8.3.15

RESENHA: A SELEÇÃO - KIERA CASS

"Não queria ser Sá realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar."
Título Original: The Selection
Título no Brasil: A Seleção
Coleção: A Seleção
               A Seleção #1
               A Elite #2
               A Escolha #3
               A Herdeira #4
               A Coroa #5
Assunto: Literatura estrangeira - Distopia, Romance
Autora: Kiera Cass
Páginas: 361
Editora: Editora Seguinte
Comprar: Compara Preços - Buscapé
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-856-576-501-5
Classificação:
Sinopse 
Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
Resenha

A sinopse de A Seleção já é bem detalhada, então nem preciso falar muito sobre a história em si.


A Seleção é uma distopia que se passa em Illéa, que seria onde hoje é território dos Estados Unidos.
Illéa é dividida em 8 castas, onde a casta 8 é a parte mais pobre da sociedade, como mendigos, e a casta 1 a realeza.
America Singer, a nossa protagonista, é da casta 5, eles não são tão pobres quanto a 6,7 e a 8, mas ainda assim é uma casta bem pobre que sofre até com a falta de alimento.
"Nossa casta era a terceira antes do fundo do poço. Éramos artistas. E os artistas e músicos clássicos estavam só três graus acima da sujeira. Literalmente. Nosso dinheiro era curto, vivíamos na corda bamba e nossa renda dependia muito da mudança de estações." Pág. 9
Além disso, ela é apaixonada por Aspen, os dois mantém um relacionamento às escondidas já que ele é de uma casta inferior e a família de America não aceitaria tranquilamente um namorado ainda mais pobre que eles. Ainda assim, os dois se amavam e planejavam um futuro em que poderiam viver juntos e livres.
"-Aspen, nos vamos conseguir. Somos inteligentes. Vamos ficar bem." Pág. 37
Tudo vai bem, na medida do possível, até que certo - e lindo - dia America acaba sendo escolhida para participar da seleção, uma competição, que mais parece um reality show, onde seriam escolhidas 35 garotas para disputar o coração do Príncipe Maxon - sem contar a coroa, dinheiro, joias, roupas luxuosas...
"-Senhorita America Singer, de Carolina, Cinco.
Voltei os olhos para a TV, no susto. Lá estava minha foto[...]"
America desde o início não queria se inscrever, mas ao refletir melhor e pensar no bem da sua família, já que as famílias das selecionadas também seriam recompensadas, resolveu participar. Até que ela é selecionada, e suas opções seriam ir ou ir.
"Não queria ser Sá realeza.
Não queria ser Um.
Não queria nem tentar."
Sua visão da realeza é a pior possível, oque é de e esperar, já que matem esse sistema ridículo de castas.
Mas ela vai descobri que no meio dessas pessoas esnobes pode haver alguém que não se encaixe no que ela pensa sobre a realeza.
"-Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar." Pág. 129
...

Já vou começar falando sobre a capa, pois confesso que foi oque me fez comprar o livro. A capa é maravilhosa! (Sem dúvidas alguma, as capas de todos da série são minhas preferidas.)
O vestido é divino, os tons de azul são perfeitos, e o título e a coroa da capa são em um auto relevo bem delicados e lindo.
...
O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da America, a escrita é sublime e flui muito bem.  Os personagens são bem descritos, assim é possível conhecer bem cada um e seu jeito de ser.

De início parece ser uma história clichê sem graça mas ao decorrer das páginas percebemos que não é apenas isso. O livro tem uma ótima dosagem de romance, diversão, drama, etc, que faz com que a leitura seja leve más ao mesmo tempo rica.

A todo momento você está rindo, nervosa ou toda boba apaixonada, mas nunca entediada.
"-Não pode ficar tão linda assim. A primeira coisa que farei amanhã será mandar suas criadas misturarem uns sacos de batata para você usar.
Dei-lhe uma cotovelada no braço
-Cale a boca, Maxon."
A América se tornou uma das minhas personagens preferidas, mesmo sendo muuuuito indecisa, e isso faltou me matar de raiva, ela também tem seus pontos positivos.

Maxon é inteligente, carinhoso, divertido e gentil. A princesas da Disney ficariam com inveja da selecionada que ganhasse o coração desse príncipe. 

Já Aspen, não tenho nada contra, embora também não consigo gostar dele admiro a preocupação dele com a família.

A história pode ser comparada a contos de fadas sim, só que uma versão moderna. Com triângulos amorosos, brigas, drama e inveja. A também uma certa crítica política ali, não é muito direta, mas existe. 

Li A Seleção em pouquíssimo tempo, se já tivesse com a continuação em mãos não perderia um minuto e partiria para o segundo livro. 
Indico o livro para todos que gostam dessa mistura de romance e distopia. Além disso, o livro é ótimo para todas as idades.

Por ser rápida e divertida, a leitura é bem leve, inclusive é uma boa escolha para quem ainda está criando costume de ler, serve perfeitamente como uma ponte para o mundo da leitura.
Sinceramente, não achei nenhum ponto negativo nesse livro, para mim foi perfeito!❤

A Seleção - Kiera Cass - Resenha - Estante Mineira

9 comentários

  1. Olá,
    Eu adoro toda a série de A Seleção. É um dos meus queridinhos, porque tem princesas, castelos, e sem falar do triangulo amoroso. Diferente de você, eu me apeguei muito ao Aspen e sofri por ele durante o livro. Não que eu não goste do Maxon, pelo contrário, mas prefiro morenos kkk'.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Você é a primeira pessoa que vejo falar que prefere o Aspen. Eu não consegui gostar muito dele, na verdade até gosto mas para a América prefiro o Maxon ❤❤

      Excluir
  2. Oi, já li esse livro, na verdade, já li a série toda e amei, mesmo achando algumas falhas na historia e não concordando com o destino de alguns personagens, é uma série que vale a pena ler. Eu amo essa distopia e amo a escrita da Kiera, e estou louca para ler A Coroa e A Sereia da autora.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda enho que ler A herdeira haha
      Também amooo distopia e a escrita da Kiera é otima! ❤

      Excluir
  3. Olá!
    Li a trilogia [de cinco livros, haha] a alguns anos atrás e me encantei pelos livros.
    América me dava muita raiva as vezes também por ser tão indecisa e ficar enrolando os dois rapazes. Maxon é um fofo, sem palavras para ele.
    Aprendi a gostar de Aspen nos outros livros e acho que é um ótimo personagem.
    Fico feliz que você gostou do livro assim como eu.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só passei a gostar um pouco mais de Aspen em A Escolha, porque nos outros dois eu ficava louca pra ele se afastar de America haha

      Excluir
  4. Oii! Eu ainda não li nenhum livro da série, mas confesso que morro de curiosidade. Inclusive ganhei esse mesmo livro que você resenhou e minha vontade de lê-lo só aumentou agora! Parabéns, ótima resenha. Assim que eu ler, farei a resenha em meu blog também

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. O enredo não lá nada excepcional, mas Kiera consegue prender o leitor de forma incrível, fiquei vidrada na história, e um livro puxou a outro logo em seguida. E em pouco tempo li a trilogia, agora preciso dar continuidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Eu também amei esse livro,realmente ele é leve,divertido, e apaixonante,apesar da indecisão de América, e essa coisa de triângulo amoroso,as invejas e picuinhas do palácio me conquistaram profundamente.

    Dá até saudade dessa época da seleção.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design