15.12.16

Resenha: Azeitona - Bruno Miranda

“Porque depois de uma tempestade, a poeira abaixa. E é nesse momento que conseguimos enxergar o caminho.”

Título: Azeitona
Autor(a): Bruno Miranda
Gênero: Literatura Nacional - YA, Romance
Páginas: 352
Editora: Editora Planeta
Ano: 2016
ISBN: 978-854-220-708-8
Comprar: Compare e Compre
Avaliação:
Sinopse
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares. SKOOB
Resenha
“Enquanto você tentar se completar com qualquer coisa que não seja amor de verdade, você só vai inflar como um balão de festa; quanto mais cheia mais frágil.”
Ian perdeu seus pais ainda criança, seu pai os abandonou e sua mãe havia falecido, desde então foi criado por Iris, sua irmã mais velha, que sempre cuidara dele como uma mãe, não deixando lhe faltar nada. Certo dia, entendendo mal a situação do momento, uma mulher o convida para participar de um reality show que acompanhava o período de gravidez de casais adolescentes, o Novos Pais. Porém, ele não estava esperando um bebê, nem mesmo tinha uma namorada. Portanto, no início nem passou por sua cabeça participar, mas após saber do cachê – que era bem alto – mudou de ideia. Calma ai, ele não era esse interesseiro. Ele viu isso tudo como uma forma de ajudar a irmã, e agradecê-la por tudo que já havia feito por ele.
“Não espere até você perder alguém para começar a pensar em consertar as coisas.”
Contudo, faltava uma coisa, ou melhor, alguém. Sem pensar muito, Ian decide arriscar fazendo sua proposta a primeira pessoa que lhe vem em mente, Emília, uma garota que nem mesmo era amiga dele. Os dois haviam trocado poucas palavras antes disso. Assim como foi com Ian, inicialmente ela acha um absurdo o que ele diz, mas após saber dos pontos positivos ($$$) passa a aceitar melhor a ideia. A jovem vivia em uma situação nada legal com a mãe, todas as suas conversas acabavam com alguma discussão. O que ela mais queria era alcançar sua independência e fugir da complexidade da mãe. Então, o dinheiro cairia bem naquele momento.

No entanto, a prática não seria tão fácil como a teoria. Ian e Emília teriam que esconder de suas famílias a participação deles no reality, que contava com cenas gravadas em casa, e que todos acompanhavam. E para Emília, seria ainda mais difícil, pois para a equipe do Novos Pais ela estava grávida, obrigando-a a aparentar como tal.
***
Lembro-me de quando conheci o livro em um blog que estava divulgando a sinopse e um vídeo (LINK) do Bruno lendo o primeiro capítulo de seu livro. Logo me interessei em realizar a leitura, tanto por ter achado a premissa bem diferente – principalmente pela ideia do Novos Pais – e ao mesmo tempo legal, quanto pela escrita, que pelo capítulo lido pude ter uma noção de como ela era. Agora, depois de ter lido, acho que tenho o direito e dizer que não é só o primeiro capítulo que possui um caminhar agradável.
“Ele acreditava que, sempre que acontece algo ruim, é porque algo muito bom está por vir. Como se cada um tivesse uma balança com um lado bom e outro ruim. A meta era deixá-la em equilíbrio. Quanto mais coisas ruins caíssem na sua balança, mais coisas boas iriam acontecer para ela se estabilizar de novo."
Já no início da leitura o youtuber conseguiu me pescar! Com sua escrita leve – mas profunda –, envolvente e muito divertida, devorei Azeitona. “Devorei Azeitona.” Sem contar que, logo de cara, me afeiçoei pelos personagens. O Ian é totalmente encantador, não tenho o que criticar no nosso protagonista. Ele é carinhoso, educado, engraçado e tem um ponto de vista legal sobre o mundo e as pessoas. Também gostei bastante da Emília, e até me identifiquei com ela em alguns pontos. Ela tem uma personalidade forte, atitude e é bem divertida.
“Quando você passa pelo mesmo outdoor todo dia, várias vezes: uma hora ele fica invisível.”
O tema família foi algo muito trabalhado nesse livro, mostrando sua diversidade – com vários exemplos – e abordando questões presentes em um lar. Bruno abordou o tema com bastante realidade e profundidade. Ele até tratou, um pouco, sobre o aborto. Mostrando uma visão bem interessante, a qual concordo. 
“A gente sempre acha que precisa mais do que tem e, mesmo tendo tudo, sempre falta algo.”
Há várias reviravoltas durante a leitura, que além de nos atrair ainda mais, garante evolução tanto entre os protagonistas quando entre os personagens secundários, mudando completamente a vida de famílias. O final é maravilhoso, mas bem que eu agradeceria se houvesse um epílogo. 

Confesso que quando inicie a leitura esperava que o livro fosse mais focado no reality, porém, me surpreendi e, felizmente, isso não me decepcionou. O criador do Minha Estante e Bubarim estreou muito bem! Azeitona é livro que trata sobre muitos temas importantes, tudo de forma leve, mas com bastante emoção. É um livro fofo e muito divertido, que indico a todos, sem exceção. 
“As vezes o pior que pode acontecer é nunca acontecer nada.”

P.S.: O título possui significado. Muito fofo por sinal! :)

28 comentários

  1. Esse livro deve ser uma fofura e engraçado também... ficou bem notavel que ambos os personagens foram bem escritos ♥
    Preciso ler esse livro LOGO.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divertido, leve e ao mesmo tempo bem reflexivo. Indico! :D

      Excluir
  2. Eu não tenho a menor vontade de ler esse livro, a trama me parece ser não apenas sem noção mas também mega fútil, com nada para ensinar como fica a impressão na sinopse. Enfim, gostei de conferir sua opinião sobre o livro mas não me interesso por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu não esperava algo reflexivo, a sinopse não aparenta mesmo. Mas olha, me surpreendi, há bastante o que refletir. :)

      Excluir
  3. Olá, Catrine.
    Que bom que o nome do livro tem um significado, pois achei bem estranho, kkk.
    Achei interessante a ideia do autor e fiquei com curiosidade em saber o desenrolar do livro. Já está anotada a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, acho que inicialmente todo mundo acha. Eu achei. kkkk

      Excluir
  4. Eu amooo o canal Bubarim! Sempre me divirto muito com os vídeos do Bruno e fico feliz em saber que sua primeira obra está fazendo tanto sucesso. A premissa em si não me chama muito a atenção, mas acho que farei a leitura sim um dia... Sua resenha ficou ótima!! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é uma graça! Não tem como não morrer de rir com seus vídeos. kkkk E vemos muito desse humor no livro, o que ameei!
      Leia sim, espero que goste!

      Excluir
  5. Não acompanho o canal desse youtuber e confesso que saber que foi um youtuber quem escreveu não me incentiva muito a ler o livro... Mas, a sua resenha sim. O enredo já me pareceu ser bastante inusitado e ver todos esses elogios só me deixou ainda mais curiosa. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história toda é bastante inusitada, mas muito divertida e até emocionante. :)

      Excluir
  6. Oi, Catrine.
    Eu já tinha visto este livro por ai, mas nunca me interessei em ler sobre o assunto. Mal sabia que o que estava perdendo.
    Onde já se viu um reality com pais adolescentes? rsrs
    Não li o livro, mas pelo que você escreveu parece ser um livro descontraído com um fundo recheado de lição de vida.
    Já está na minha wish list literária.
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, digamos que é uma história bem louca e divertida, mas cheia de lições. kkkk Vale a pena cnferir! :)

      Excluir
  7. Olá =) Legal saber que é uma leitura leve que consegue conquistar o leitor. Bom que o tema família foi bem tratado. História com reviravoltas são as melhores. Que bom que o livro não te decepcionou. Quando vi o livro não esperava que era tão bom. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que de início não espera muito, mas fui surpreendida! kkk ❤

      Excluir
  8. É tipo a regra da Azeitona, do MArshall e da Lilly de HIMYM? hahahah

    E eu sempre vi muita gente falando a respeito desse livro, mas eu sinceramente nunca dei muita atenção, pensando se tratar de um NA romance bem clichê...Mas eu tbm adorei essa coisa dos Novos Pais e totalmente leria <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! kkkk É outra coisa.
      Eu achei ele bem original, principalmente por conta do Novos Pais. kkkk

      Excluir
  9. Olá! Ainda não consegui sentir conexão forte o suficiente com o livro par ame jogar na leitura. Acho a capa meio estranha e a história, apesar de boa premissa e de ter te surpreendido (conta pontos!), não me agarra... Então, ele está na lista, mas não é prioridade, saca? Bom 2017!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei curioso o nome do livro... acho que peguei o pq kkkkk A história é bem legal, o que mais gostei foi a gratidão dele pela irmã, mas algo me diz que a história da errado em algum momento...
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que problema é que não falta! kkkkk Mas o maior foco mesmo são as relações familiares. :)

      Excluir
  11. Oie amore,
    Adorei o quote inicial de seu post... diz muito a respeito de minha vida nesse momento.
    Talvez não leria esse livro por conta da capa, mas, ao ver sua resenha confesso ter ficado curiosa.
    Adoro livros que trazem a família como temática... afinal, nos dias atuais essa é uma instituição que está cada vez mais sendo deixada de lado.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quote lindo, não?! <3
      Eu até acho bonita a capa. kkk
      Aborda bastante o tema família, os prolemas dentro dela. Amei!

      Excluir
  12. Oi, Catrine!
    Adorei a resenha.
    Nunca tinha encontrado esse tipo de abordagem em um livro antes, achei a proposta bem original.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre o que o "casal" fez para levar a ideia em diante. E o título me deixou pensativa, haha, preciso descobrir o significado.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca tinha tido vontade de ler Azeitona, até ler sua resenha.
    Assim como você, também pensei que o foco da história fosse o reality, mas pelo que você disse, parece que não.
    Além disso, o fato de ter reviravoltas e os temas abordados parecem deixar a leitura ainda mais interessante.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele surpreende de forma positiva! E aborda váarios temas. ❤

      Excluir
  14. Sempre achei a capa desse livro interessante, mas a sinopse nunca chamou muita a minha atenção. Sua resenha me deixou curiosa, mas no momento eu não leria. Talvez um pouco mais para frente. É muito provável que eu acabe querendo bater nos personagens, porque, sério, como eles pretendem levar essa mentira até o final?

    Bjs.


    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que da uma vontadezinha mesmo! haha Foi algo meio que por impulso. Mas acredito que o foco não seja muito o programa em si e, por isso, não foi algo que me decepcionou.

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design