16.3.15

RESENHA: A ELITE - KIERA CASS


Título: A Elite
Título Original: The Elite
Coleção: A Seleção
               A Seleção #1
               A Elite #2
               A Escolha #3
               A Herdeira #4
               A Coroa #5
Assunto: Literatura Estrangeira - Distopia, Romance
Autora: Kiera Cass
Páginas: 357
Editora: Seguinte
Comprar: Buscapé - Comparação de preços
Ano de publicação: 2013
ISBN: 978-856-576-512-1
Avaliação:
Sinopse
A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com ele, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está seu conforto e se vê dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer - e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E, justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. Enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo - e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Resenha
Em A Elite a America tem que decidir entre o guarda e o príncipe. Aspen, com quem ela teve um romance as escondidas bem antes da seleção ou o carinhoso, lindo e inteligente Príncipe Maxon?
“Mas como decidir entre duas boas opções? Como decidir se qualquer escolha deixaria parte de mim destruída? Me consolei com o pensamento de que ainda tinha tempo. Eu ainda tinha tempo.” - America

Após a chegada de Aspen no castelo, e a revelação de que ele nunca havia trocado ela por outra, deixara ainda mais difícil decidir entre um dos dois. Além disso, sua "amizade" com o príncipe está cada vez melhor, inclusive Maxon já tem sua selecionada preferida. E sabemos quem é!



... 

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de America, a escrita da Kiera continua incrível. A leitura flui muito bem, inclusive, assim como o primeiro,  li em um dia.

Em A Elite é perspetivável a evolução da protagonista, embora a indecisão de America entre Aspen e Maxon acabe não mostrando isso tão claramente.

“Porque ainda sei pouco sobre você.E você parece ser perfeito em tudo.É bom ter uma prova do contrário.” - America
Quem não se apaixonou por Maxon no primeiro livro saiba que é impossível isso não ocorrer nesse segundo. E quem, assim com eu, já o ama desde o primeiro, vai se apaixonar mais ainda. Toda frase dele que eu lia era digna de um marcador!

Minha opinião sobre Aspen continua a mesma, não sei se gosto ou não gosto dele. As vezes morro de raiva dele, por estar ali só para "atrapalha", mas as vezes ele é tão legal e  tão amoroso, sem contar que é tão lindo sua preocupação com sua família.
"Às vezes, acho que Maxon e eu somos a sua Seleção particular. Somos apenas ele e eu: um de nós vai ficar com você no final. Não sei quem está na pior situação. Maxon não sabe que participa da competição, então talvez não se esforce o suficiente. Já eu preciso me esconder, de modo que não posso lhe oferecer as mesmas coisas que ele. Não é um combate justo para nenhum dos dois." -America

Agora um ponte positivo/negativo da história. A autora foca um pouco mais em Illéa, seu ambiente distópico e sua história. Há várias críticas em relação ao governo e seu sistema de castas, e essas partes eram tão boas que até achei que poderia ter explorado muito mais disso, pois base para isso tinha de sobra.

Contudo, amei a A Elite! E A Seleção já entrou para uma das minhas trilogias preferidas. Os personagens são ótimos – com exceções –, o ambiente distópico esta perfeito, e o melhor,  a escrita da Kiera é tão gostosa que devoramos os livros sem nem perceber.
A diagramação está linda, tenho amado as capas dos livros. Embora ache a de A Seleção mais bonita por conta da cor,  a de A Elite também está maravilhosa.

5 comentários

  1. Oi, meninas, tudo bem?

    Eu comecei a série há uns dois anos, fui até A Elite e acabei não terminando A Escolha. Achei que a história começou a se repetir muitas vezes, sem chegar a lugar algum. Sem contar que a America me irritou muitas vezes, por ser aquela típica personagem feminina "diferente", mas que se torna apenas mais uma no hall das personagens femininas estereotipadas (a garota forte que fica confusa com o amor). Lembro que gostei desse segundo livro, embora não lembre muito dele.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Catrine, tudo bem?
    Realmente por mais que eu tenha adorado a sua resenha e as fotos, não consigo ler essa série, já tentei algumas vezes e as tentativas não tiveram nenhum sucesso. Acho a história meio chatinha, pularei a dica da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. já eu não consegui gostar da premissa nem da escrita de Kiera. =T
    tentei ler o primeiro mas achei a história sem atrativos pra mim...acredito que o ambiente distópico ficou em segundo plano pro romance da protagonista com um dos carinhas xD
    enfim... mesmo muita gente elogiando, não foi boa leitura pra mim...

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    eu adoro a escrita da Kiera, essa mulher arrasa! terminei A herdeira hoje, e já vou emendar em A coroa.
    Da trilogia inicial, esse é o que eu menos gosto, porque a America ta muito chata! Mas o Maxon é mesmo um amor.
    Sobre sua crítica, esse foi o ponto que mais me irritou também, a falta de abordagem das questões sociais e dos rebeldes. Então vou te falar uma coisa: é romance! Não distopia. Sempre repito isso, para ninguem começar a ler esperando distopia e se decepcionar, porque eu esperava distopia também, kkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro a narrativa de Kiera e apesar da relutância para começar a série eu curti bastante a leitura. Já li todos os livros e agora estou com aquela tristeza que bate quando você finaliza uma série.
    Dentre os 5 livros e os contos extras, acho que esse foi um dos que mais me angustiaram...não curti muito o jeito da America nesse livro, mas o príncipe Maxon, a cada volume se mostrava mais e mais fofo <3

    Abraços

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design