9.11.16

Resenha: A Estupenda História de Paulo e Clara - Lara Sousa

“Era infância. Era amizade. Simples assim.”
Título: A Estupenda História de Paulo e Clara
Autor(a): Lara Sousa | Gênero: Literatura Nacional - Romance
Páginas: 120 | Editora: Chiado Editora | Ano: 2016
Comprar: Chiado Editora | Avaliação:
Recebido em parceria com a Chiado Editora
SINOPSE: A inocência de uma criança não permitiu que ele compreendesse o que acontecera com Clara.
Sua insegurança na pré-adolescência o impeliu a ela. Sua impulsividade da adolescência trouxe momentos inesquecíveis junto dela.
Paulo é o único que pode ver Clara, desde aquela noite fatídica que ainda leva pesadelos à menina. Dos seis aos dezessete anos, os dois vivem juntos, pois Clara não pode contar com mais ninguém. Dai nasce algo mais que um amor: Uma amizade. Mas há um problema. Clara não pode ficar para sempre. Precisa voltar à terra dos mortos.
RESENHA
O livro tem como enredo a história de Paulo e Clara – ou, Tom e Clarinha – melhores amigos desde sempre. 

Clara, Paulo e as outras crianças do grupo  da vizinhança encontraram um gatinho perdido, mas não podendo nenhum deles tomar conta do bixano, acabaram o deixando no local, prometendo continuar a cuidar dele. Mas naquela noite choveu bastante, e todos se lembraram de Mio e ficaram preocupados. Porém, apenas uma deles tomou a iniciativa de ir ajudá-lo. Infelizmente, Clarinha não voltou mais. Aquela barra de ferro...

Após o ocorrido, a menininha se vê em um lugar desconhecido. Ela se sente confusa; até que surge um homem que bondosamente pergunta-lhe se ela prefere voltar. Porém, há um problema, ninguém a verá mais, exceto um de seus amigos, o melhor deles, Paulo.

Os dois tinham apenas 6 anos quando isso aconteceu, portanto, pouco entendiam sobre a morte. Tanto que, quando a família contou a Paulo sobre o que havia acontecido com a amiguinha, ele sequer entendeu sobre o que eles estavam falando. Mas principalmente, porque havia deixado Clarinha no quarto dele brincando!

Sem poder contar com mais ninguém, Clara passa a viver junto com Tom – apelido de Paulo. Passando todos os dias e horas juntos, dos 6 aos 17 anos, o amor e amizade que um sentia pelo o outro só aumentava.  Contudo, Clara não podia ficar para sempre.

Teria que ir embora para o lugar onde agora ela pertencia

***
Quando iniciei a leitura do livro, apesar da sinopse, eu não sabia muito do que esperar. Assim, fui pega de surpresa por uma história lindíssima, que toca daquele jeeeeito no coração do leitor. 


A história é contada de modo intercalado entre o passado e o futuro, a infância e adolescência, dos dois. Que me surpreendeu pelo fato de não ter se tornado confuso, o que geralmente acontece com esse tipo de divisão. Mas o que mais me encantou, foi o motivo dessa intercalação, que no final do livro é explicado.

Pensem em um livro doce, tocante e lindo!

Conhecemos Clara e Paulo com 4, 6, 12, 17 anos, passando pelas fases da vida e amadurecendo de acordo com o decorrer do tempo. Aliás, a autora soube mostrar muito bem essas fases, tanto com comportamento, como a maneira de falar dos personagens. Ah, a escrita da Lara é bastante real, fluída e um amoooor! Era como se eu estivesse em uma janela visualizado toda a história, com os olhos brilhando e suspirando. Entendem?
“Mesmo tendo um ao outro estavam completamente sós.”
A amizade dos dois foi uma das mais lindas que conheci, só de lembrar me emociono. Uma amizade repleta de amor, risadas, lágrimas, abraços, carinho e proteção. Impossível não se apaixonar por Paulo e Clara. Realmente, é uma história estupenda!

O final me surpreendeu por vários motivos, que não irei citar, claro, pois seria spoiler. Mas digo: foi maravilhoso! Finalizei a leitura com um nó na garganta para não chorar e estragar a leitura, mas, não me controlei.

A Estupenda História de Paulo e Clara é um livro que, com certeza, indico de olhos fechados a todos.Ele me arrancou várias lágrimas, mas também boas risadas. A história trata sobre a amizade e o amor de uma forma singela, encantadora e muito tocante. Se você gosta de uma boa história sobre amizade, essa é uma leitura obrigatória.
“O mundo se surpreendeu ao notar que os dois estavam sorrindo, e não chorando.”
 

34 comentários

  1. Ai dells, esse livro é triste!!!! A menina fica preocupada com o gatinho e acontece alguma coisa, nem sei o que imaginar.
    Adoro os livros da Chiado por trazer leituras que tocam a gente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei a resenha e como sou parceira da Chiado já vou solicitar na proxima vez! Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catrine
    Adoro histórias tocantes. Esse livro ainda não conhecia e é a primeira resenha que leio. Eu geralmente tenho medo de ficar confusa com narrativas intercaladas entre os tempos assim, mas gostei de saber que não tem problema. Gostei da dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eme me tocou bastante! ❤ Olha, isso também acontece comigo, mas nesse não me senti confusa.

      Excluir
  4. Nossa que livros diferente, nunca tinha ouvido falar nele, mas também nunca tinha visto uma história assim rs. Parece ser muito legal ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ai ai ai, só com a sua resenha já estou com os olhos marejados imagina quando ler a obra. Provavelmente irei me acabar em lágrimas de tão emocionada que ficarei.
    Adorei a premissa e quero muito conferir essa amizade tão tocante capaz de durar todos esses anos e ainda nessas condições.
    Desconhecia a obra, mas já entrou para a lista de aquisições.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina lendo... haha Mas vale muito a pena!
      Dê uma chance mesmo, espero que goste tanto quanto eu, Michele. ❤

      Excluir
  6. Olá!
    A história parece ser linda, sinceramente faz tempo que não leio algo do tipo e depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de descobrir sobre essa historia de amor, está na minha listinha de leituras com certeza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Catrine!

    Sou apaixonada nesse gênero, meus favoritos! Esse livro me parece ser tão tocante que já estou preocupada com meus sentimentos quando iniciar e terminar a leitura. Já estou apaixonada pela sua resenha, imagino então o livro! A capa dele também está linda, o que só me dá mais vontade de iniciar a leitura. Obrigada pela resenha e pela dica maravilhosa, com certeza vou adicioná-lo à minha lista!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pega os lencinhos antes de iniciar. haha ❤❤ Que bom que gostou da resenha, fico feliz!
      Eu que agradeço pela visita! Espero que tenha a oportunidade de realizar a leitura, e claro, que goste.

      Excluir
  8. Que amorzinho que resenha, que amorzinho do livro. Já quero pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota amorzinho nisso... A História é muito emocionante! ❤

      Excluir
  9. geralmente gosto do que a Chiado publica... apesar de não curtir muito romance, esse titulo me deixou bastante curiosa... fiquei curiosa pra saber o que houve com Clara e em como a relação dela com Paulo foi desenvolvida...
    :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um romance bem diferente e emocionante! ❤ Vale a pena matar a curiosidade! kkk

      Excluir
  10. Que história mais linda essa menina, eu adoro romance e quem sabe eu adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, ficou linda a edição e adorei a resenha! Dica super anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, morgs! ❤ Realmente, é uma história linda.

      Excluir
  11. Cá, eu gostei da história. mas parece que não tem final feliz. e eu preciso de final feliz kkkkk sei que é besteira isso, mas acho que na vida real tantas histórias acabam tristes.. quando vou ler gosto de imaginar que pelo menos lá as coisas acabam bem para as pessoas.

    beijos, isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, não é bem um final triste, está mais para bemmm emocionante... kkkkk ❤❤❤ Mas te entendo, às vezes sinto que quero ler algo mais diversão, risadas etc. haha

      Excluir
  12. Oi Catrine.

    Gostei bastante da sua resenha, pois mostrou ter uma história maravilhosa com personagens cativantes. Vou adicionar na minha lista de desejados para adquirir e entrar na minha meta de 2017. Realmente esse titulo me deixou bastante curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ❤❤ Adiciona mesmo, vale a pena! :)

      Excluir
  13. Oi, Catrine!
    Nossa, sinto que já conhecia esse livro, mas não consigo me lembrar direito, enfim. É bem legal acompanhar os personagens em diferentes estágios da vida né? E pela sua resenha deu para perceber que a autora conseguiu te prender mesmo na leitura, que bom! Acho que vou colocar na minha lista para o ano que vem haha
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu sim! kkkk Bem, eu super indico você colocar... kkk❤

      Excluir
  14. Oi, tudo bem.

    Que delícia, tão bom quando pegamos uma livro que mexe conosco. A capa é linda e a premissa é muito interessante. Eu amo dramas, então claro que gostei e coloquei na minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão booooom mesmo!❤ Se tiver a oportunidade de lê-lo espero que goste.

      Excluir
  15. Olá Catrine!
    Amo histórias que tocam no coração e apesar desse livro ser uma delas, achei a premissa um pouco triste e bem diferente também. É maravilhoso encontrar um livro que fale de amizade, amor de uma forma tão especial, mas no momento só estou lendo livros mais leves. Espero ter a oportunidade de ler esse livro algum dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade em outro momento! E claro, que curta a história. ❤

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e adorei sua resenha.
    Gosto muito de acompanhar o crescimento dos personagens em várias fases da vida, então o livro me conquistou nesse ponto. Também gosto quando apresentam presente e passado, não acho confuso, dá um panorama melhor das coisas, acho ótimo.
    Parece ser uma história muito comovente e fiquei curiosa quanto ao final. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      É bem emocionante, vale a pena conferir. ❤

      Excluir
  17. Não conhecia o livro, mas após conferir suas impressões acabei ficando curiosa.
    Realmente deve ser tocante, senti que tem um toque de sobrenatural (espiritual).
    Essas histórias onde a amizade e o amor são a base sempre me inspiram.
    Enfim parabéns pela leitura e pela resenha maravilhosa (só encontrei uns errinhos de digitação, mas no mais tudo ficou ótimo).
    Beijos e sucesso!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, nada como um bom livro sobre amizade, não? ❤❤

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design