetivo de ajudar outras mães, mas também esquecendo-se de quem foi a base de tudo: seu filho. 
“Ser mãe mãe é padecer no paraíso, porque cuidar e educar os filhos não é nenhum mar de rosas.” 
O conto da Mari nos enche de incógnitas em relação à busca incansável por fama na internet, e as barreiras, ou falta delas, entre a vida real e virtual. A escrita da Mari é a única do livro com que eu tinha experiência e não me decepcionei. A história fofa é mais uma que coloca o leitor para matutar.

Conversas Literárias - Teca Machado 
Uma das nossas protagonistas trouxe seu personagem preferido para sua vida, mas desse vez, será ao contrário. Clara que irá mergulhar no universo de seus livros. Eu não sei qual situação é melhor!!! Já me imagino em mil ambientes diferentes.
Quando Clara compra um novo notebook, ela nem imagina o poder daquele treco de marca desconhecida. Mas ela descobre isso quando vai postar sua primeira resenha com o laptop novo e... literalmente, desaba onde o livro resenhado é ambientado. 
“Uma coisa é ler um livro, outra é vivenciar tudo que está lá, o que é na verdade o sonho de todo leitor.”
A todo momento, lendo o conto, tive loucas vontades de visitar as histórias que já li, assim como a protagonista. O conto é fantástico e muito envolvente. Me diverti bastante com o conto da Teca e, mais uma vez, fiquei com desejo de mais daquela história. 
“Dizer que os livros podem te levar a lugares distantes e inimagináveis se tornou algo literal na minha vida.”
Blogueiras.com é um livro muito identificável, principalmente para nós blogueirxs. Impossível não se ver no lugar de algumas das protagonistas; seja cometendo o mesmo erro ou desejando que acontecesse o mesmo – como no caso das que conheceram seus personagens literários preferidos. Devem ter percebido, pela excesso da palavra “reflexivo” (hahaha) que o livro coloca o leitor para pensar e refletir em vários momentos da leitura, mesmo que ele não passem pela mesma situação. 

Indico o livro para blogueiros ou qualquer outro leitor que tenha o interesse em conhecer mais sobre o mundo dos influenciadores digitais. Ou mesmo para qualquer pessoa que o livro tenha despertado o interesse.

25 comentários

  1. Uau! Elas arrasaram em... Vou ler com certeza, parece uma aventura incrível! Ótimo post tbm, sua resenha ficou muito fofa! ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que não gosto de ler muitas antologias de contos, porém essa chama a minha atenção por conta da premissa diferente e fico bem curiosa diante do desenvolvimento. É melhor ainda pela parte da identificação ao sermos blogueiras também.. Sem contar que já li ótimos comentários a respeito e todos me deixaram bem instigadas, como nas suas impressões.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que antes eu também não curtia muito antologias, mas experiências positivas como essa fizeram com que eu passasse a gostar. haha

      Excluir
  3. Ah foofa, obrigada pelo carinho com nosso livro! fiquei feliz que você curtiu a história da Aline! Me inspirei em uma blogueira amiga minha ao criar ela, porque queria chegar o mais próximo da realidade possível. Obrigada!! Beijocas, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Mari! <3 Realmente mostra-se próximo em muitas pontos. :)

      Excluir
  4. Oi,
    esse livro é tão elogiado que é impossível não desejar lê-lo, além disso olha só os temas dos contos, tudo a ver com o que eu gosto de ler, gostei bastante da sua resenha, foi a mais completa que li até agora e deu uma boa ideia do que cada conto aborda, no momento estou bem sobrecarregada com minhas leituras, mas assim que der uma aliviada vou procurar para ler com toda a certeza desse mundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! <3 Procura sim. Espero que goste!

      Excluir
  5. Estou muito curiosa para ler esta coletânea porque tem blogueiras que acompanho e quero ver como elas se saem na escrita. Acho a capa d euma fofura sem fim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Não sabia da existência desse livro, mas logo de cara a capa já me agradou, é linda. Não conhecia as autoras mas os contos delas parecer ser bem legais, porque além de falar da vida de blogueiras trata de outros assuntos. O conto que mais me chamou a atenção foi o "E a vida me trouxe" fiquei muito curiosa para saber o que vai rolar quando a protagonista conhecer seu personagem favorito. Gostei muito da dica.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! haha Também amo a capa dele. Cada conto traz uma ventura. :D

      Excluir
  7. Oi. :)
    Algo que nunca me chama a atenção é qualquer coisa relacionada a blogueiros/youtubers. Sou chata com isso apesar de gostar de alguns youtubers, não sou ligada nessa de adquirir livros deles.
    Me parece ser bem legal o livro pela sua resenha, mas não é "chamativo" pra mim.
    Parabéns pela resenha flor, ficou ótima.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  8. Uau, quero esse livro! Amo ler contos, me deleito em antologias, tenho várias em casa. A temática que o livro num geral aborda mega me interessa, nem te conto por que né [rsrs]. Agradeço por sua resenha, senão não teria conhecido essa obra. Bexitus!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não sou uma pessoa muito ligada em contos, mas assim que vi o lançamento desse livro tendo autoras e blogueiras que eu amo fiquei louca querendo fazer a leitura. É a primeira resenha que leio e já fiquei encantada com o pouco que você falou de cada conto, a ansiedade agora só aumenta. A capa desse livro está maravilhosa. Realmente deve ser bem fácil nos blogueiras nos indentificar com o conteúdo do livro. Espero em breve poder fazer a leitura do livro,beijos!

    ResponderExcluir
  10. Hey Catrine,
    Quando vi que essas autoras estavam se juntando para lançar um livro, fiquei contente e curiosa para ler, então, garanti meu ebook assim que vi na Amazon, mas a oportunidade está vindo à cavalo, pois nunca chega.
    Gostei de conhecer suas impressões e de você ter retratado os contos separadamente. Sinto especial atração pelo conto da Mari, pois gosto da escrita dela e achei a premissa do conto muito legal, nessa busca incansável por algo.
    Também achei o conto da Thays interessante.
    Espero que a oportunidade de ler surja logo.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!
    Estou louca por esse livro desde que foi lançado,achei cada conto bem interessante,espero conseguir o meu ainda esse ano..hahaha...ameeeiii essa capa é completamente apaixonante.
    Pelo resuminho que vc fez de cada conto não consegui decidir qual eu gostei mais..precisarei ler pra decidir ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/06/resenha-obsidiana-saga-lux-1-jlynn.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Oii Catrine, tudo bem?? Ameei sua resenha, super completa e bem escrita. Adorei conhecer todos os contos separadamente, me deixou com muita vontade de conferir todos. Com certeza esse é um livro que quero muito ler, e já coloquei nos desejados <3 Espero ter a oportunidade logo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu estou morrendo de curiosidade de ler esse livro pois já acompanho algumas das autoras e outras como a tathi eu morro de vontade de conferir.
    pelo jeito os contos são muito amorzinhos e que a gente se identifica logo de cara.
    Estou com mais vontade ainda de ler esse livro agora <3

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu conheço esse livro desde o começo do projeto, porque sou parceira da Mari Scotti, e tenho muita curiosidade em conferir, até porque só conheço a escrita da autora. Achei uma tema muito interessante e que chama muito a minha atenção, além de ter histórias com diversas tramas. Com certeza pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por ai e embora não leia muito livros de contos, eu fiquei animada com esse, pois achei bacana termos protagonistas blogueiras/youtubers. Achei bem bacana você falar um pouco sobre todos os contos do livro e parece que todos são bem construídos mesmo, achei interessante os temas abordados e creio que será uma leitura que vou gostar muito.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Moça, antes de ler a resenha, fiquei um tempinho parada admirando o volumão lindo dos cachos do seu cabelo na foto. rsrsrs
    Catrine, eu já conheço o livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo e lê-lo.
    Adorei os quotes que você colocou aqui e sua forma de fazer a resenha também ficou muito criativa.
    Adorei! Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  17. Oiii

    Já tinha visto o livro e adoro essa capa por sinal, mas estava esperando algo bemmmmm diferente. Juro q achei q era livro mais puxado pra auto ajuda. Tô surpresa e adorei os contos e suas temáticas. Agora quero ler kkkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu não conhecia esse livro e gostei muito dele, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design