20.4.16

RESENHA: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ - JOJO MOYES

E graças a essas 320 páginas, descobri que posso sim começar com ressaca literária antes mesmo de terminar o livro. 

Título Original: Me Before You
Título no Brasil: Como eu era antes de você
Assunto: Literatura Estrangeira - Romance, Drama
Autora: Jojo Moyes
Tradução por: Beatriz Horta
Páginas: 320
Editora: intrínseca
Comprar: Buscapé - Comparação de preços
Ano de publicação: 2013
Avaliação: 

Sinopse
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Resenha

Já a certo tempo que Como eu era antes de você me persegue, sempre que o  via ele me atraia muito, inclusive ele ficou meses no topo da minha lista de desejos, hoje me pergunto "como eu não li essa obra incrível antes????".

Tentarei falar o mínimo possível sobre a história, pois acho que quanto menos você souber, melhor.
Quando li, sabia pouquíssimo sobre, nada de resenhas ou mesmo a sinopse, e confesso que isso deu um ênfase na leitura por causa das tantas descobertas que fui fazendo ao decorrer da leitura que me deixavam de boca aberta.
...
O acidente fez com que a vida de Will Traynor virasse de ponta a cabeça, antes ele era um homem muito ativo, bem sucedido ele vivia viajando, fazendo esportes radicais... amava sua vida. Agora, estava limitado a uma cadeira de rodas e consequentemente amargurado e mau-humorado. Após uma tentativa de suicídio, a mãe de Will decide procurar uma cuidadora para ele.

Louisa é uma mulher sem expectativas de crescimento profissional ou pessoal totalmente acomodada que trabalha há anos em um café, mas (graças ao destino...) ele acaba fechando e ela fica desesperada por um emprego já que sua família dependia da ajuda financeira dela, e enquanto procurava por vagas ela encontra essa  como cuidadora.

"No meio da sala havia uma cadeira de rodas preta, com assento e encosto forrados por pele de carneiro. Um homem solidamente forte, de jaleco sem gola, estava abaixado, arrumando os pés de outro no apoio da cadeira de rodas. Assim que entramos no quarto, o homem na cadeira olhou por baixo de uma cabeleira despenteada. Seus olhos encontraram os meus e, após uma pausa, ele soltou um gemido horripilante. Então, sua boca se retorceu e ele deixou sair outro grito fantasmagórico"
Ótimo primeiro contato, não?
E como primeira impressão: Um homem arrogante, ignorante, sarcástico e frio.
Lou sabendo que nem sempre a primeira impressão é obrigada a ficar, e sendo uma pessoinha maravilhosa, tenta de todas as formas uma proximidade com Will. E ela, mesmo com muuuuita dificuldade, consegue


Os dois aos poucos vão se tornando amigos, Will se sente bem melhor quando está com Lou. Os dois conversam bastante, se ajudam, brincam, discute e principalmente, aprendem muito um com o outro. E essa amizade vai criando mais forças a cada dia.
"— Não quero entrar agora. Quero ficar sentado aqui e pensar que... — Engoliu em seco.
Mesmo no escuro, pareceu fazer esforço.
— Quero... ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos.
Larguei a maçaneta da porta.
— Claro."
...
Comecei a leitura na semana de provas bimestrais, por isso tinha l objetivo de ler um trechinho apenas e deixar pra ler "de verdade" após o fim de semana. Mas, li um trecho, um capítulo, dois, três... e aquilo já era mais forte que eu.

Esse livro tem sim, uma obra do sobrenatural atuando, quando estava ônibus, na escola, no banho, no almoço... minha mente estava nesse mundinho criado pela Jojo.❤❤ 
Eu já não pensava em mais nada, só sentia a necessidade de ler, ler e ler.

Me apeguei aos personagens de uma forma indescritível, e não foi um ou dois, foram todos, ou quase.

Will, as vezes ignorante, irônico, mas ao mesmo tempo inteligente, culto, incrível, maravilhoso... (Chega, Catrine!)

Will Traynor deixa de ser um simples personagem de um livro maravilhoso, pois facilmente comparamos ele a outros tetraplégico da "vida real" e até nos colocamos no lugar dele, limitado por uma cadeira de rodas, com todos ao redor olhando como se fosse uma aberração e não um ser humano comum. E no final das contas, tanto a Lou como nós, o entendemos.
"—Enfim, mamãe ficou muito surpresa. Acho que esperava encontrar o Quasímodo.
— O problema é esse, Treen — falei, jogando o resto do meu chá no canteiro. — As pessoas sempre esperam"
E Louisa, tão fofa! Chega como apenas uma cuidadora com roupas bem diferentes, mas depois se tornou a pessoa que em pouo tempo fez por Will o que nem toda sua família havia feito. É tão lindo ver como Lou se importa com ele, como ela faz de tudo de bom para vê-lo feliz, e o melhor, não por pena mas por gostar realmente dele.
"— Pois minha mãe diz que gosto de sapatos diferentes desde os três anos. Ela comprou para mim galochas com purpurina azul-turquesa, o que na época era bem diferente, as crianças tinham apenas galochas verdes ou, no máximo, vermelhas. Ela diz que desde esse dia, não as tirei mais do pé. Usava para dormir, tomar banho e para ir à creche até no verão. Meu visual preferido eram essas galochas com purpurina e meia-calça de abelhinha.
— Meia-calça de abelhinha?
— Tinham listras pretas e amarelas.
— Que coisa linda.
— Eram meio cafonas.
— Bom, é verdade. Parece um pouco rebelde.
— Você pode achar que não mas, por incrível que pareça, Will Traynor, nem todas as garotas se vestem só para agradar os rapazes."

Como eu era antes de você, sem dúvidas, entrou para a lista dos meus livros preferidos.
Eu simplesmente amo esse livro, amo a forma como ele me tocou e me ensinou coisas lindas sobre a vida e outros assuntos que prefiro que vocês mesmos descubram.

Jojo Moyes fez um trabalho espetacular! O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Louisa, e flui muito bem, o entendimento é  facílimo.
Outro fator que eu gostei bastante foi que não é livro que as coisas acontecem rapidamente fazendo da história algo forçado, é  tudo tão natural, até o ambiente e as emoções são muito bem descritas, e isso faz com que nós leitores sintamos na pele oque se passa na história.

Se eu indico esse livro? 
Com toda absoluta certeza, sim. Para todos!
"Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida."
Contém sim um romance único, extraordinário, divertido e sublime, que vai fazer com que todos terminem a leitura em um mar de emoções, você irá, assim como eu,  ficar com Will e Lou na cabeça por um tempo até que a ressaca passe, e nem tente  fugir pois é impossível. Eu ainda estou com eles aqui. Mas,  é  mais que isso, é uma história de evolução e amadurecimento incrível de se perceber, principalmente na Louisa, que com a ajuda de Will  começa a "abrir seus horizontes" e perceber que a vida é  uma só...

 Não se acomodar. Apenas viva.

Resenha: Depois de Você - Livro 2

A adaptação cinematográfica do livro estreia nos cinemas brasileiros no dia 16 de Junho. Não vejo a hora!❤

POSTER OFICIAL 

Trailer oficial da adaptação cinematográfica de "Como eu era antes de você".

53 comentários

  1. Menina... Preciso confessar que esse livro nunca despertou interesse em mim. No início do ano cheguei a citá-lo como uma das adaptações literárias previstas para sair no 1º semestre de 2016, mas nem assim ele me chamou atenção. O problema é que eu nunca tinha lido qualquer resenha sobre o livro (ou seja, não sabia exatamente como era) e por ser de um gênero que eu não curto, logo achei que o livro não me chamaria atenção. Ledo engano! haha
    Depois da 1ª resenha que li sobre esse livro, incrivelmente senti curiosidade em lê-lo e conhecer a história desses dois. Acho que não agora, mas eu leria se tivesse oportunidade.
    Parabéns pela resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Já eu, só de ver fotos e uma parte do trailer ja fiquei louca para ler. Talvez não se interessou pois não faça seu tipo, não seja um gênero que chame sua atenção... Mas olha, arrique! haha
      Vale a pena!

      Excluir
  2. Catrine, estou meio receosa sobre esse livro porque muita gente fala bem dele e tenho medo de esperar demais e me arrepender.
    Adorei quem será a Lou na adaptação.
    Não sei se lerei, mas a história é muito bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi
      Se não gostar é uma opinião sua, não importa a dos outros haha
      No meu caso, eu amei. E sim, a história e maravilhosa!

      Excluir
  3. Oie, esse livro parece ser a nova sensação de todo mundo, por causa do filme, pelo menos é a impressão que fica.
    Não quero ler ele, já sei o que acontece no final, a importancia da meia e tudo mais :(
    Apesar da história ser bem bonitinha e triste, não vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não sabia o final, acho que se soubesse ficaria com um cero receio também haha

      Excluir
  4. E eu ainda não tomei vergonha na cara para ler esse livro. Tento ao máximo também não saber muitas coisas sobre ele, pois quero me surpreender completamente. Mas não resta dúvidas que todos amam a estória e que portanto deve ser maravilhosa. Preciso ler antes que o filme saia.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi
      Pois trate de tomar vergonha haha
      E fuja de Spoilers, espero que goste!❤

      Excluir
  5. OI!!

    Creio que esse é o livro do momento, parabéns pela resenha, e também gostei desse livro. Confesso que achei o Will covarde, entretanto entendo sua decisão e creia chorei horrores. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, achei o mesmo. Mas também entendi... mas consigo nem me colocar no lugar dele nesse caso :(

      Excluir
  6. Oieee
    Olha eu tava louca pra ler esse livro antes do lançamento do filme, mas pelo que vi não vai rolar, só se for em ebook e assim eu não consigo, por isso acredito que eu vá assisti-lo antes de ler e estou bem empolgada, mesmo não sendo fã de dramas, mas eu gosto da premissa dessa obra e tenho bastante curiosidade em relação a ela, espero gostar tanto quanto você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda da tempo de ler Kris, falta bastante tempo para a estreia do filme.

      Excluir
  7. Menina, eu preciso ler essa obra, sempre vejo ótimas resenhas a respeito. Estou super ansiosa pela adaptação também! Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! leia sim espero que goste como eu goste como eu gostei.❤❤❤

      Excluir
  8. Ah, que resenha mais linda! Deu para perceber que o livro te tocou profundamente! Não li ainda, mas é uma meta para esse ano. O ruim é que sei o grande spoiler :'( Mesmo não tendo lido fiquei triste. Assisti o trailer assim que saiu e fiquei ainda mais encantada e curiosa com o enredo!
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo spoiler, não tem nada pioooooor para um leitor.
      Más leia mesmo assim Gabi, espero que goste.
      E obrigadaa! ❤❤

      Excluir
  9. Bom, eu li o livro, gostei e claro, escorreu uma ou duas lagrimnhas, mas ainda acho a garota que vc deixou para trás o melhor livro da autora, esse sim eu chorei horrores e amei de paixão da vida kkkkkk
    Que bom que curtiu, eu até quero ver o filme, que parece estar muito tocante, eles estão lindos nos papéis.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li A garota que você deixou para tras, mas ainda vou ler. Minha meta é ler todos os da Jojo, gostei muito da escrita dela ❤❤

      Excluir
  10. Que resenha mais amor!!!
    Eu nunca vi uma critica negativa a este livro, e claro, estou louca para ler ele.
    Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura e também pro filme né? Que pelo jeito vai me fazer chorar muitoooo.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! ❤❤ haha
      Eu estou faltando morrer de ansiedade para o lançamento de filme. haha

      Excluir
  11. Oi
    Então sabe aquele livro que todas as amigas leram e falam que é incrível e você fica no cantinho da vergonha porque e a única que ainda não leu? É assim que esse livro está marcado na minha vida.
    Eu sei que é lindo porque todos dizem ser lindo, mas eu ainda não li. Falta tempo, falta o livro, só não falta vontade.
    Curti muito a sua resenha super bem escrita. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi
      Olha Talita, eu também estava super sem tempo na semana que li, mas a leitura foi tão boa, na minha opinião, que passou muito rápido. :)
      E obrigadaa!

      Excluir
  12. Oiee ^^
    Realmente, é impossível não se apegar aos personagens, e, como você disse, não só os principais. Este é um dos meus livros favoritos para sempre, pois mexeu muito comigo, e olha que, quando eu o li (bem no comecinho mesmo, era desconhecido até) não tinha expectativa alguma, pois ainda não conhecia a Jojo. Mas, meu Deus! Que surpresa e que história linda ♥
    MilkMilks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda!
      Até hoje estou com os personagens na cabeça. ♥♥

      Excluir
  13. Oii, tudo bom?
    Livros da Jojo são assim mesmo, não tem como ler só um capítulo e parar! rs Amei esse livro, assim como você, e sua resenha me deixou com um sentimento de nostalgia, com vontade de pegar o livro e reler essa obra maravilhosa, que me emocionou tanto! Parabéns pela resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi
      Da vontade de reler mesmo haha Mas agora vou ler a sequencia. ♥

      Excluir
  14. Ainda não li o livro nem vi o filme, mas já comprei este e a continuação, Depois de você. Logo iniciarei a leitura. Estou querendo muito ler antes de ver o filme. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas está aqui na estante pedindo para ser lido rs'
    Apesar de ser uma história já previsível a vontade de conferir e chorar litros e me envolver com a história não passa. Acredito que no próximo mês irei ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Catrine!!!
    Eu ainda não li Como Eu Era Antes de Você (vergonhaaaa), mas peguei emprestado com uma amiga e ele está aqui me esperando.
    Já peguei mil spoillers da história, ainda mais agora que a adaptação já está "batendo na porta". hahaha Mas mesmo assim não desanimei de ler. Já estou preparada pra chorar, afinal a história parece ser super emocionante. E acho que vou me apaixonar demais pelos personagens. *-*
    Não vejo a hora de me jogar na leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus hem?! Infelizmente os spoilers nos perseguem
      Olha, tenho quase certeza que vai amar (e chorar muitooo haha), e os personagens são incríveis. ♥

      Excluir
  17. Oi Catrine.
    Eu li o livro um tempinho atrás e meu Deus, eu quase fiquei seca de tanto chorar, juro! Eu sabia o que acontecia mas não queria aceitar, sabe? Não achei que fosse ser tão dramatico. O livro e ótimo mesmo mas eu nunca consegui gostar muito da Lou, só simpatizei com ela no final por causa da dor que ela tava sentindo. O Will gostei logo de cara.
    VocÊ pretende ler Depois de Você? Eu li e achei péssimo, espero que se vcÊ ler goste.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaa, primeira pessoa que vejo que passou pelo mesmo que eu. Eu sentia que ia acontecer, mas não aceitava, não acreditava de forma alguma, oque fez eu me surpreender mais. ♥
      Eu pretendo ler sim, que pena que não gostou. :(

      Excluir
  18. Oi Catrine, sua linda, tudo bem?
    Acho que só eu que anda não li esse livro, risos.. Mas vou aproveitar e comprar a continuação e leio os dois juntos. Você é mais uma que se encanta com a história deles, que é linda, pena que o final é triste. Mesmo assim, não vejo a hora de ler e com certeza irei ver o filme também. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Cila
      Mesmo sabendo o final, espero que goste como eu gostei haha ♥
      E obrigada! :)

      Excluir
  19. Incrível! Adorei a emoção que você empregou na resenha, infelizmente ou não, sei boa parte da história do livro por conta dos comentários a respeito do filme, acredito que muitos estejam entusiasmados e por isso sempre aparece um spoiler nas redes, mas mesmo assim, tenho curiosidade em ler, falam muito bem da escrita da Jo Jo, tenho um outro livro dela na estante e espero ler logo, mas enfim, espero que o filme seja do seu agrado também, e ainda tão emocionante quanto o livro.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi
      Verdade, a euforia por conta do filme faz com que soltemos coisas demais haha
      Leia sim, espero que goste da história, e a escrita é sim ótimaaa!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu estou doida para ler ser até livro, mas ainda não tive a oportunidade. Quero muito saber mais sobre como se desenvolve o relacionamento de Lou e Will. E não sei se estou preparada para o final. Aliás, adorei sua resenha!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pamela! ♥
      O livro é ótimo, espero que goste. O relacionamento dos dois é um dos mais lindos que já vi.

      Excluir
  22. estou com esse livro para ler a tanto tempo! Eu imagino que ele seja mesmo lindo, porque só tem elogios, mas eu já sei o final (sim, tomei esse spoiler violento na cara!), por isso desanimei de ler. Mas agora vai! Lerei antes do filme
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo assim haha Ira se emocionar da mesma forma ♥♥

      Excluir
  23. Menina nem me fale nesse livro, estou louca atras dele e não de hoje, mas morro de medo de ler e me decepcionar, amei sua resenha e me deu uma vontade maior, vou enfrentar o medo e ler o quanto antes e seja o que Deus quiser
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é realmente incrível , a forma como a história nos suga para dentro dela,me senti exatamente como você, respirando e vivendo nesse mundo criado pela autora. Adorei a forma como você fez sua resenha,sem nenhum spoiler,mantendo todos os segredos do livro bem guardados.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivendo, sofrendo e amando dentro da história haha
      Obrigada! ❤

      Excluir
  25. Boa noite Moça!!
    Dos livros da Jojo Moyes eu me interesso mais pelo A garota que você deixou para trás, porém Como eu era antes de você seria minha segunda opção, mas como ele já tem adaptação cinematográfica, fico em duvida em quem correr primeiro...kkkk
    Sua resenha me ajudou a continuar confusa do que devo fazer...kkk

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você leria Como eu era antes de você primeiro, já que a adaptação vem por ai... haha Também quero ler A garota que você deixou para trás, assim como todas da Jojo ❤

      Excluir
  26. Olá!
    Eu adoro esse livro. A história me emocionou de uma tal forma que no final chorei muito. Queria tanto que as coisas tivesse sido diferente, mas enfim. Estou muito, muito ansiosa para ver o filme. Já vou levar os lencinhos pois vou chorar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Oie! Eu amei esse livro, estou super empolgada para a adaptação. Ainda não posso acreditar no final, só de lembrar fico com o coração apertado. Parabéns pela resenha.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rayssa! ❤ eu também haha morrendo de ansiedade.

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design